TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica Em Organizações Públicas

Por:   •  3/9/2023  •  Artigo  •  5.027 Palavras (21 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 21

A GESTÃO ESTRATÉGICA EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS.

Flávia Guedes de Souza

RESUMO

 A busca da população por melhores serviços tem aumentado cada vez mais, tornando as pessoas mais exigentes em relação a sua qualidade, por isso surge a necessidade de um modelo de gestão que propicie alcançar tais objetivos com maior eficiência, acompanhando as mudanças tecnológicas, alterações de Leis e até a remodelagem na estrutura da organização. Sendo assim, este estudo busca investigar se algumas práticas já encontradas na administração de empresas privadas podem ser incorporadas no setor público, para melhorar os serviços prestados aos cidadãos, bem como, sua eficiência e eficácia, levando em conta que as organizações públicas possuem características próprias que diferem das organizações do setor privado. Consoante a isso, esta pesquisa, visa entender ainda os principais desafios encontrados para implantação da Gestão Estratégica no setor público. Os principais resultados apontaram que apesar da dificuldade para implantação, devido principalmente a parte burocrática existente no setor público, é possível que algumas ferramentas e técnicas de Gestão Estratégica utilizadas no setor privado sejam aplicadas no setor público.

Palavras chave: Gestão estratégica, Gestão Pública; Organização; Eficiência.

ABSTRACT

The population's search for better services has increased more and more, making people more demanding in relation to their quality, which is why there is a need for a management model that allows achieving these objectives with greater efficiency, accompanying technological changes, changes in Laws and even the remodeling of the structure of the organization. Therefore, this study seeks to investigate whether some practices already found in the administration of private companies can be incorporated into the public sector, to improve the services provided to citizens, as well as their efficiency and effectiveness, taking into account that public organizations have their own characteristics. That differ from private sector organizations. Accordingly, this research also aims to understand the main challenges encountered for the implementation of Strategic Management in the public sector. The main results showed that despite the difficulty of implementation, mainly due to the existing bureaucratic part in the public sector, it is possible that some tools and techniques of Strategic Management used in the private sector are applied in the public sector.

Keywords: Strategic Management, Public Management; Organization; Efficiency.

  1. INTRODUÇÃO

O quadro mundial que a sociedade tem vivido, traz ao seu lado mudanças que transformam tanto a realidade da classe empresarial, quanto os processos de comunicação das organizações. (FERREIRA, 2005). Ferreira acredita ainda que:

A sociedade é a principal responsável pela sua própria organização e pela provisão de suas necessidades. Assim, há um crescente deslocamento de tarefas públicas para a esfera privada, o que vem exigindo das empresas públicas um maior diálogo e comunicação com a sociedade.

Nos últimos anos tem se verificado profundas transformações burocráticas dentro do setor público. Medidas para melhorar a eficiência de organizações públicas vêm sendo implementadas constantemente, tais como: privatização, introdução de medidas de desempenho, administração gerencial baseada no setor privado, ênfase na qualidade e em serviços públicos orientados para o cidadão, aparentam ter-se tornado a ordem do dia em muitos países ao redor do mundo (DUNLEAVY, 1994).

 Hoje o que se pode ver é uma administração pública focada no atendimento às reais necessidades do cidadão e nos resultados esperados da instituição. Há ainda a busca pela efetividade, através do controle e gerenciamento de dados, fazendo com que a gestão pública traga para si características encontradas principalmente no setor privado.

Neste sentido, o principal objetivo deste estudo é entender quais são os desafios encontrados para implantar a gestão estratégica no setor público, trazendo definições, conceitos e comparações de como este tipo de gestão acontece no setor público e no setor privado.

Através da Gestão Estratégica é possível levantar informações importantes sobre recursos disponíveis, oportunidades e ameaças acerca da organização e assim pensar em ações estratégicas para alcançar seus objetivos.

  1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS

2.1 CONCEITOS DE GESTÃO PÚBLICA

                 A teoria administrativista costuma conceituar a Administração Pública a partir de seus preceitos formal, material e operacional, amparando-se nas ideias do aparelhamento estatal, da atividade pública e da necessidade de seu desempenho ininterrupto. Baseando-se nesses critérios Meirelles (2003, p.66), assim a conceitua:

Em sentido formal, é o conjunto de órgãos instituídos para consecução dos objetivos do Governo; em sentido material, é o conjunto das funções necessárias aos serviços públicos em geral; em acepção operacional, é o desempenho perene e sistemático, legal e técnico, dos serviços próprios do Estado ou por ele assumidos em benefício da coletividade. Numa visão global, a Administração é, pois, todo o aparelhamento do Estado preordenado à realização de serviços, visando à satisfação das necessidades coletivas. A Administração não pratica atos de governo; pratica, tão-somente, atos de execução, com maior ou menor autonomia funcional, segundo a competência do órgão e de seus agentes. São os chamados atos administrativos, que, por sua variedade e importância, merecem estudo em capítulo especial.

“Em sentido lato, administrar é gerir interesse segundo a lei, a moral e a finalidade dos bens entregues à guarda e conservação alheias.” (MEIRELLES 2001, apud MELLO, 2003 p.12). Administração Pública, deste modo, é a gestão de bens e interesses caracterizados da comunidade no campo federal, estadual ou municipal, segundo os princípios do Direito e da Moral, ter em vista o bem comum, sendo obrigação de o administrador providenciar a publicidade dos atos referentes a essa gestão, sob pena de incidir em improbidade administrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com