TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica das Organizações

Por:   •  28/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Mestrado em Gestão Estratégia das Organizações

Disciplina: Gestão Estratégica de Organizações

Aluno: Edson Flores de Campos

Tema: Como Realizar a Gestão Estratégica de Uma Organização

Nos últimos anos, as mudanças ocorridas no mercado têm sido em uma velocidade altíssima. A tecnologia, as necessidades, as prioridades, os mercados estão mudando diariamente. O maior desafio para um gestor é manter sua organização neste mercado.

Alguns conceitos em administração defendidos por autores e pesquisadores nas décadas de 1960, 1970, 1980 foram revistos e até reinventados, além de surgirem novas definições, novos métodos e novas estruturas para que as organizações conseguissem manterem-se vivas e atuantes em um mercado altamente mutante. Neste momento deve-se ter não só um pensamento “fora da caixa”, mas um pensamento diferente “dentro da caixa”, quebrando paradigmas defendidos a anos.

O preço não é mais o principal diferencial para definir a estratégia de mercado. O PDCA deve ser rodado constantemente, ainda sendo a ferramenta básica, mas não a única, para a análise de resultados e definição de estratégias. Uma análise critica da matriz SWOT séria e profunda, e uma definição de metas complementam o processo. Uma análise de mercado bem feita, percebendo os mínimos detalhes dos negócios e envolvendo os stakeholders é essencial para desenhar as estratégias que a organização deve seguir.

Mesmo sabendo disso muitas organizações estão longe de ter uma gestão estratégica básica. Estas empresas estão operando no mercado com o botão “automático” ligado e deixando que o vento as leve para onde soprar. São organizações que, sem planejamento, não cresceram no mercado e sim “incharam” com a falsa impressão de solides.

O papel da liderança é fundamental para que o processo tome corpo e se amplie. A cultura organizacional deve ser clara e estar disseminada dentro da organização, desta forma é mais fácil definir e colocar em prática uma gestão estratégica.

A empresa tem que fazer um desenho da situação atual: quais os produtos que possuí, qual as análises de indicadores que utiliza e se são suficientes para uma boa tomada de decisão, onde estão os pontos que necessitam de melhorias para que seus produtos/serviços possam enfrentar o mercado, como seus produtos/serviços são vistos pelo mercado. Caso notar falhar ou pontos a melhorar, deve buscar novas ferramentas de gestão que podem ser utilizadas para treinar a equipe, investir em inovação, analisar a concorrência e mercado. Assim pode focar no cliente e entender o que ele espera do negócio.

A partir dai, é necessário colocar as ações traçadas em prática, considerando, sempre, a otimização, seguindo o planejamento inicial e as metas, sem esquecer que a gestão estratégica é um aprendizado contínuo. Mais do que um conjunto de práticas que devem ser adotadas de uma só vez, as ações precisam serem integradas como parte da operação da organização. O trabalho deve ser contínuo, acompanhando, analisando sempre os resultados.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com