TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica de Projetos

Por:   •  7/12/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS – 2020/2[pic 1]

1º Exercício

DISCENTE:

Joyce Soares de Godoi

R.A

5830211

DISCENTE:

R.A

DISCENTE:

R.A

DISCENTE:

R.A

DISCENTE:

R.A

1º Exercício para composição da N1

A empresa XYZ, que atua no ramo de consultoria em desenvolvimento de projetos, está presente no mercado a cinco anos. Durante este período sempre recebe reclamações de seus clientes sobre o prazo de entrega que dificilmente são cumpridos. Existe uma grande possibilidade de o problema está relacionado aos processos internos da empresa em relação a gestão dos projetos.

Diante do ocorrido, como o gerente de projetos pode atuar para reverter e minimizar os atrasos na entrega dos projetos desenvolvidos por esta empresa?

Resposta:

O Gerente de projetos resolveu conversar com a equipe sobre as lições aprendidas durante esses 5 anos para elencar todos os possíveis motivos que geram esses atrasos, tendo em vista que identificar esses motivos iria servir para reduzir as variáveis de atraso nos próximos projetos , ele convocou a equipe para uma reunião para que assim, ele pudesse ouvir o ponto de vista de cada um e juntos pudessem chegar a uma conclusão sobre qual processo interno poderia estar ocasionando essas reclamações recorrentes em relação ao atraso do prazo da entrega dos projetos.
Ao fim dessa reunião o ponto que mais se destacou foi referente a elaboração do cronograma, tendo em vista que as pessoas tendem a se atrasar e na fase de elaboração deve ser pensado as possíveis causas que podem atrasar o projeto.
O cronograma da empresa XYZ era feito na fase inicial de planejamento do projeto e ao decorrer da execução ele não vinha sendo atualizado, nem tão pouco revisado e nesse tempo ocorriam diversos imprevistos como: escopo novo, restrições e premissas. Mesmo com essas diversas e possíveis mudanças o cronograma era entregue para a equipe de execução sem nenhuma alteração, levando assim ao atraso.
Ao elaborar um cronograma estamos falando da ‘’probabilidade’’ de que a tarefa ocorra conforme o determinado, mas para que essa probabilidade possa de fato acontecer, situações como: imprevistos, restrições, riscos, dentre outros pontos devem ser muito bem analisados. Pois são justamente essas analises que quando não são feitas de forma correta, acarretarão em um cronograma que irá atrasar.
Com isso o gestor resolveu tomar duas atitudes a primeira delas é que à partir de agora seriam feitas uma reunião inicial de avaliação de riscos junto aos demais setores envolvidos no projeto, para que à partir dessa reunião fosse possível estimar com mais precisão não só o tempo que seria disposto para esses imprevistos e riscos como também os esforços e recursos necessários para cada etapa do projeto, prevendo o tempo que será dispensado em cada atividade até a entrega final. Pois um bom gerenciamento de tempo e prioridades causariam um impacto positivo nos resultados.
E por fim, sua outra atitude foi disponibilizar uma equipe de apoio para se juntar ao responsável pela elaboração do cronograma, essa equipe seria composta por pessoas mais experientes que iriam implementar o cronograma e realizar as atualizações sempre que necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (218.8 Kb)   docx (259.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com