TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica e Análise Competitiva

Por:   •  21/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO[pic 1]

CURSO: Engenharia de Produção

DISCIPLINA: Gestão Estratégica e Análise Competitiva

Atividade 7

Docente: Prof º Christian Carvalho Ganzert

Marcos Vinicius Giangrecco Cieckocki - Código:  823.672

Felipe Marconato - Código: 766.638

Fabrício Valdevite - Código: 830.215

Ribeirão Preto – SP

2022

Nos dias atuais, as informações viajam muito rápido, mudanças são feitas sempre a fim de obter melhorias nas empresas, para que elas possam se adaptar a fatores internos e externos, tais como políticas sociais e econômicas ou novos objetivos organizacionais, a fim de se igualar ou superar o mercado. Assim são analisados fatores com que permitam que a mudança seja realizada, tais como o contexto da mudança, onde é realizada a viabilização da implantação da mudança; o conteúdo da mudança, onde é visto quais serão as mudanças a serem aplicadas; e qual será o processo a ser utilizado para aplicar gradativamente a mudança.

Para que uma mudança seja efetivada dentro de uma empresa, dependendo de seu nível e a dificuldade, é necessário um gerenciamento de todo processo, o que demanda trabalho de seus funcionários, ou seja, torna-se necessário definir uma equipe para o desenvolvimento da mesma, que por sua vez tendem a projetar uma visão futura daquilo que esperam da organização. É fato que conhecer o que está acontecendo no presente dentro da empresa e projetar um futuro melhor é o que impulsiona as pessoas durante o processo de mudança, depois de conhecer e se adentrar a situação em que se encontra a organização e reconhecida a necessidade de mudança, é preciso pontuar com clareza onde irá ocorrer a mudança. Vale ressaltar que, para obter resultados satisfatórios durante o desenvolvimento do processo de mudança e alcançar os objetivos definidos, planejar as ações para a diminuição de riscos e das incertezas chegamos à maximização para o atingimento do sucesso. As mudanças podem ser classificadas em:

  • Especifica: quando a mudança está restrita a um processo definido;
  • Funcional: quando engloba uma área, departamento ou seção da empresa;
  • Geral: quando se aplica aos objetivos gerais da mudança.

Seja qual for a mudança ela precisa ser compatível com os valores, princípios e sua missão, tendo vantagem competitiva real.

A diferença de projeto para processo é que o projeto é algo que tem um começo, meio e fim, já o processo tem variação, é uma série de atividades que

se repete todas as vezes que é feita, é algo contínuo. Para que o projeto de mudança seja viabilizado, é necessário conhecer o que se deseja mudar, como vai ser realizada a mudança, e onde se deseja chegar com ela. Dessa forma, são estabelecidos processos dentro do projeto, para que a equipe cumpra com suas obrigações e atinjam suas metas que darão direção na mudança. Para melhorar o desempenho das atividades na gestão de projetos e processos, é importante utilizar indicadores, como por exemplo, os KPIs são fortes aliados do sucesso de uma empresa, e quando bem utilizados, são úteis para aumentar o aprendizado, enriquecer as análises e o autoconhecimento, além de influenciar na geração de ideias. Seu segredo é juntar as informações relevantes e organizá-las de acordo com os processos rotineiros da empresa, para que seja possível monitorá-las, mas, apesar de tudo, os KPIs precisam ser bem selecionados e acompanhados para não obter o resultado contrário, pois quando são mal utilizados, podem se tornar uma forma de pressionar os colaboradores. Dessa forma, utilizando esses indicadores, será mais fácil visualizar os pontos fortes e fracos dos processos.

Um projeto deve determinar qual o objetivo, quais serão os métodos a serem utilizados, e ainda quais as estratégias a serem tomadas durante o processo. Portanto, um plano de ações baseado em um mapa estratégico pode reduzir riscos e incertezas relacionadas ao processo que evidentemente podem surgir, e assim, a organização pode optar por tomar outros caminhos, já que o mapa estratégico foi criado pelos professores Robert Kaplan e David Norton, os mesmos criadores da metodologia Balanced Scorecard que é uma das práticas de gestão mais importantes da história, que ajuda empresas a gerenciar seu desempenho e crescer de forma equilibrada. O mapa é uma representação gráfica da estratégia que evidencia os desafios que a organização terá que superar para concretizar sua missão e visão de futuro, por meio de objetivos estratégicos distribuídos nas perspectivas do negócio, interligados por relações de causa e efeito, sendo assim, essa é a melhor representação de rotas para o sucesso empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (68.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com