TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão das Organizações

Por:   •  17/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  19 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Aluno: Elton Izidro de Jesus                           RA: 2023210412

Disciplina: Gestão das Organizações

A Gestão Contemporânea esta presente nas grandes redes de franquias. A estratégia de se manter atualizada mantém o conceito de inovação e atendimento rápido para seus clientes. Analisando o contexto da rede Outback, faça uma pesquisa sobre as principais ferramentas de gestão que podemos utilizar para que a organização possa fazer diagnóstico e avaliação, além de ferramentas de correção e como estas ferramentas são identificadas nas ações apresentadas pela rede Outback. Lembre-se de você compor esse material no formato de relatório, incluindo as normas técnicas da ABNT. Ao final, disponibilize sua pesquisa no fórum da seção “Compartilhe” .

Resumo

Este relatório tem o propósito de analisar a utilização das principais técnicas de gestão na rede Outback Steakhouse, uma das maiores redes de restaurantes situadas no Brasil e no mundo. Esta análise faz uso das ferramentas de diagnóstico e avaliação, bem como nas ferramentas de correção.

Introdução

A rede Outback Steakhouse é uma das maiores e mais bem-sucedidas redes de restaurantes no Brasil e no mundo. Seu enfoque na qualidade de produto e serviço oferecido, sempre com inovação e compromisso com a qualidade e foco no cliente tem contribuído bastante para seu contínuo sucesso.

Principais Ferramentas e Técnicas de Gestão Contemporânea

Diagnóstico

Matriz SWOT

Esta ferramenta é frequentemente utilizada para que possa identificar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças presentes em determinado cenário. Esta metodologia é muito eficiente, pois demonstra as informações que subsidiam as tomadas de decisão na preparação de estratégias de gestão planejamento estratégico.

SWOT representa o acrônimo de quatro palavras inglesas: Stregths (Forças), Weakenesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). No Brasil, o termo também é conhecido como matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

A rede Outback poderia aplicar essa ferramenta de forma constante para avaliar seu desempenho interno e externo. As forças, como a qualidade de sua culinária e serviço de alta qualidade, são identificadas e ampliadas. As fraquezas, sejam elas em termos de operações ou atendimento ao cliente, são cuidadosamente examinadas para melhoria contínua. As oportunidades, como a expansão para novos mercados, são identificadas e exploradas, enquanto as ameaças, como mudanças nas preferências dos consumidores, são enfrentadas com estratégias adequadas.

Matriz BCG

A Matriz BCG (Boston Consulting Group) é também denominada de Matriz Crescimento-Participação de mercado. Ela foi desenvolvida na década de 1960, por Alan Zakon e Willian Wommack, ambos atuantes nas áreas de consultoria e gestão empresarial.

A Matriz é utilizada para gerenciar a carteira de produtos e serviços, além de servir para desenvolver as políticas de investimento e fluxos de caixa em empresas que comercializam diversos produtos. A ferramenta permite avaliar a relação entre a participação do produto no mercado e sua taxa de crescimento dentro do mesmo, estabelecendo um ranking dos produtos em quatro categorias: estrela, vaca leiteira, ponto de interrogação e abacaxi. Esse método é baseado no desempenho dos itens para mostrar quais devem ser priorizados no catalogo de produtos da empresa.

No Outback, a matriz BCG são essenciais para avaliar o desempenho das unidades, medir o desempenho financeiro. O monitoramento constante desses indicadores permite que a rede tome medidas proativas para os custos e impulsionar o crescimento da empresa.

Benchmarking

Benchmarking é um processo de comparação de práticas empresariais e tornou-se uma ferramenta estratégicapara a gestão das empresas. Normalmente, este processo é praticado através de pesquisas comparativas de atividades entre empresas do mesmo setor ou setores diferentes (SPENDOLINI, 1994).

O objetivo do benchmarking é melhorar as funções e processos das empresas, elevando seus padrões paravencer a concorrência, sabendo que através dele podemos analisar as estratégias das demais empresas e melhorar os processos observados, trazendo mais competitividade para a empresa.

O aprendizado gerado com o benchmarking depende do empenho da organização e sua disponibilidade de tempo para manter o foco na atividade. Podemos aplicar esta ferramenta em qualquer processo organizacional que seja relevante para sua atividade fim.

É possível que o OutBack esteja utilizando esse mecanismo para avaliar onde as melhores prática implementadas estejam dando resultados e aplicá-las às novas instalações.

Ferramentas de Correção

Brainstorming

Esta ferramenta é conhecida como “tempestade de ideias”,  pois é o resultadoque se deseja com sua  sua aplicação. A intenção é que o brainstorming permita a geração de novas ideias sobre um determinado assunto. O foco é o surgimento de ideias que proporcionem as soluções mais adequadas e que as decisões tomadas demonstrem o melhor caminho a ser seguido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com