TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão das áreas funcionais

Por:   •  9/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 6

3. Gestão das áreas funcionais

3.1 Gestão Financeira

3.1.1 Introdução

A Gestão financeira de uma organização deve concentrar seus esforços em manter as atividades de caixa em condições favoráveis, analisar as possibilidades de investimentos, concessões de crédito ao cliente, planejamento e captação de fundos para as operações entre outros. Para chegar aos resultados esperados, todas as áreas envolvidas se organizam juntas para elaboração de melhorias e tomada de decisão. Este trabalho tem o intuito de propor melhorias nos ciclos financeiros da companhia SUNTECH e consequentemente aplicações financeiras com recursos captados de uma formação de ciclo de caixa negativo. O trabalho será dividido em encurtar o ciclo de caixa da empresa de forma a deixá-lo negativo, captar recursos com esta ação e aplicar.

3.1.2 Objetivo

O objetivo deste trabalho é formatar uma política de recebimentos e pagamentos de forma a construir um ciclo financeiro negativo para a empresa, ou seja, alongar os períodos de pagamento aos fornecedores, sobrepondo-o ao limite do ciclo operacional, criando um intervalo de tempo em que se possa utilizar o capital a pagar os credores em aplicações financeiras antes de efetivar o pagamento. Não é desejado aqui demonstrar todo o total das aplicações possíveis, mas apenas o valor de débito com pagamentos dos custos do mês em vigência, incluindo mão- de- obra. A medida teria início a título de experiência no último quadrimestre deste ano e seria implementada definitivamente a partir do próximo.  

3.1.3 Justificativa

A SUNTECH S.A. obteve ao longo dos oito primeiros meses uma gestão financeira eficaz que trouxe estabilidade e bons resultados de caixa para a companhia. Com o início do plano para adaptação no próximo quadrimestre, haverá tempo suficiente para as áreas envolvidas se organizarem e absorverem todas as mudanças necessárias, incluindo negociação com fornecedores. Isso deverá evitar com que regularmente haja a necessidade de financiamentos de crédito para as operações imediatas da empresa e possivelmente fazer uso destes recursos acumulados em aplicações financeiras de curto prazo, criando uma nova fonte de receita e maximizando os lucros.

3.1.4 Revisão Literária

3.1.4.1 Finanças

A definição de finanças mais plausível é que ela é conhecida como a arte e ciência da gestão do dinheiro e que a maioria das empresas ou pessoas dependem de um eficiente planejamento nesta área. (GITMAN, 2004).

Conforme Machado (2002) é o estudo da movimentação de dinheiro entre agentes da economia que são as pessoas, o governo e as empresas, ou seja, as pessoas compram produtos e serviços das empresas e estas duas juntas pagam impostos ao governo. Por outro lado o governo contrata e paga pessoas e empresas pelos seus serviços prestados.

Existem outras informações que relacionam como agentes da economia administram suas finanças, compartilhando os recursos financeiros entre si. Colocando no centro desta movimentação a empresa e todas as suas relações com: Investidores, governo, clientes, fornecedores, bancos, financiadoras de crédito, comunidade local, empregados e administradores, quer dizer, o ambiente das finanças numa visão mais holística contempla um número maior de agentes em uma economia, explorando e analisando mais interessados em práticas nessa área. (HOJI, 2012).


3.1.4.2 Ciclo Financeiro ou de Caixa

O ciclo financeiro ou de caixa é o tempo em que o capital de uma companhia encontra-se atrelado entre o pagamento de matéria- prima e insumos e o recebimento pela venda do depois de manufaturado. (FERREIRA, 2005).

Na mesma linha de raciocínio afirma que é o tempo entre o pagamento pelos insumos para fabricar um produto e o recebimento pela sua venda depois de acabado. (MACHADO, 2002). São geradas algumas discussões a respeito do tema, já que outros autores se expressam de outras formas.

Segundo Gitman (2004), o ciclo operacional reduzido do período médio para pagamentos é o ciclo de conversão de caixa, que visa demonstrar por quanto tempo estão sendo usados recursos da empresa. Percebe-se que o autor usa a definição de ciclo de conversão de caixa e demonstra sua formação reduzindo o prazo médio de pagamentos do ciclo operacional.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]

A figura 1 demonstra um esquema tradicional de ciclo operacional, deixando em evidência para melhor entendimento o ciclo de caixa.

Outra forma de mostrar uma definição de ciclo financeiro é que tem início na primeira saída de caixa e finaliza em uma entrada posterior refente a ela. (HOJI, 2012).

Conforme Weston e Brigham (2000), é o tempo desde o pagamento da mão- de- obra e matéria- prima até receber pelas vendas do produto manufaturado e é intenção da empresa reduzir ao máximo este ciclo sem afetar as operações para aumentar os lucros e evitar empréstimos bancários.

3.1.4.3 Ciclo Financeiro ou de Caixa Negativo

O ciclo financeiro ou de caixa negativo é quando o prazo médio de pagamentos excede o ciclo operacional. (FERREIRA, 2005). Esta mostra- se uma forma ideal de administrar o fluxo de caixa.

Conforme Machado (2002), tamanha importância deste ciclo que quando uma empresa apresenta um ciclo financeiro positivo, ela demonstra a necessidade de financiamentos de crédito para pagar as operações imediatas. Aqui se faz clara a citação caso a empresa não tenha assegurado em caixa o necessário para pagar as obrigações antes das entradas previstas.

[pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24]

Figura 2: Demonstração do Ciclo Financeiro ou de Caixa Negativo

Fonte: Elaboração dos autores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (161.4 Kb)   docx (49.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com