TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Capital de Giro nas Micro e Pequenas empresas Varejistas de materiais de construção da cidade de Sousa-PB

Por:   •  11/11/2017  •  Monografia  •  18.370 Palavras (74 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 74

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GILDÁSIO DE OLIVEIRA ABRANTES

GESTÃO DE CAPITAL DE GIRO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS VAREJISTAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DA CIDADE DE SOUSA-PB

[pic 1]

SOUSA - PB

2015

GILDÁSIO DE OLIVEIRA ABRANTES

GESTÃO DE CAPITAL DE GIRO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS VAREJISTAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DA CIDADE DE SOUSA-PB

Trabalho de conclusão de curso apresentado a Coordenação de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientador: Prof. Me. Flávio Lemenhe

SOUSA - PB

2015


DECLARAÇÃO DE AUTENTICIDADE

Por este termo, eu, abaixo assinado, assumo a responsabilidade de autoria do conteúdo do referido Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado: Gestão de capital de giro nas micro e pequenas empresas varejistas de materiais de construção da cidade de Sousa-PB, estando ciente das sanções legais previstas referentes ao plágio. Portanto, ficam, a instituição, o orientador e os demais membros da banca examinadora isentos de qualquer ação negligente da minha parte, pela veracidade e originalidade desta obra.

Sousa-PB, 16 de novembro de 2015.

Gildásio de Oliveira Abrantes

Autor


GILDÁSIO DE OLIVEIRA ABRANTES

GESTÃO DE CAPITAL DE GIRO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS VAREJISTAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DA CIDADE DE SOUSA-PB

Esta monografia foi julgada adequada para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, e aprovada na forma final pela Banca Examinadora designada pela Coordenação do Curso do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande-PB.

Aprovada em: 25 de Novembro de 2015.

BANCA EXAMINADORA

__________________________________________________

Profº. Me. Flávio Lemenhe

Professor Orientador

__________________________________________________

Profº Me. Harlan Herculano

Membro examinador

__________________________________________________

Profº. Dr.Thiago Alexandre

Membro examinador

SOUSA - PB

2015


Dedico este trabalho primeiramente a Deus, por ser essencial em minha vida, meu guia, socorro presente na hora da angústia, ao meu pai Antônio Augusto, à minha mãe Lúcia, à Mayanne e a toda minha família pelo apoio e por sempre terem acreditado em mim e em meu potencial.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, autor do meu destino, pela vida e pela ajuda frente aos desafios que enfrentei. Sua palavra me foi sustento e me deu coragem para questionar realidades e sempre buscar novas possibilidades.

Aos professores, pelos ensinamentos, convívio, apoio, compreensão e amizade durante esses anos. Sempre lembrarei os momentos que estive com cada um de vocês.

Ao professor Me. Flávio Lemenhe, pessoa admirável, que sempre me ajudou muito quando eu era seu aluno em estatística, quando me tornei monitor, e agora como meu orientador. Muito Obrigado

Aos meus pais, Antônio Augusto e Lúcia, pelo amor e carinho, pelo apoio nas minhas escolhas e por sempre terem me dado segurança e certeza de que não estou sozinho nessa caminhada.

À Mayanne, pessoa com quem amo partilhar a vida. Obrigado pelo carinho, pelo amor e por me trazer paz na correria do trabalho e da universidade.

Aos meus avós, tios e primos, pelo apoio que me deram durante toda minha vida, pelos momentos em que me tiveram como filho ou como irmão. Obrigado por tornarem essa família um orgulho para mim.

Aos meus colegas e amigos da universidade, em especial Denilson e Rosemildo, com os quais tive o prazer de compartilhar esses anos de vida acadêmica. Obrigado pelas risadas, pelas brincadeiras, pelos trabalhos em grupo, enfim, obrigado pela amizade.

 


 “O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis”.

(José de Alencar)


RESUMO

Um dos motivos que levam as micro e pequenas empresas brasileiras a encerrarem suas atividades é a ineficiência de gestão do capital de giro. Esse trabalho busca conhecer as práticas de gestão de capital de giro das micro e pequenas empresas varejistas de materiais de construção da cidade de Sousa, no sertão da Paraíba. Desta forma, podemos conhecer como ocorrem as decisões relacionadas à gestão do circulante destas empresas. Quanto à metodologia utilizada, este estudo é descritivo, bibliográfico e de levantamento, apresentando resultados quantitativos e qualitativos. Em um primeiro momento apresenta embasamento teórico sobre as características das micro e pequenas empresas brasileiras do setor de materiais de construção, seu mercado de atuação e os aspectos relacionados à gestão de capital de giro. Em um segundo momento faz-se a análise dos dados das empresas pesquisadas, coletados em campo através de questionário. Assim, procurando atender aos objetivos da pesquisa, pôde-se conhecer o perfil dos respondentes, as características das empresas e as principais práticas de gestão de capital de giro adotadas por elas. Como visão geral em relação às práticas de gestão do capital de giro dessas empresas, conclui-se que elas não dão atenção suficiente à sua gestão, adotam práticas pouco eficientes ou rudimentares para administrá-lo, e em sua maioria, não detém o controle de seus principais ativos e passivos circulantes. Espera-se com este estudo fornecer informações capazes de melhorar não somente a gestão de capital de giro destas empresas, mas em todas as empresas comerciais sousenses, uma vez que essa prática é indispensável em qualquer tipo de empresa, não importando o setor em que ela atua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (122.8 Kb)   pdf (749.6 Kb)   docx (129.2 Kb)  
Continuar por mais 73 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com