TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Conflitos nas Organizações

Por:   •  23/11/2018  •  Monografia  •  12.343 Palavras (50 Páginas)  •  3.588 Visualizações

Página 1 de 50

  INTRODUÇÃO

O trabalho científico, cujo tema é gestão de conflito nas organizações com o caso prático no Colégio Herinália Janete, Lda é desenvolvido com intuito de identificar porque e como que surgem os conflitos sem esquecer as suas formas de resolução, toda e qualquer organização composta por pessoas estão sujeitas a ter conflitos.

Um ambiente conflituoso de trabalho pode ser seriamente desmotivador para a maioria das pessoas nele envolvidas e para as que se encontram ao seu redor. Esse ambiente também dificulta o desempenho de alto rendimento, que tende a exigir um esforço maior de equipas comprometida com a missão, a visão e os valores da organização. A satisfação profissional afecta um grande número de comportamentos na organização e contribui para os níveis de bem-estar dos trabalhadores e no caso de colaboradores organizacionais pode bem influenciar o seu desempenho e produtividade (George & Jones, 2004, citados por Pereira, 2010).

A temática da satisfação e insatisfação no trabalho é uma preocupação actual dos investigadores da área e gestores, devido à importância do tema, tendo em conta que a satisfação profissional afecta os comportamentos da organização, contribuindo par aumento do bem-estar dos colaboradores nela inseridos (Pereira, 2010).

A escolha do tema gestão de conflito nas organizações surgiu da observação, por parte do investigador, da dificuldade que as empresas têm em gerir os conflitos e da importância que se tem vindo a dar à satisfação no trabalho, dessa forma justifica-se o tema escolhido, também pela relevância do assunto na área da gestão de pessoas. É neste contexto de mudança contínua que as pessoas e o seu desempenho nas organizações se tornam vitais para as mesmas terem sustentabilidade e serem competitivas. O ser humano deixa de ser encarado apenas como prestador de esforço físico e passa a assumir uma importância como ser que pensa, com capacidades para inovar e avançar com novas soluções.

Vale lembrar, também, que o sector de actuação, o tamanho da organização, tipo de gestão, objectivos organizacionais, missão, valores, estrutura organizacional, estratégias implementadas, entre outros factores, pode influenciar um conflito.

IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

A gestão de conflitos tende a crescer de importância dentro das organizações contemporâneas, tendo em vista a importância, cada vez maior, dada às pessoas que nelas trabalham; já que um dos axiomas gerenciais actuais consiste no facto de os indivíduos constituírem o factor diferencial entre as empresas, os conflitos que os envolvem passam a ser um problema, uma vez que podem reduzir a produtividade, consequentemente, afectando a lucratividade e rentabilidade da instituição.

Nesse sentido, as empresas que não souberem gerenciar os conflitos entre seu pessoal poderão estar sujeitas a diversos contratempos, como:

  • Ter reduzido sua participação no mercado;
  • Não desenvolver novos produtos;
  • Ter arranhado sua imagem perante o público-alvo;
  • Prejudicar o clima organizacional.

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

  • Pergunta de Partida        

Qual é a Importância da Gestão de conflito nas organizações?

FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES

Hipótese é um enunciado conjuntural das relações entre duas ou mais variáveis, hipóteses são sentenças declarativas e relacionam de alguma formas variáveis e invariáveis. São enunciados de relações e, como problemas, devem implicar e testagem das relações enunciadas.

Em função da formulação do problema, formulamos as seguintes hipóteses:

  • H1: O gestor é um elemento importante para gerir conflitos nas organizações.
  • H2: O gestor é alguém pertencente à organização e a quem compete a execução das tarefas confiadas à gestão.

OBJETIVOS DA PESQUISA

Toda pesquisa deve ter um objectivo determinado para saber o que vai procurar e o que pretende alcançar. O objectivo limitado é claramente definido, sejam estudos formulário descritivos ou de verificação de hipóteses.

A pesquisa visa os seguintes objectivos: Um Geral e três Específicos.

OBJETIVO GERAL

Caracterizar a gestão de conflitos nas organizações empresariais, de modo a contribuir com soluções e possuir instrumentos adequados para lhe fazer frente de maneira positiva no sentido de minimizar os conflitos das empresas com os clientes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar novas propostas que contribuam para o melhoramento da gestão de conflito no Colégio Hernália Janete;
  • Verificar o estilo de liderança no colégio Hernália Janete relacionado com a administração de conflitos;
  • Propor alternativas de melhoria na administração de conflitos para a gestão do colégio Hernália Janete.

JUSTIFICATIVA

         O presente trabalho trata da importância da Gestão de conflitos é resistência à mudança visando solucionar problemas interpessoais a fim de melhorar o convívio entre os membros. Contudo, implica no relacionamento entre as pessoas que hoje consiste em um grande desafio para o Gestor que busca solucionar os problemas, a fim pacificar-lhos através de estratégias mais adequada para cada situação.

        A razão da escolha do tema também, é de proporcionar conhecimentos as populações sobre a gestão de conflitos nas organizações, Saber a sua Importância, e as suas vantagens e desvantagens.

LIMITAÇÃO E DELIMITAÇÃO DO ESTUDO

LIMITAÇÃO

        Diante de uma diversidade de factos, encara-se a desvalorização do humanismo, o desinteresse das empresas em acções sociais, o fraco entendimento sobre responsabilidade social, o desrespeito dos direitos dos trabalhadores independentemente de seu sexo, em particular a mulher puérpera, que pelo seu estado tornam-se facilmente vulneráveis as mudanças bruscas e a esse desrespeito visível dentro das empresas, principal as de natureza estatal, tudo isso contribui para que inclinasse-me a abordar sobre este tema, sem descartar que no decorrer das buscas investigadas, a empresa em estudo o Colegio Hernalia janete,Lda apresenta um comportamento típico das instituições estatal e de carácter familiar, foi difícil contar com abertura dos funcionários para abordar sobre a real instituições e difícil ainda foi lhe dar de forma aberta, com departamento de recursos humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (81 Kb)   pdf (487.3 Kb)   docx (197.4 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com