TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Frotas

Por:   •  26/6/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO INTEGRADOR

1. Introdução

1.1. Objetivo

O presente trabalho proposto pela Prefeitura Municipal de Terra Roxa, dentro da plataforma FB Interativa, nos apresenta uma necessidade de um controle, visto a dificuldade que a empresa tem. Tendo como objetivo evitar a operação inadequada por motoristas não compatíveis de acordo com a sua categoria e a realização de manutenções preventivas. Sobretudo reduzir os custos e o consumo de cada automóvel.

De acordo com as dificuldades de gerenciamento de frotas encontradas nesta organização, serão realizadas pesquisas por meio de livros e sites, visamos buscar ideias e estruturas que se solucionem a demanda apresentada

No trabalho posteriormente em si serão elaboradas as planilhas e tabelas dinâmicas de gerenciamento de frotas, sendo alimentadas diariamente, de forma individual de acordo com cada operação específica. Podendo gerar relatórios e gráficos para melhor visualização.

O controle de frotas é um instrumento utilizado por instituições privadas ou públicas, com o intuito de cadastrar, organizar e gerenciar o consumo, as rotas e principalmente o custo final de cada viagem.

1.2. Justificativa

Justifica- se o trabalho, desenvolvido pela necessidade de obter o controle de gerenciamento de frotas da Prefeitura Municipal de Terra Roxa, para que com isso, a instituição possa obter de forma concreta e sucinta os resultados esperados. Como resultado obter-se-á a gestão eficiente da estrutura logística, transporte de passageiros e produtos, visando também indicar quando houver necessidade de manutenção do veículo, bem como o controle e gestão de motorista. Consequentemente será possível a redução de custos e uma maior eficiência e eficácia na logística da instituição.

2. Referencial Teórico

2.1. Revisão de Literatura

A gestão de frotas é um processo importante para empresas que possuem uma grande quantidade de veículos para gerenciar. Com o objetivo de otimizar o uso dos veículos, reduzir custos, aumentar a eficiência e a produtividade, a gestão de frotas tem se tornado uma prática cada vez mais comum em diversas empresas.

A manutenção dos veículos é um dos aspectos mais importantes da gestão de frotas. Segundo LW TECNOLOGIA (2022), a manutenção preventiva consiste na revisão feita regularmente nos veículos que fazem parte de uma frota. O objetivo é mantê-los rodando com segurança, sem problemas e evitando custos desnecessários às empresas.

A segurança dos motoristas e dos veículos também é um aspecto crítico da gestão de frotas. Segundo Ballou (2010, p.137), a administração de tráfego ou de transporte é o tráfego operacional da função de movimentação realizada pela atividade logística. Sua principal responsabilidade é garantir, todo dia, que as operações de transportes sejam executadas eficaz e eficientemente.

A seleção do transportador é o processo de escolha entre utilizar a própria frota da empresa ou terceirizar os serviços de transporte para outras empresas especializadas. Na gestão de controle de frotas, essa é uma decisão importante que deve ser tomada levando em consideração vários fatores, como custos, capacidade da frota, localização da empresa e dos clientes, necessidades de logística, entre outros. A escolha entre transportador próprio ou terceiros pode ter um impacto significativo na eficiência e no sucesso da gestão da frota.

A gestão de controle de frotas na seleção do transportador terceirizado envolve o acompanhamento dos serviços prestados pelos transportadores terceirizados, com o objetivo de garantir que as atividades estejam sendo realizadas de acordo com os padrões de qualidade definidos pela empresa e que os prazos e condições estabelecidos no contrato estejam sendo cumpridos.

Segundo Ballou (2010, p.139), a administração da função de transporte contratado de terceiros é diferente da movimentação realizada por frota própria. Para serviços contratados, a negociação de fretes, a documentação, a auditoria e a consolidação de fretes são assuntos relevantes.

A seleção do transportador próprio pode ser uma estratégia para otimizar a utilização da frota e garantir a disponibilidade do veículo quando for necessário. Segundo Ballou (2010, p.149), o transporte próprio interessa -se principalmente em programar o uso eficiente do equipamento (minimizar os custos da firma) e em garantir o nível de serviço desejado.

O cálculo de rota e o plano de viagem são importantes ferramentas na gestão de controle de frotas, pois permitem maximizar a eficiência operacional dos veículos, reduzindo custos e aumentando a produtividade. Segundo Ballou (2010, p.143), a montagem de rota ou plano de viagem é o problema encontrado para direcionar veículos através de uma rede de vias, rios ou corredores áereos. O movimento pode ser feito pela mínima distancia, mínimo tempo ou por uma combinação destes.

Outro aspecto importante da gestão de frotas é o controle dos custos. Segundo Prepaldi (2010, p.02), um bom sistema de gerenciamento de custos constitui prioridade de qualquer administração e possibilita ter instrumentos para auxiliar nos controles e nas tomadas de decisões.

Vale ressaltar, que esse sistema de logística reduz os gastos do serviço. Segundo a reportagem da Prefeitura de Aguas de Lindoia (2017), com a reorganização de rotas e logísticas, foi possível reduzir o custo na área de transportes de pacientes da saúde em cerca de 71% porcento, passando de um valor de R$ 663.232,90 para R$ 191.400,00. Com isso a Prefeitura disponibiliza esse transporte de forma gratuita para a realização de exames e consultas em outras cidades.

2.2. Bibliografia

CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso básico de contabilidade de custos. 5. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2010.

TECNOLOGIA, Redação Lw. Manutenção preventiva de frotas - Saiba o que é e como fazer. Disponível em: https://www.lwtecnologia.com.br/manutencao-preventiva-de-frota/. Acesso em: 07 jun. 2022.

BALLOU, Ronald H.. Logística Empresarial. São Paulo: Atlas S.A, 2010.

LINDOIA, Prefeitura de Águas de. Prefeitura reorganiza logística para transporte de pacientes e custo cai 71% em comparação com 2016. Disponível em: https://www.aguasdelindoia.sp.gov.br/noticia/print-noticia/1264/prefeitura-reorganiza-logistica-para-transporte-de-pacientes-e-custo-cai-71-em-comparacao-com-2016/.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com