TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Frota - Aviação Civil

Dissertações: Planejamento De Frota - Aviação Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

1 - custos de reposicionamentos - quando aeronaves precisam realizar voos vazios, ou seja, sem clientes, para chegar a um local de onde um cliente deseja partir.

2 - custos de upgrade - quando uma aeronave maior (ou de categoria superior) precisa fazer um voo que poderia ser feito por uma aeronave menor

3 - custos de transporte de tripulação - decorrentes da necessidade de deslocar a tripulação para o locar de partida de um voo ( ou de volta · sua base de operação) utilizando aviação comercial

4 - custos de hora-extra - quando a tripulação precisa trabalhar além do horário previsto

5 - custo de aluguel - caso não haja aeronave disponível para atender a um cliente , torna-se necessario alugar uma aeronave de outra empresa para realizar o voo.

Um estudo realizado pelo Institute of air Transport - ITA no brasil, estabelece alguns componentes necessários · abordagem do problema do dimensionamento de um sistema de transporte aéreo, considerando conexão entre duas cidades. Tais componentes podem ser assim classificados:

* Função Demanda.

* Nível de Serviço

* Características Técnicas da Aeronave

* PolÌtica Operacional (Frequência, horários, etc)

* Capacidade Oferecida

* Fator de Ocupação

* Função de Custos

* Função de Vendas.

A avaliação do trafego futuro é muito importante no que diz respeito ao

planejamento de frotas e alocação de aeronaves. O primeiro objetivo para se projetar a demanda de passageiros, é analisar a série temporal de dados e as tendência de evolução. Isso é aplicável somente com as rotas que já existem por que não avalia os diversos fatores econômicos, sociais e operacionais que afetam a evolução do tráfego.

Em um pequeno espaço de tempo é possível que seja mais pratico e eficaz o uso de tendências históricas, mas isso só é possível em rotas bem exploradas em regiões desenvolvidas socialmente e economicamente.

Para a projeção de demanda á dois tipo que podem ser abordados: top-down e bottom-up.

No top-down assume-se que existe uma demanda global, de onde

será extraído um comportamento médio do consumidor uma elasticidade-preço média e uma elasticidade-PIB média, ambas obtidas por estimação de modelo econométrico de demanda global. No bottom-up as elasticidades são configuradas por meio de parametrização por casos semelhantes. Existem inúmeras possibilidades de elasticidades-preço e PIB, de acordo com a segmentação de passageiros do aeroporto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com