TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Industrias Familiares

Por:   •  7/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

   

Atividades

  1. De acordo com o que você aprendeu com seus estudos, o gestor apresenta determinadas características que lhe permitem exercer uma posição de liderança sobre os integrantes de uma equipe ou de uma empresa. Apresente um caso que mostre a atuação do gestor, destaque e comente as características de liderança e aponte os pontos positivos e negativos da atuação do gestor no caso apresentado. (3,5 pontos)

Neste tema vou apresentar minha experiência como gestor em uma micro empresa de prestação de serviços mecânicos hoje, com contrato firmado no Rio Grande do Sul, onde o cliente é dono de uma petroquímica.

Atualmente exerço a função de Supervisor de Manutenção, liderando uma equipe de dezoito mecânicos, todos com certificação comprovada na especialidade em que exercem.

 No início da minha gestão a empresa possuía uma quantidade maior de colaboradores, sendo que, dentro deste grupo tínhamos quatro mecânicos já bastante antigos na empresa. Com o passar do tempo, fui colocando em pauta melhorias nas atividades propostas, principalmente no que se refere ao tempo de execução dos serviços e qualidade também. Sendo assim, sofri algumas resistências principalmente dos mais antigos da equipe. Sempre que atuo como supervisor tenho como prioridade implementar o espírito de equipe nas pessoas, nunca nomear uma ou mais estrela no grupo para que não desmereça o interesse dos que ainda estão em face de aprendizagem. A humildade ponderada, a atenção total com os colaboradores é primordial para o crescimento da equipe, o gestor tem que ser um pleno servidor com sua equipe, tanto no conhecimento, como nas atribuições do cotidiano. Vejo estes quesitos como pontos positivos em minha gestão. Aplicando basicamente estas metas enfrentei sérios problemas comportamentais gerado pelos mais antigos, estes que se julgavam muito importante para empresa, devido suas experiências na área em que atuavam, agiam de maneira achando que a empresa era refém das suas capacidades profissionais, sendo assim, a equipe ficou dividida. Alguns me apoiavam, outros aguardavam um momento meu de fraqueza para facilitar a tão esperada puxada de tapete.

Os primeiros dois anos foram muito difíceis, muitas vezes quando estava em momentos de lazer com a família, pensava no funcionário problema e no que fazer para não prejudicar aquele pai de família, só que este, constantemente demonstrava resistência nas melhorias e ao mesmo tempo tentava me desafiar perante meus subordinados. Isto foi um dos pontos negativos em minha gestão, ter ponderado tanto tempo estas questões. O mercado da mão de obra do ramo petroquímico é muito escasso, com isso me via em uma verdadeira cilada. Por um lado o cliente só aceitaria a saída do empregado se tivesse a reposição de outro na mesma altura de conhecimento técnico. Outra questão, a oferta salarial, não favorece recursos para o nível de profissional solicitado pelo cliente.

Dentro de todas estas dificuldades consegui treinar e montar uma equipe que hoje sustenta de certa forma as demandas das atividades do setor de mecânica na área petroquímica. Hoje tenho profissionais com bom desempenho nas atividades, e ótimas qualidades no que se refere comportamento no ambiente de trabalho.

  1. Acomodação, arbitragem, disputa judicial e negociação são as principais formas de resolução de conflitos. Faça uma pesquisa e apresente um exemplo de cada uma destas formas de resolução de conflitos. (3,5 pontos)

Resolução de conflito por acomodação.

Tenho como exemplo no meu ambiente de trabalho, um contrato com fornecedor de lubrificantes, tinha a função de sustentar as atividades de mecânica, o preço e a qualidade eram muito bons. Só que com o passar do tempo, o período para entrega dos produtos foi atrasando, o fornecedor não apresentou soluções. Esta questão nos trouxe alguns prejuízos na demanda de trabalho. Foi então que cancelamos seus serviços, optando por outro atendente com qualidade e preços similares. O período de entrega dos produtos estabilizou dentro do estimado.

Resolução de conflito por arbitragem.

Na empresa que trabalho, um funcionário foi demitido por não se enquadrar as novas regras internas do setor que pertencia. Com sua saída, este se viu com direito de solicitar via jurídica trabalhista, equiparação salarial sobre um colega que estava na ativa. Após análise pelo departamento jurídico da empresa, foi visto discordância nas funções atribuídas por este ex funcionário. Os advogados da empresa apresentaram uma proposta de ofertar premiação com valores sobre uma base de cálculos, pelo tempo de trabalho exercido. O acordo foi aceito dentro de um curto período, tendo em vista o encerramento do caso.

Resolução de conflito por disputa judicial.

No período de 2000 a 2006, trabalhei em uma montadora de automóveis, exercia a função de mecânico no setor de pintura das carrocerias. Dentro deste período adquiri doença respiratória no ambiente de trabalho, mesmo usando todos os epi’s (equipamento de proteção individual). Quando ocorreu a minha demissão em 2006 devido crise no mercado automotivo, foram feitos exames para meu desligamento, estes apresentaram resultados onde dizia; apto para o trabalho. Foi então que solicitei novos exames particulares comprovando que eu estava com insuficiência respiratória. Não tive outra escolha, entrei com uma ação trabalhista solicitando reingresso na empresa, e também, todo amparo pela enfermidade adquirida no ambiente de trabalho. Este processo durou dez meses até que optamos por um acordo indenizatório, sendo que neste período já tinha conquistado a cura da doença por medidas de tratamento médico. Logo após esta disputa judicial, ingressei novamente no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com