TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Negócio Guia Marília

Por:   •  11/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 8

Curso de MBA em GESTÃO DE NEGÓCIOS

Trabalho de Conclusão de Curso

GUIA MARÍLIA

LUCAS FIDELIS MONTEIRO GONÇALVES

Orientador: CÉSAR FABRETTI

São Paulo

Janeiro/2020


ÍNDICE

SUMÁRIO EXECUTIVO......................................................................................................

03

  1. DESCRIÇÃO DA OPORTUNIDADE...........................................................................

04

  1. MVP (Minimum Viable Product)....................................................................................

06

  1. MODELO DE NEGÓCIOS............................................................................................

08

  1. PLANO FINANCEIRO...................................................................................................

10

  1. CONCLUSÃO..................................................................................................................

12

BIBLIOGRAFIAS...................................................................................................................

13

 


SUMÁRIO EXECUTIVO

Imagine que você chegou em uma cidade nova para visitar ou morar, todos os humanos tem a necessidade de se alimentar, se divertir, conhecer, explorar e viver. Agora imagine se existir uma plataforma na qual é possível encontrar restaurantes, locais para sair, lugares para se conhecer, um verdadeiro guia de uma cidade. Pois é, a ideia desta empresa é criar uma plataforma na qual é possível conhecer restaurantes, lugares para frequentar, pontos turísticos e o principal, a cultura da cidade, tudo isto dentro de uma plataforma simples e intuitiva.

Além disso, para que sua experiência fique melhor ainda, essa plataforma oferece um serviço de gestão, treinamento e auxílio aos estabelecimentos, isso faz com que os bares, restaurantes, funcionários de pontos turísticos fiquem preparados para poder atender da melhor maneira possível fazendo com que um simples almoço, uma simples cerveja em um bar, se torne absolutamente incrível.

Os próximos capítulos descreverão as oportunidades como um todo, elencando os pontos fortes, fracos, as oportunidades e as ameaças. Em seguida será apresentado o plano de negócios, através de um Business Canvas. Após esta etapa entra o plano financeiro explicando a viabilidade financeira da empresa e por fim concluindo com uma revisão unindo os principais pontos e demonstrando que é algo real e possível de fazer acontecer.


  1. DESCRIÇÃO DA OPORTUNIDADE

Marília cidade localizada no interior do estado de São Paulo, conta com aproximadamente 220 mil habitantes e é conhecida como a Capital Nacional do Alimento. Hoje Marília apresenta um grande crescimento econômico, isso fez com que a taxa de abertura de empresas em 2018 cresceu em 55%, segundo dados informados pela prefeitura. Grande parte desse número de empresas está focando no setor de turismo e gastronomia, pois Marília está se posicionando como uma cidade turística do interior. Com isso, abre uma oportunidade de explorar o setor gastronômico, focando auxiliar esses estabelecimentos em divulgação e visibilidade.

Devido ao crescimento de Marília, formaram-se regiões, Norte, Sul, Leste e Oeste. Cada região da cidade possui uma grande estrutura de supermercados, farmácias, bancos, bares e restaurantes. Portanto, o cidadão que está localizado na região Norte de Marília está condicionado apenas a frequentar lugares da região Norte. O cidadão da região Sul, frequenta os lugares da região Sul.

Com isso, grande parte dos habitantes não conhecem tudo que a cidade tem a oferecer, tanto de gastronomia, quanto de cultura, lazer e turismo. O intuito desta empresa é conectar as pessoas entre os restaurantes e bares da cidade, fazendo com que a cidade circule e todos os moradores conheçam Marília como um todo. Dessa ideia, surgiu o lema da Guia Marília: “A Comida Une as Pessoas”.

Portanto, a Guia Marília busca unir as pessoas, fazendo com que os bares e restaurantes sejam mais frequentados e para que isso aconteça, a Guia Marília apoiará os restaurantes dando suporte de divulgação e marketing, realizando fotografia dos pratos dos cardápios, divulgação em redes sociais, parcerias com influenciadores digitais e se preciso apoio de gestão de negócios. Visando que o cliente possua uma máxima experiência gastronômica. 

A análise SWOT é muito importante para todo negócio pois ajuda a concentrar nos pontos fortes da empresa, minimiza as ameaças e detalha ao máximo as oportunidades disponíveis:

Strength (Forças)

  • Pioneiros: Primeira empresa a focar no ramo de divulgação gastronômica e apoio à restaurantes na parte de gestão em Marília/SP
  • Qualidade de conteúdo: material divulgado é de extrema qualidade e credibilidade.

Weaknesses (Fraquezas)

  • Dificuldade de métricas: O Instagram é uma ferramenta que no decorrer dos anos dificultou a divulgação de empresas. É necessário um trabalho muito intenso para conseguir alta visibilidade.

Opportunities (Oportunidades)

  • Não existe nada parecido em Marília, portanto é algo que possa ser bastante explorado e lapidado
  • Desenvolver uma conexão empresa x cliente maior do que qualquer outra empresa, devido ao fato de existir uma interface (Instagram) agradável. Seguimento de Influenciadores Digitais.

Threats (Ameaças)

  • Rendido apenas à uma plataforma (Instagram): é necessário criação de um APP próprio.
  • Dificuldade em monetização


  1. MVP (Minimum Viable Product)

Foi desenvolvida uma aplicação mínima, com o intuito de verificar a adesão dos clientes e stakeholders (principais interessados) na plataforma. Atualmente esse MVP existe à 6 meses, onde foram realizados serviços gratuitos de divulgação de estabelecimentos gastronômicos, apenas para demonstrar a qualidade das imagens e a forma como o serviço será executado.

A imagem 1 apresenta o Instagram do Guia Marília, nela pode-se observar que durante esses 6 meses de MVP foi possível desenvolver uma identidade visual para a empresa e uma logomarca. Além disso, foi possível verificar o engajamento do público de Marília, onde foi possível adquirir mais de 12,4k seguidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com