TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Operações

Por:   •  13/1/2021  •  Exam  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Assíncrona 05 Gestão da Produção

Capítulo 14 -Teoria das restrições, p.479

  1. Quais os três objetivos operacionais básicos que o OPT considera? Discuta sucintamente cada um deles. Quais vantagens, de acordo com os defensores do OPT, do uso desses três objetivos ao invés dos tradicionais.

A abordagem OPT considera três objetivos operacionais básicos, são eles: maximizar o fluxo de produtos vendidos aumentando o ganho; reduzir os níveis de estoques no sistema, e consequentemente o capital investido e os custos de manutenção do mesmo; e reduzir as despesas operacionais com a transformação dos estoques em fluxos de produtos vendidos, a fim de que se produza a mesma quantidade gastando menos. /tudo isso em prol de um objetivo maior que é o aumento da lucratividade.

Segundo os proponentes do OPT, se a empresa atingir simultaneamente esses três objetivos, estará também automaticamente melhorando seu desempenho nos objetivos de aumentar o lucro liquido, o retorno sobre o investimento e o fluxo de caixa, que são medidas mais tradicionalmente aceitas no mundo financeiro corporativo.

Como vantagens dessa abordagem, podemos citar que auxilia as empresas na redução de seus lead-times e estoques, facilita a flexibilidade do sistema produtivo, a operação é focalizada nos gargalos, sua aplicação gera muitos insights e pode ser pensado como e usado como simulador de fábrica. Além disso, com o OPT seria mais fácil, para as pessoas ligadas à operação, associarem suas ações e decisões aos novos objetivos do que associá-los aos tradicionais, podendo dessa forma, tomar melhores decisões, no sentido de atingir o objetivo supra “ganhar dinheiro” para a empresa.

4) Qual a diferença entre “ativar” um recurso e “utilizar” um recurso.

A utilização do recurso não deve ser definida pela sua própria disponibilidade, mas deve ser determinada pela capacidade de processamento de alguma restrição do sistema. Nada mais é do que uma comparação de “quanto se usou do recurso” com a “disponibilidade do recurso”. Ela ocorre na medida em que o processo produtivo é incrementado.

Já a ativação do recurso não-gargalo não contribui em nada com os objetivos definidos pelo OPT, visto que serve apenas para aumentar o estoque e consequentemente os gastos operacionais.

5) Por que os benefícios não seriam iguais relativamente a reduzir o tempo  gasto em preparação de máquinas para uma máquina gargalo e para uma máquina não-gargalo?

Reduzindo o tempo de preparação de uma máquina gargalo a produtividade geral será aumentada, ao contrário a redução do tempo de preparação de uma máquina não-gargalo  não  alterará  o  resultado final visto que esta já possui um período de tempo ocioso.

7) Descreva sucintamente o funcionamento do mecanismo de drum-buffer-rope do OPT

O Mecanismo drum-buffer-rope (Tambor-estoque protetor-corda) é a chave para o método OPT. O Tambor representa o RRC (recurso restritivo crítico) e dita o ritmo e o volume da produção do sistema, enquanto que o estoque protetor é definido como um “estoque por tempo de segurança” antes do RRC e sincronizado com este, garante que o RRC não pare por falta de material. Já a “corda” representa a sincronização entre a necessidade de chegada de materiais no estoque protetor e a admissão de matérias primas no sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com