TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Operações

Por:   •  22/2/2021  •  Resenha  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Resenha Crítica de Caso

Juliana Amorim

Trabalho da disciplina Gestão de operações, produtos e serviços

Tutor: Prof. GERALDO GURGEL FILHO

Rio de Janeiro

2020

ZARA : MODA RÁPIDA

Referências: Ghemawat, P. Nueno, J.l.

O texto estudado nos apresenta informações sobre crescimento acionário, do grupo espanhol Inditex (Industria de Diseño Têxtil), proprietário de algumas redes varejistas, dentre as quais destacamos a ZARA.

O grupo Inditex foi fundado em 1963 por Amancio Ortega Gaona, e teve sua primeira loja Zara aberta ao público em 1975 em La Coruña (Galícia).

A leitura e estudo do texto em questão também evidencia os principais concorrentes internacionais do grupo que eram a GAP, a H&M e a Benetton apresentando também a cadeia global de vestuário, explicando os detalhes de sua formação.

O artigo é norteado pela cadeia global de vestuário , incluindo questões como logística, produção, fragmentação no processo de produção , intermediações interfronteiriças, terceirização e substituição de mão de obra por capital.

A Inditex possui uma grande vantagem em relação a H&M, cuja proposta é privilegiar a criação/design e as compras próprias.

Já a concorrente Gap, representa um formato básico. Seu modelo de negócio é muito parecido com o da H&M, porém a produção toda é terceirizada. Contudo seu modelo está menos ligados à moda (design/criação) do que o modelo da Inditex.

A proposta do grupo Inditex era de ser uma moda rápida ( “fast fashion”), onde haveria uma cadeia de valor especializada no desenho/ criação , produção e vendas de vestuário, calçados e acessórios.

O Modelo de negócio da Zara se deve a ter um potente grau de integração vertical, o que a diferencia de outros concorrentes, no qual são integradas todas as fases do processo. Sendo assim, ela possui a capacidade de adaptar a oferta em curto período de tempo, as solicitações dos consumidores.

A proposta da Inditex, com o esquema de “moda rápida”, passa a ser uma cadeia de valor que atendia 6 mil lojas espalhadas em 86 países no mundo. Isto só conseguiu ser possível pelo fato de que o negócio é baseado no processo de Quick Response. Contando com uma estrutura flexível , integrada e uma forte orientação para o cliente.

Atuando dessa forma a Inditex conseguiu criar em torno de 20 mil novos desenhos por ano, com ao mínimo 2 novos modelos por semana e garantindo que entregaria em qualquer lugar do mundo em 24 a 48 horas, garantindo ainda que nenhuma peça ficaria mais do que 3 dias em estoque.

A Inditex também começou a investir em logística e tecnologia da informação (TI), incluindo o estabelecimento do sistema de produção “just in time” para conectar a corporação e as localidades de vendas, produção e fornecimento.

Antes desse processo de “Fast Fashion”, o mercado tinha como de costume uma produção fragmentada, onde os fabricantes utilizavam a mão de obra terceirizada para baratear os custos na sua produção. Além disso, havia o papel das intermediárias transfronteiriças, que eram basicamente as empresas com o papel de levar a mercadoria de vestuário desde a fábrica exportadora até as lojas dos países que eram os importadores, essa movimentação levava a aumentos no preço dos produtos. Esse processo todo poderia levar em torno de 6 meses para a criação do desenho e 3 meses para a produção.

A Zara possuía também pontos fracos tais como a sede, que fica na região da Galícia, e tinha altos custos com transportes e também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com