TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Operações

Por:   •  12/8/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 4

Caso MT Plástico - Gestão de Operações

Nomes: Lucas Gosling, Lucca Carbonari, Luis Eduardo Zacharias, Henry Felberg e João Vitor Rodrigues

 

1 – Quais as vantagens/desvantagens das três alternativas?

 

Alternativa I: 

Ao aceitar o novo cenário em tentar reduzir os custos através da tecnologia de matrizes múltiplas, essa que consiste no uso de prensas de injeção de grande porte, podendo assim produzir diversos moldes dos produtos de plástico de maneira eficiente, percebem-se algumas vantagens e desvantagens nesse processo de alteração. Inicialmente, entende-se como alguns pontos negativos o fato de que ao adotar esse novo modelo, a empresa deveria se adaptar totalmente a um serviço que não é dominado pela MT Plásticos, como se tivesse que iniciar tudo de novo, porém, com mais recursos disponíveis. Outro ponto prejudicial é o fato de que a previsão pode, muitas vezes, não ser tão precisa e concreta, e assim, pode caracterizar um amplo período de tempo desperdiçado sem que haja um resultado positivo no final. Além disso, a empresa deveria se reestruturar funcionalmente, e isso envolveria uma ampla alteração de equipes e máquinas, exigindo uso de muito caixa.

Todavia, a primeira alternativa também poderia, ao analisar por outro ponto de vista, se tornar vantajosa devido à alguns pontos, dentre eles estão: sossego para reestruturação, diminuição de custos, aproveitamento de habilidade novas (tecnológicas), nivelamento com competição de forma não tão brusca.

 

Alternativa II:

        A segunda alternativa apresentada pela administração da MT Plásticos consiste em uma estratégia voltada para o mercado, mantendo as mesmas atividades que a empresa já exerce. Este cenário faz com que a empresa busque clientes, para as operações dos produtos industriais, alternativos a aqueles que já fazem parte do grupo empresarial habitual da MT Plásticos. Dentre os pontos positivos desta estratégia podemos ver a independência do grupo empresarial, do ponto de vista financeiro, desvencilhando a MT Plásticos do grupo de empresas que ela negocia habitualmente, mesmo que parcialmente. A variação de clientes na empresa pode ser destacada como uma vantagem deste ponto de vista. Além disso, outra vantagem a ser listada é a capitalização dos pontos fortes da empresa, fazendo com que a empresa ganhasse vantagem dentro do mercado em relação aos seus concorrentes.

        Uma das principais desvantagens desta alternativa é que ela demanda uma reestruturação completa da parte de logística da operação da MT Plásticos, já que toda a parte de fornecimento e as conexões da empresa deveriam ser reestruturadas. Isso acarretaria em uma grande perda de recursos para a empresa, já que a reestruturação do esquema logístico da empresa não é algo simples de ser concluído, deste ponto de vista, manter os clientes que a empresa já tem faria com que ela permaneça com suas conexões habituais. Outra desvantagem que a adoção desta estratégia pode trazer é a dificuldade de encontrar novos clientes dentro do mercado, além de todo o tempo gasto, o que faria com que a MT Plásticos ficasse algum tempo sem conseguir vender seus produtos, ao optar por ficar apenas com o grupo empresarial, a MT Plásticos permanece vendendo seus produtos de maneira constante e para clientes de confiança, garantindo o recebimento de suas receitas sem risco de sofrer perdas do ponto de vista financeiro.

Alternativa III:

        

        A partir da análise da terceira opção, a qual consiste em substituir completamente o core business, na medida em que os produtos industriais fossem declinando, percebem-se novas vantagens e desvantagens envolvidas no processo. Primordialmente, a mudança envolveria diversas desvantagens, como por exemplo, a mudança drástica de um escopo que já havia sendo desenvolvido há muitos anos; uma reestruturação completa da empresa, afetando todas as áreas de atuação; a chance de iniciar competição com novas empresas não conhecidas anteriormente e, por fim, o fato de iniciar em um novo ramo, envolve incertezas que qualquer outra companhia poderia enfrentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com