TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Operações

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS 04

3 GESTÃO DE PROJETOS 08

4 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA 13

5 CONCLUSÃO 15

6 REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho fizemos uma entrevista na empresa “Mais Que Pão” que atua no setor alimentício vendendo carnes, frios, laticínios e derivados, além de outros produtos. Trata-se de uma empresa que está se consolidando da cidade e região pelo seu atendimento rápido, sua infraestrutura atraente e a qualidade de seus produtos. Outro fator que a evidencia é também seus preços, que são acessíveis e suas promoções muito atraentes.

Foi realizada também uma entrevista na empresa “Casa de Carne”, uma empresa nova que conta com uma infraestrutura precária, possui poucos recursos para melhorar seu negócio. Suas vendas não são tão altas e ele tem dificuldades em atrair clientes por sua inexperiência em negócios.

Com base nessa pesquisa feita e em nossos conhecimentos, realizamos as atividades sugeridas, preparando um plano de negócio para as empresas, com ideias que vão alavancar suas vendas, além de uma análise de mercado, levando em consideração a população local, sua fonte de renda, faixa etária e estrutura da cidade.

2 EMPRENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

2.1 PERFIL DOS DIRIGENTES

MAIS QUE PÃO

Porém, temos de fazer aqui uma diferenciação. Todo o empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador para obter o sucesso, no entanto, nem todo bom administrador é um empreendedor. O empreendedor tem algo a mais, algumas características e atitudes que o diferenciam do administrador tradicional. (Dornelas, 2005, pág. 30)

O grupo fez uma analise e foi percebido que o perfil dos dirigentes das empresas são empreendedores.

2.2 OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO

Em nossa pesquisa na empresa constatamos que os donos poderiam explorar oportunidades como:

• Aumentar o número de produtos oferecidos;

• Vender temperos e condimentos;

• Utensílios para o lar, como: facas, garfos, tábuas etc.

• Abrir uma segunda loja na saída da cidade onde os sitiantes passam com frequência;

• Vender rações e produtos para pesca e criação de frangos, como: varas, iscas, utensílios para criação de peixes etc.

• Investir mais em marketing e divulgação;

• Aumentar a variedade de produtos para a venda;

• Se especializar e aprender novas receitas, se tornando um confeiteiro profissional;

• Abaixar seus preços ou então fazer promoções e descontos;

• Cortar gastos, poupar dinheiro para uma reforma e ampliação do estabelecimento.

2.3 ANÁLISE DE MERCADO

CASA DE CARNE

A casa de Carne que atua no setor de alimentação com a venda de carnes de todos os tipos para churrasco. Não trabalha com pronta entrega e nem com vendas á prazo. Aceita apenas a forma de pagamento em dinheiro. Atende na cidade de Parintins.

Atende clientes de todas as idades e suas vendas são em maior fluxo especialmente para Donas de casa durante a semana e para homens aos fins de semana que procuram carnes especiais para churrasco.

A fonte de renda da população local é basicamente toda advinda da agricultura e pecuária. Existem alguns microempresários e também funcionários públicos, além da população aposentada que soma boa parte desses clientes.

Os concorrentes da Casa de Carne estão distribuídos pela cidade que tem aproximadamente 120 mil habitantes.

Todos são concorrentes médios, que tem como principal vantagem oferecer uma variedade de produtos maior. As pessoas ao fazerem as compras do mês, optam muitas vezes por também levarem as carnes do mesmo local, mesmo sendo mais caro.

MAIS QUE PÃO

A padaria atua no setor de alimentação com a venda de pães, bolos, laticínios e salgados sob encomenda. Trabalha com vendas á vista. Tem também afiliais em outros bairros da cidade.

Está localizada em Parintins, e tem várias padarias atuando na região. Atende clientes de todas as idades e suas vendas. Os clientes compram principalmente pela localização estratégica.

Seus concorrentes são as padarias locais localizadas em outros bairros e os supermercados da cidade que também revendem pães caseiros.

Todos são concorrentes de médios para altos, porque por mesmo que o preço seja o mesmo, ganham os clientes pela localização que preferem comprar onde é mais próximo das suas casas. A padaria não atua com promoções nem descontos.

MERCADO

IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO

CASA DE CARNE: Moradores da área urbana de Parintins.

MAIS QUE PÃO: Moradores do Centro e Bairros .

IDENTIFICAÇÃO DOS CLIENTES

CASA DE CARNE: Na maioria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (577.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com