TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Operações Produtivas

Por:   •  13/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO EMPRESAS – LIMEIRA-SP

Turno Noturno - Turmas AD5P43 e AD6P43

Disciplina:  Gestão de Operações Produtivas

Prof. Odair Garcia Junior                                                                                                              2S 2021

Nome:  Gabriel Santos de Sousa                

RA: N472AA7

Data: 02/09/2021

Tema: Estratégia de Produção de um produto ou serviço

                         ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO DE UM PRODUTO OU SERVIÇO

Atualmente o mercado cada vez mais competitivo, é primordial que empresas sejam cada dia mais flexíveis referente ao volume e ao mix de seus produtos, para serem competitivas e não perder espaço para a concorrência. Para isso o papel do Planejamento e Controle de Produção que vamos chamar de PCP é essencial para atender o mix dos produtos e o volume a ser produzido. Além desse grande desafio de atendimento ao mix, existe outro fator que irá ser fundamental nos bons resultados obtidos que é o controle de estoques, que devem estar sempre mínimos para não emperrar recursos financeiros que poderiam estar sendo mais bem aproveitados em qualquer outra circunstância para a Empresa. Para tanto será no setor de PCP, que trabalhará em cima de informações contempladas nos diversos setores da Empresa como comercial, marketing, desenvolvimento, almoxarifado, manutenção, TI, controladoria e produção, analisando para elaborar o plano mestre de produção, para em seguida iniciar todos os processos que envolvem as atividades de manufatura.

Em planejamento e controle de produção, a exatidão de uma previsão é importante porque, enquanto a demanda pode mudar instantaneamente, existe uma defasagem entre decidir alterar a capacidade e a mudança surtir efeito. Para atender a demanda muitas vezes precisam estabelecer o volume de produção antecipadamente, baseados em uma previsão que pode mudar antes que a demanda ocorra, ou pior ainda, que pode mostrar-se muito diferente da demanda real.

A função produção, entendida como o conjunto de atividades que levam a transformação de um bem tangível em um outro com maior utilidade, acompanha o homem desde sua origem. Quando polia a pedra a fim de transformá-la em utensílio mais eficaz, o homem pré-histórico estava executando uma atividade de produção. Que com o passar dos anos, essas atividades de produção foram ganhando novas técnicas, conceitos, e se aprimorando, a administração de produção trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços.

Uma boa estratégia de produção através da Manufatura 4.0 tornou-se essencial para a competitividade e a preservação dos negócios. Em um mundo globalizado e de rápido desenvolvimento, não estar atento ao melhor formato produtivo, unindo tecnologia e gestão, pode significar o fim da empresa.

Portanto, é preciso estar em constante evolução para que a sua indústria ingresse – e permaneça – na era da manufatura 4.0. A particularidade de uma fábrica pode estar ligada ao que produz, o local em que está ou mesmo a rotina de relacionamento com fornecedores e mercados. Tornar a produção eficiente significa entender cada um destes aspectos.

Por isso, dentro da Manufatura 4.0, definir o melhor processo produtivo está ligado à análise de informações. As vantagens desta análise em médio e longo prazo são:

  • Detecção de erros: quanto mais cedo inconsistências do processo produtivo forem detectadas, mais cedo a produtividade poderá ser corrigida. Aqui entram questões estruturais, como a própria disposição da linha de produção, que com ajustes pode reduzir o tempo entre um processo e outro.
  • Ajustes contínuos: A melhoria deve ser contínua, o que é bastante comum na era da Manufatura 4.0. Esta é outra vantagem para o aumento da produtividade e da consequente competitividade de mercado.
  • Antecipação de cenário: em 2020 o mundo todo se viu imerso em uma crise global por conta de uma pandemia. O cenário pode até ser incerto, mas a antecipação de ações através da análise de dados da produção e os ajustes através de soluções de transformação digital darão à indústria já adepta da Manufatura 4.0 uma vantagem na manutenção e retomada das atividades. Quando a economia voltar a aquecer, cresce com ela quem estiver mais preparado e com uma rotina produtiva adequada para suportar altos volumes de pedidos.
  • Entregas eficientes: quanto mais ágil for a produção, mais solicitada será a indústria pelos seus clientes. Toda empresa busca fornecedores que sejam confiáveis e que respeitem prazos para garantir a continuidade produtiva. Quando a gestão utiliza dados através de um sistema para Manufatura, consegue ser mais eloquente em vários pontos para ajustes necessários à estratégia de produção.

                                               CONCLUSÃO

Portanto, aumentar a produtividade é uma das principais metas de qualquer gestor, pois a eficiência da produção industrial é um fator essencial para impulsionar os resultados das organizações e destacá-las no mercado, para alcançar esse objetivo, é preciso adotar estratégias e práticas que otimizem o fluxo de trabalho e a gestão de cada setor da fábrica, permitindo assim produzir mais, utilizando o mínimo de recursos possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com