TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Organização

Por:   •  19/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.235 Palavras (13 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADES SUDAMÉRICA DE CATAGUASES

Ciências Contábeis

GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES:

SETOR PRIMÁRIO, SECUNDÁRIO E TERCIÁRIO.

Bruna Amorim

Camila Cruz

Ciquitinéia Zocateli

Isabela Messias

Rafael Almeida

                                                                                        Thamara Santos

Cataguases,

Abril, 2017

Bruna Amorim

Camila Cruz

Ciquitinéia Zocateli

Isabela Messias

Rafael Almeida

Thamara Santos

        

GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES:

SETOR PRIMÁRIO, SECUNDÁRIO E TERCIÁRIO.

Trabalho apresentado à professora Liliane Mendonça da disciplina Gestão das Organizações da Instituição de Ensino Faculdades Sudamérica de Cataguases – MG, do curso de Ciências Contábeis.

Cataguases,

Abril, 2017.

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO        4

2 – DESENVOLVIMENTO        4

2.1- SETOR PRIMÁRIO        4

2.1.1 – SETOR SECUNDÁRIO        5

2.1.2 – SETOR TERCIÁRIO        6

2.1.3 – PIB BRASIL        7

2.1.4 – DADOS ECONÔMICOS DA ARGENTINA.........................................................12

3 – CONCLUSÃO...........................................................................................................13

4 – BIBLIOGRAFIA.........................................................................................................14

1-INTRODUÇÃO

 

             A economia de um país pode ser dividida em três setores: primário, secundário e terciário; de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região. Resumidamente, setor primário são as atividades econômicas que para serem realizadas precisam da participação do trabalho humano e da natureza (o homem extrai, mas a natureza quem produz). Setor secundário, produção de bens materiais elaborados a partir dos elementos oferecidos pela natureza, contando somente com a participação do trabalho humano, e o setor terciário é composto por atividades que se referem a bens imateriais.

2-DESENVOLVIMENTO

2.1 – SETOR PRIMÁRIO 

 

          O setor primário está relacionado à produção através da exploração de recursos da natureza.  Temos como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca pecuária, extrativismo vegetal e caça.

          A agricultura pode ser considerada, atualmente, como a principal das atividades primárias. Ela basicamente consiste no cultivo da terra e dos vegetais para a produção organizada de alimentos e produtos primários, tais como o milho, arroz, feijão, soja, cana-de-açúcar e incontáveis outros exemplos. Já a pecuária consiste no cultivo de animais para o sustento humano, sendo, historicamente, um método substitutivo da prática da caça, ou seja, em vez de procurar os animais para abater e alimentar-se, o ser humano cultiva-os para o mesmo fim, mas também os utiliza para a produção de materiais, como o couro e a lã. Juntas, essas duas atividades formam a agropecuária.

     O extrativismo consiste na retirada de elementos da natureza, seja para alimentação ou transformação em mercadorias. Há, assim, dois tipos: o extrativismo vegetal, basicamente voltado para a extração de recursos de plantas e árvores, e o extrativismo mineral, voltado para a exploração de minérios e riquezas disponíveis no solo ou abaixo dele. Dentre os exemplos de extrativismo vegetal, citam-se: os seringais, que extraem o látex para a produção da borracha, e a extração do cacau e da castanha-do-pará, prática importante para o sustento das populações que habitam a região da Amazônia brasileira.[pic 1]

         É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação, este é considerado vulnerável, visto que depende dos fenômenos da natureza, como por exemplo: o clima.

2.1.1– SETOR SECUNDÁRIO        

          É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados tais como roupas, calçados e alimentos em geral, além de construções que vão desde as mais simples até as como frigoríficos, lacticínios.

        O setor secundário é classificado em três etapas: artesanato, manufatura e indústria moderna.

  • Artesanato: corresponde à primeira etapa na qual o produto é concebido a partir da transformação de uma determinada matéria-prima em um produto, entretanto, o que difere do processo atual é o sistema de produção ou maneira como é confeccionado, o trabalho é desenvolvido em todas as etapas por um único executor, denominado de artesão, que realiza a elaboração de seu ofício sem auxílio de máquinas, usando somente instrumentos rudimentares.
  • Manufatura: representa a segunda etapa do setor secundário na história, quando já haviam surgido algumas máquinas manuais simples e o trabalho não mais era executado por uma única pessoa, pois existia divisão de tarefas no processo de produção.
  • Indústria moderna: compreende a terceira etapa, o processo produtivo está diretamente ligado ao uso de tecnologias, como a robótica, e máquinas cada vez mais sofisticadas que, para serem usadas, utilizam uma grande quantidade de energia. Nessa etapa cada trabalhador exerce quase que exclusivamente uma tarefa, isso visa dinamizar o trabalho, uma vez que o funcionário fica totalmente adaptado, o resultado é de um tempo menor para confeccionar um produto.

       Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é expressivo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada neste setor. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países. Exercendo também uma função social, pois gera empregos nas indústrias e nos seguimentos de revenda e distribuição dos produtos, além de disponibilizar uma série de objetos que atualmente são incluídos como indispensáveis para a humanidade (habitação, alimentos, e vestuário), desse modo, gera uma série de facilidades para a vida das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (197.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com