TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pequenas Empresas

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

Gestão de Pequenas Empresas

Exercício 1

Curso de Administração

Março de 2015

Prof. Dr. José Maria de Oliveira, Ph. D.

Nome: Dágilla Elias Fernandes

Responda às questões abaixo de forma clara e completa:

  1. Sempre se questionou a razão pela qual muitas pequenas empresas não obtêm um sucesso de longa duração e acabam tendo vida empresarial muito curta. Cite e explique três razões para a alta mortalidade das pequenas empresas, em seus primeiros anos. Dê exemplos em cada caso.

Um dos fatores que levam à sobrevivência da empresa é o seu tamanho. Quanto maior o tamanho da empresa, menor a probabilidade de fechamento. As empresas maiores estruturam melhor práticas gerenciais. Elas também gozam de maior facilidade para obtenção de linhas de crédito e têm mais flexibilidade para suportar incertezas do ambiente externo.

O fato de alguém na família possuir uma atividade relacionada com o negócio do empreendedor ajuda a diminuir a chance de fechamento da empresa. Isso demonstra a importância de relações sociais no âmbito da família como constituintes do capital social do empreendedor. Por meio dessas relações, o empreendedor pode acessar informações ou se beneficiar da experiência prévia de familiares.

Empresas que se relacionam com governos têm menor probabilidade de fechar. Uma possível explicação para esse resultado é que, para satisfazer uma série de requisitos legais associados a licitações públicas, a empresa precisa ter uma maior capacidade de organização - o que se reflete na sua habilidade de sobreviver. Além disso, ao ganhar uma licitação, a empresa passa a contar com um fluxo certo de vendas durante o período de contrato. Reduz-se assim a incerteza e a volatilidade das vendas.

  1. Em geral as pequenas empresas obtêm maior sucesso em alguns setores da economia do que em outros setores. Escolha dois dos setores que são mais apropriados para o sucesso das pequenas empresas e explique duas das vantagens e duas limitações desses setores para que um empreendimento se desenvolva neles.

O setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países.

O setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não meterias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômicas, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc.

  1. Explique dois dos principais critérios de classificação das pequenas empresas de forma quantitativa.

O faturamento (ou vendas) é um critério quantitativo de uso corrente em vários países. E um critério econômico que indica o movimento operacional da empresa. Além disso, é um critério também contábil. De um lado, é satisfatório porque reflete o tamanho do mercado da empresa, mas, de outro, perde muito de sua confiabilidade para determinadas finalidades, em virtude de estar sujeito às flutuações da moeda e às mudanças dos critérios contábeis. E um critério muito utilizado nas operações de crédito e financiamento, mesmo de empresa para empresa. A Receita Federal utiliza esse critério, combinado com o de capital social, ao definir a pequena empresa para efeitos de execução da política fiscal do governo no apoio ao desenvolvimento econômico.

O critério amplamente utilizado é o do número de empregados. É um critério quantitativo, portanto, fácil de manipular e de coletar. O FIBGE adota esse critério em suas estatísticas censitárias, que são consultadas amplamente. É um critério tanto econômico como social, pelas indicações que oferece dos problemas sociais pertinentes, principalmente, à absorção de mão-de-obra, ao nível de renda e à produtividade.

  1. Existem muitas motivações para que uma pessoa prefira iniciar a sua pequena empresa a ter um emprego em outra organização. Dentre essas motivações citam-se a expectativa de ter lucro com a empresa, a busca de independência economia e pessoal e a vida de um empresário idealizada como atraente e prazerosa. Explique uma forma de conciliar cada uma dessas motivações com a objetividade de se criar e gerenciar uma pequena empresa atualmente, no Brasil.

Um negócio pode crescer de forma consistente durante anos ou podem até ser utilizadas técnicas para que os resultados cresçam de uma forma exponencial, sendo a compra de concorrentes um bom exemplo disso.

Os objetivos passam a estar focados na obtenção de resultados e no aumento da produtividade. Em vez de ser subordinado passa-se a chefia, pode ser chefe apenas de si próprio ou de um conjunto de pessoas.                                      
Fazer o que se gosta e ganhar dinheiro com isso tem um valor muito elevado. A satisfação de preparar o futuro para os nossos descendentes. A satisfação de poder ajudar famílias através do emprego criado. A satisfação de ajudar os mais desfavorecidos através de ações de mecenato e patrocínio. A satisfação de atingir os objetivos. A satisfação de ter um propósito de vida. A satisfação de ser independente. A satisfação de ter capacidade financeira...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com