TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projeto

Por:   •  30/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

[pic 2]

Disciplina:

Código:

GESTÃO DE PROJETOS

Integrantes do Grupo:

Francianne Teixeira

TÍTULO DO RESUMO:

Entendendo o Guia PMBOK

RESUMO

O PMBOK representa uma obra do Project Management Institute (PMI), criada em 1960, com objetivo de divulgar as técnicas de administração de projetos, para garantir sucesso nessas operações, através de uma padronização dos conceitos gerais, que em suma, são estabelecidos em ciclo de vida do projeto, processo administrativo e áreas do conhecimento.

Projeto, por si só, é finito ou temporário. Os processos são identificados por etapas, ou seja, uma fase começa quando a outra termina, seguindo processos formalizados de iniciação, planejamento, execução, monitoramento/controle e encerramento, influenciados pelas variáveis de equilíbrio dos recursos.

          O PMBOK traz consigo os conceitos e premissas da gestão de projetos, assim o início de um projeto que parte: da ideia ou necessidade, planejamento, discussão e distribuição de recursos e tarefas, partindo para sua execução e o término do projeto com a entrega do produto ou serviço com êxito, em tempo, custo e qualidade definidas em seu planejamento. A ferramenta PMBOK, dará suporte de acompanhamento, para novos ajustes do planejamentos e suas versões, lembrando que um projeto não tem alterações em sua concepção, mas sim alterações em seu planejamento e alocação de recursos, que poderão impactar no tempo de execução de suas etapas, bem como na definição de qualidade ajustada.

O PMBOK, trará informações conjuntas de todos os envolvidos no projeto, pois ele fornecerá uma condição de todos terem informações a tempo e hora, assim a decisão de novos ajustes do planejamento será mais assertivo.

PMBOK é um artifício criado com o objetivo de auxiliar os campos da administração de projetos, tais como a pesquisa em si, a formatação e sistema e a divulgação das técnicas e conceitos, onde busca promover uma padronização dos conceitos, regras e técnicas. Há duas maneiras de gerenciar os projetos: A primeira é baseada no manifesto ágil, que trabalha de acordo com a interação e colaboração dos envolvidos, e a segunda é de acordo com o PMBOK, que trabalha de forma mais abrangente, levando em conta as mais diversas áreas.

É importante definir tais conceitos, já que a gestão de projetos é um conjunto de técnicas aplicado a ideia central do projeto para que ele se concretize. Dessa forma, com o auxílio do PMBOK é possível aumentar as chances do sucesso do trabalho.

O PMBOK tem o intuito de auxiliar as empresas na criação de projetos, norteando as bases para pesquisas e escopos.  Podemos dizer que o PMBOK é a "bíblia" dos projetos, sua atuação abrange desde a definição de ideias, passando pelas fases de planejamento, dando orientações em relação à regras e limites de acordo com cada projeto. Por fim, todo profissional que almeja trabalhar com gestão de projetos, deve se especializar através das melhores ferramentas, o que irá culminar num projeto de alto nível.

        O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento e habilidades juntamente com ferramentas e técnicas para que juntas possam atender os requisitos necessários no planejamento, execução e conclusão de um projeto, afim de ter resultado significante ao final. O PMBOX vem justamente para oferecer aos gestores uma visão geral sobre o gerenciamento de projetos numa organização, na intenção de fazer com que todos se interajam de forma mais ágil para se chegar ao seu determinado objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (139.7 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com