TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  21/1/2017  •  Resenha  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

Segundo o PMBOK,os projetos começam no project charter ou termo de abertura e são subdivididos em 4 macrofases,as quais são: iniciação,planejamento,execução e encerramento, essa iteração remete a ferramenta também usada em gerenciamento de projetos que é ciclo PDCA  (do inglês: Plan - Do - Check – Act) um método também iterativo usado como práticas de gestão para controle e melhoria contínua do processo.

[pic 1]

[pic 2]

http://npu.com.br/ciclo-pdca-porque-devemos-visualizar-como-uma-ferramenta-organica/

2.1.2  Fases

A fase de iniciação é caracterizada pelos processos de iniciação que consiste na obtenção de uma autorização para iniciar o projeto, definição de um escopo inicial do projeto e do comprometimento dos recursos financeiros iniciais. Também há a designação do gerente de projetos se a mesma não foi feito no project charter(o que é mais recomendado). Estes processos de iniciação ajudam a estabelecer uma visão do projeto.

Já a fase de planejamento estabelece o escopo total do esforço, define e refina os objetivos e desenvolve o curso de ação. Esta fase somada a próxima, execução, e ao monitoramento e controle formam um ciclo até que o projeto esteja praticamente concluído. Nesta fase são explorados todos os aspectos do escopo, tempo, qualidade, comunicação, recursos humanos, aquisições e o gerenciamento das partes interessadas, onde é abordado as necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas.

A já citada anteriormente fase de execução é onde ocorre a conclusão dos trabalhos definidos no plano com finalidade de cumprir todas as especificações do projeto, coordenando os recursos e levando em consideração as partes interessadas. Existe também o monitoramento e controle, o qual ocorre no projeto todo, mas é o principal mecanismo que propicia o planejamento iterativo, isto é, o ciclo citado na fase de planejamento. É este que controla as mudanças do projeto, adota planos de contingência para as adversidades do mesmo e também monitora as atividades visando manter projeto alinhado ao plano geral.

Por fim, a fase de encerramento, a qual é responsável pela finalização das fases do projeto, pelas entregas do projeto, revisão e aprendizagem com os erros, aceitação do que foi entregue pelo cliente, pelo encerramento de todas as atividades de aquisições e liberação de recursos que foram alocados para o projeto. Esta fase é de suma importância para os futuros projetos, pois é nela que se documenta todo o andamento do projeto, aumentando as chances de maior sucesso e minimização dos erros no futuro. Em um projeto que segue o PMBOK também existe o gerenciamento de vários aspectos do projeto, sendo eles, mas não se limitando a, escopo, qualidade, cronograma, orçamento, recursos e riscos.

 

[pic 3]

2.1.3 Áreas do conhecimento

O guia PMBOK 5ª Edição, caracteriza práticas de conhecimentos e de gerência de projetos para uma eficiente administração, onde o cuidado e o controle se dá dos tangíveis e intangíveis

A forma de organização proposta pelo guia propõe a integração de dez processos que controlam, de forma sistêmica, todo o ciclo de vida de um projeto, definindo que deve haver papéis e responsabilidades bem claros, limites de atuação de cada interveniente e transparência nas comunicações de toda a evolução do projeto aos interessados, os chamados stakeholders.

As nove áreas de conhecimento caracterizam os principais aspectos envolvidos em um projeto e no seu gerenciamento: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos humanos, Comunicações, Riscos e Aquisições.

Cada área de conhecimento se refere a um aspecto a ser considerado dentro da gerência de projetos. A sua não execução poderá afetar negativamente o projeto, pois projeto é um esforço integrado.

A figura abaixo ilustra a quantidade de processos existentes e relacionados entre os Grupos de Processos e as Áreas de conhecimento.

2.1.3 Stakeholders

Qualidade

A Gestão de qualidade tem por função assegurar o valor e características do projeto, de modo que satisfaça as expectativas do mesmo, para alcançar esse objetivo alguns processos são adotados como: Planejamento da qualidade, a garantia da qualidade e o controle da qualidade, esses processos trabalham de forma sincrônica sendo identificado pelo menos uma vez em cada fase do projeto. Para o suporte dessa gestão podemos citar algumas ferramentas denominadas como ferramentas de controle de qualidade que são usadas na administração.

  • Diagrama de causa-efeito
  • Fluxograma
  • Folha de verificação
  • Histograma
  • Diagrama de Pareto
  • Gráfico de controle
  • Diagrama de dispersão

Cada uma dessas ferramentas possui suas peculiaridades, algumas com representações esquemática de um processo, outras sintetizam planilhas e tabelas usadas para facilitar a coleta e a interpretação dos dados adquiridos porem a maioria das ferramentas revelam resultados e valores expressos em gráficos demonstrando situações atuais e projeções esperadas.

RH

A Gestão de Pessoas, modelo não tão recente praticado pela administração cientifica de Taylor e principalmente pela influência da escola das relações humanas encabeçada pelo casal gilbreth, atua com a aplicação de técnicas e conhecimentos administrativos com foco no ser humano (recursos humanos), essa gestão busca atingir a boa convivência da pessoas com o projeto, procurar atender e dar o suporte para os stakholders e de acordo com o PMBOK os principais processos da gestão de R.H. são:  planejamento  organizacional a montagem da equipe o desenvolvimento da equipe e o seu gerenciamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (205 Kb)   docx (323.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com