TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  14/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo das unidades 1, 2 e 3

Gestão de projetos

Na unidade 1, podemos entender o que é gestão de projetos, no qual trata-se de um conjunto de práticas e conhecimentos, que juntos formam ideias, que a partir destas geram processos que precisam ser desenvolvidos e estruturados, para serem colocados em prática de maneira estratégica, que alinhadas à organização, trazem benefícios e vantagens. Um projeto bem executado, acarreta grandes resultados, e para formá-los é necessário um bom planejamento, criar objetivos bem definidos e com todas as característica que melhorem e aperfeiçoem seu desempenho, como é citado na apostila, ter escopo, tempo e custo programados, para que haja coerência de forma geral da instituição perante ao projeto.

É importante também, a utilização de ferramentas do gerenciamento de projetos, no qual auxiliam na previsão e redução de imprevistos durante a execução dos processos. Um deles é utilizar de históricos de projetos anteriores, para que assim através de uma análise, saibam identificar possíveis riscos e problemas, que auxiliem na ação corretiva do projeto novo. A organização de documentos é um dos métodos eficientes de facilitar a estimativa e planejamentos, além do compartilhamento de informações e conhecimentos, que é um dos aspectos essenciais para realizar um projeto, pois envolvem todos os membros que participam das atividades. Os stakeholders, são essas pessoas ou membros, que estão envolvidos diretamente com o projeto, ou seja, são os principais influenciadores, seja positiva ou negativamente.

Na unidade 2, os processos em gerenciamento de projetos são evidenciados em cinco grupos, sendo a Iniciação (identificação, criação de objetivos e aprovação de viabilidade); Planejamento (stakeholders auxiliam na confecção do plano); Execução (coloca-se em prática); Monitoramento e Controle (observar e medir o projeto); Encerramento (conclusão de objetivos e arquivamento). Diante desses processos, percebemos o ciclo de vida de um projeto, no qual tem seu início, seu desenvolvimento e seu fim. São os passos que todo gestor segue para formar um projeto, seja ele qual for.

Na unidade 3, são definidas as áreas de conhecimentos em gerenciamento de projetos. São todos os conhecimentos e práticas que compõe os processos de um projeto.

  • Gestão de Integração: adequada coordenação de elementos.
  • Gestão do Escopo: assegura somente o necessário.
  • Gestão de Tempo: garantir o prazo.
  • Gestão de Custos: assegurar o orçamento previsto.
  • Gestão de Qualidade: assegurar as necessidades satisfeitas.
  • Gestão de RH: melhor utilização de pessoas envolvidas.
  • Gestão de Comunicações: garantir a comunicação exata entre todos os envolvidos, de maneira que as informações sejam entendidas corretamente.
  • Gestão de Riscos: identificação e análise de possíveis riscos.
  • Gestão de Aquisições: garantir a aquisição de produtos e serviços que ajudem no desenvolvimento do projeto.
  • Gestão de Envolvidos no Projeto: processos de identificação de stakeholders.

O boticário

O texto sobre a empresa Boticário fala sobre seu grande crescimento no mercado brasileiro. Seu início se deu graças ao seu fundador Miguel Krigsner, que junto com seus colegas recém-formados, decidiram abrir uma farmácia de manipulação com a intenção de vender cremes artesanais. Após emplacar seu primeiro sucesso no mercado, Krigsner viu a oportunidade de mercado se expandir. Abriu sua primeira loja em um aeroporto, pensando estrategicamente em sua localização, de forma que os viajantes que passavam por ali faziam o próprio marketing da loja após comprar seus produtos. Diante disso, percebeu um meio para acelerar seus processos, e esse foi pela abertura de franquias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com