TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  26/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

                                                    Faculdade QI FL05

Curso MBA em Gestão de Negócios

Fabiana Tavares

        

GESTÃO DE PROJETOS

Gravataí, 23 de Setembro de 2018.

SUMÁRIO[pic 2]

1.        AS 10 ÁREAS DO CONHECIMETO E SUAS FERRAMENTAS        3

2.        CONCLUSÃO        7

3.        REFERENCIAS        8

        

  1. AS 10 ÁREAS DO CONHECIMENTO E SUAS FERRAMENTAS

Dentre as áreas do conhecimento da gestão e projetos, podemos dizer que a Integração do Projeto é a unificação dos processos do dia a dia de forma que o gerente de projetos possa garantir que todas as partes funcionem juntas. Logo, é através dela que começa a ser elaborado o Escopo do projeto. Assim, uma das ferramentas que o ajudará nesta integração será a Matriz de Prioridade, pois é através desta ferramenta que poderá ser selecionado os problemas e causas que necessitam de uma prioridade, auxiliando na solução de problemas de organização e projetos. Esta matriz tem como objetivo a melhoria do processo global, ajudando na viabilidade econômico-financeira e rentabilidade/resultados.

O Gerenciamento de Escopo é muito importante para gerenciar um projeto, podendo dizer que é um dos que mais requerem a atenção do Gerente de Processos, pois é este gerenciamento que garante o atendimento de todos os requisitos de forma que o projeto seja concluído com sucesso. Ou seja, o gerenciamento de Escopo nada mais é que a forma de definir e controlar se tudo o que foi planejado está sendo cumprido. Sendo assim, uma das diversas ferramentas que auxiliará na organização e no detalhamento do escopo é chamado de WBS - Work breakdown structure ou EAP – Estrutura Analítica de Projetos.

A Estrutura Anaítica de Projeto (EAP) é uma ferramenta que auxilia na organização do escopo do projeto, pois com esta ferramenta é possível detalhar, ou seja, mapear tudo que será feito dentro do projeto, subdividindo-o em partes, podendo ser elaborado com a ajuda do Canva, uma ferramenta que auxilia e facilita na montagem da EAP, conforme segue no exemplo logo abaixo:

[pic 3]

Figura 1: Modelo de Estrutura Analítica do Projeto

 

Desta forma o Gerente de Projetos apresentará a EAP às partes interessadas de forma a fornecer uma visão mais detalhada e rápida de tudo que está planejado no escopo o que facilitará no gerenciamento do tempo e dos recursos necessários para o cumprimento do projeto, assim facilitando na identificação de possíveis ajustes e melhorias a fim de evitar impactos negativos e posteriormente a insatisfação do cliente.  

Apesar da EAP ser utilizada para o gerenciamento do escopo do projeto, ela também trará benefícios no gerenciamento do tempo, custo, riscos e até mesmo no gerenciamento das comunicações.

Outra área de extrema importância na gestão de um projeto é o Gerenciamento da Qualidade, pois é a área que busca assegurar o cumprimento de todos os requisitos de qualidade do projeto de forma a atender as solicitações da parte mais interessada, ou seja, o cliente, para que este saia satisfeito ao final do cumprimento do projeto. Desta forma, são diversas as ferramentas que poderão ser utilizadas para auxiliar nesta área do projeto, mas uma que é muito conhecida e utilizada é o PDCA (Plan, Do, Check, Act), ou seja, Planejar, Desenvolver, Checar, Agir, sendo uma das ferramentas essenciais no processo de melhoramento continua. Segue figura ilustrativa abaixo.

                           

                              [pic 4]

Figura 2: PDCA

  • Planejar: Localizar problema e obter planos de ação.
  • Desenvolver: Executar o plano de ação para garantir a qualidade.
  • Checar: Acompanhar os indicadores e verificar as metas.
  • Agir: Treinar, padronizar e corrigir erros

Esta ferramenta é utilizada na intenção de solucionar problemas encontrados ao longo do projeto de forma a identificar as oportunidades de melhoria e trabalhar nas mudanças necessárias buscando sempre resultados positivos com mais qualidade e eficiência.

Dentre as diversas ferramentas existentes e que são utilizadas no Gerenciamento de um Projeto, e que para o Gerenciamento de Aquisições é muito utilizado é a ferramenta chamada 5W2H que serve, neste caso, para documentar as decisões de compra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (227 Kb)   docx (508 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com