TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  14/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

Nesta parte do trabalho estaremos realizando a fundamentação teórica, ou seja, estaremos explicando os principais conceitos relacionados ao tema para que haja uma melhor e mais fácil compreensão do propósito do trabalho.

Começaremos pelo básico, o que é um projeto? Segundo Cleland, um projeto é uma combinação de recursos organizacionais, colocados juntos para criarem ou desenvolverem algo que não existia previamente, de modo a prover um aperfeiçoamento da capacidade de desempenho no planejamento e na realização de estratégias organizacionais. Já de acordo com Meredith, um projeto ;e uma única e exclusiva com um conjunto de resultados desejáveis em eu termino, é também complexo e suficiente para necessitar de uma capacidade de coordenação especifica e um controle detalhado de prazos, relacionamentos, custos e desempenho.

Desta, com a definição de o que é uma projeto já bem detalhada e compreensível, iremos para algumas definições mais diretas relacionadas a gestão de projetos. Gerenciamento da Integração: área que engloba os processos requeridos para assegurar que todos os elementos do projeto sejam adequadamente coordenados e integrados, garantindo que o seu todo seja sempre beneficiado; Gerenciamento de escopo: área que engloba os processos necessários para assegurar que, no projeto, esteja incluído todo o trabalho requerido, para concluí-lo  de maneira bem sucedida; Gerenciamento de tempo: área que engloba os processos necessaros para assegurar a conclusão do projeto no prazo orevisto. É uma das áreas mais visíveis do gerenciamento de projetos; Gerenciamento de custos: área que engloba os processos requeridos para asseguras que um projeto seja concluído de acordo com seu orçamento; Gerenciamento da qualidade: área que engloba os processos requeridos para assegurar que os produtos ou serviços do projeto irão estar em conformidade co o solicitado pelo cliente, ou contratante; Gerenciamento de Recursos Humanos: área que engloba os processos requeridos para fazer uso mais efetivo do pessoa envolvido com projeto; Gerenciamento das comunicações: área que engloba os processos requeridos para assegurar que as informações do projeto sejam adequadamente obtidas e disseminadas; Gerenciamento de riscos: área que visa planejar, identificar, qualificar, quantificar, responder e monitorar os riscos de projeto; Gerenciamento de aquisições: área que engloba os processos requeridos para adquirir bens e serviços de fora  da organização promotora. Também conhecido como gerenciamento de suprimentos ou contratos. As ultimas 9 definições foram retiradas do guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK), organizado pelo Project Management Institute, e que é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com