TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  17/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão de Projetos

Módulo: II

Aluno: Cyntia L. C. Cavalheiro

Turma: MBA Executivo em Gestão Empresarial

Tarefa: Atividade individual – análise da empresa CCC

Características do projeto 

O presente trabalho pretende analisar sob a ótica da gestão de projetos o caso apresentado da empresa CCC. Para tanto, vamos entender o que caracteriza um projeto, as fases do projeto à luz do conceito de ciclo de vida e encontrar a definição para o tipo de estrutura da CCC e da DT Produções, que é a sua incubadora e executora de eventos.

Um projeto é caracterizado por sua unicidade, exclusividade e período determinado para acontecimento. Conforme o PMBOK (2017), “um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.” Considerando esta afirmativa, pode-se dizer que o evento a ser promovido pela CCC é um projeto, pois: possui uma data para ser entregue (final do ano), tem uma singularidade ao querer associar a marca da empresa a um evento próprio e teve notável progressividade, visto que o evento foi desenvolvido de forma gradual, definindo cada fase do projeto.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Essa progressividade pode ser notada pelo processo utilizado para o gerenciamento do projeto, que contém a iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. Esses são os cinco grupos de processo descritos pelo guia PMBOK. Conforme Freitas (2019) a série de etapas que um projeto passa do início até o final é conhecida como ciclo de vida. Assim, pode-se destacar:

  • Processo de iniciação: Criação de um evento de música Rock em Porto Alegre, definição do escopo do projeto, aquisição e nomeação da DT Produções como gestora do projeto, busca de diferentes empresas apoiadoras, como as de fast food que deverão compor a praça de alimentação;
  • Planejamento: Definição das empresas a serem convidadas para servir ao público do evento; escolha do local onde será instalada a praça de alimentação; escolha do gênero musical do evento; definição do local de realização do evento, optando por um que já possui infraestrutura para comportar o mesmo.
  • Execução: a realização do evento na data programada e com tudo o que foi planejado.
  • Monitoramento e controle: Verificação se tudo o que foi planejado para o evento ocorreu na entrega do mesmo, se tem algo a ser melhorado. Preenchimento de um status report para documentar esse controle e ter registrado se as entregas foram de acordo, se o público foi conforme o esperado, se as empresas apoiadoras cumpriam seu papel, entre outros controles.
  • Encerramento: Momento de fechar as contas do projeto, finalizar o relatório com o que foi produtivo e o que pode ser diferente e melhorado, encerramento dos contratos com as empresas apoiadoras e com o pessoal envolvido.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

Neste projeto do evento, pode-se visualizar também a estrutura organizacional das empresas que participam do mesmo. É importante detectar esta característica da empresa, porque conforme Freitas (2019, p. 26) “projetos sempre operam dentro das restrições impostas pela organização por meio da sua estrutura e governança. Nesse contexto, tem-se três principais modelos de estrutura: a matricial, a funcional e a projetizada.

Considerando a descrição da empresa CCC, ela provavelmente possui uma estrutura matricial, porque se preocupa em desenvolver projetos, como o do evento e adquiriu uma empresa, a DT Produções, especialmente para ser responsável pela realização dos seus eventos. Nesse sentido, conclui-se que a empresa possui uma cultura de ter distintos projetos em andamento sempre. Isso se difere da estrutura funcional que realiza projetos, mas não tem uma gestão contínua dos mesmos. Já a empresa DT Produções, possui uma estrutura projetizada, visto que seu foco são eventos e por isso está em constante desenvolvimento de projetos.

Levando em conta o exposto acima, pode-se concluir que o evento promovido pela CCC se caracteriza como um projeto, visto sua temporalidade, singularidade e progressividade. Além disso, pôde-se observar que as diferentes fases para a realização de um projeto aconteceram e foram planejadas, o que demonstra que a empresa possui uma cultura para gerir projetos.

Referências bibliográficas

FREITAS, Carlos Augusto. Gestão de Projetos. Apostila MBA Executivo em Gestão de Empresas FGV, 2019.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBOK® Guide: guia do Conhecimento em gerenciamento de projetos. 6. ed. Pensylvannia, USA: Project Management Institute, 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (339.7 Kb)   docx (817.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com