TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  20/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.267 Palavras (10 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Associação Carioca de Ensino Superior Centro Universitário Carioca

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA

                                                            Gestão de Projetos

                                                               

                                                               

Resumo de 07 textos essenciais sobre Gestão de Projetos

                                                                               

2º semestre de 2021.

   

Sumário

  1. Área de conhecimento        
  2.         Grupo de processos        
  3. Ciclo de vida         
  4. Escopo B        
  5. EAP        
  6. Cronograma        
  7. Recuros Humanos        

  1. Áreas de conhecimento

O objetivo é compreender as áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos de acordo com o PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um indicador de padronização que identifica e conceitua processos, áreas de conhecimento, ferramentas e técnicas da gestão de projetos.Que facilita a padronização das atividades, a melhoria do fluxo de informações e dados, a mitigação de riscos, o aumento dos lucros, o controle dos prazos de entrega e a redução de despesas.

 

O Guia PMBOK (2012) descreve processos de gerenciamento de projetos agrupados em dez “áreas de conhecimento”. Tenha em mente que cada área expõe conceitos e atividades. De acordo com o PMBOK (2004, p. 71), essas áreas, usadas na maior parte dos projetos, referem-se ao gerenciamento de:

Integração do projeto: articula os planos e a execução do projeto, da iniciação ao encerramento, atuando em benefício dos stakeholders e requisitos do projeto;

Escopo do projeto: refere-se aos processos necessários para viabilizar o encerramento do projeto e a entrega dos resultados, alinhados às expectativas iniciais;

Tempo do projeto: envolve e controla o cronograma do projeto;

Custos do projeto: controla orçamentos e estimativas de custos do projeto, assegurando que o mesmo seja concluído dentro do valor planejado;

Qualidade do projeto: conduzida a melhoria contínua, buscando-se a prevenção em vez da inspeção, e a satisfação dos stakeholders;

Recursos humanos do projeto: delega funções, promove a integração entre as pessoas e acompanha suas atividades;

Comunicações do projeto: o gerenciamento das comunicações, que administra as informações desde a geração até o seu uso no projeto, sendo transmitidas entre a equipe e as partes interessadas;

Riscos do projeto: Apresenta os riscos identificados, determinando se o risco é positivo ou negativo e qual a estratégia de resposta mais adequada para cada um;

Aquisições do projeto:  podemos administrar contratos do projeto e gerenciar mudanças para se adequar a contratos existentes.

Sendo assim, tendo também o gerenciamento das partes interessadas é a área de conhecimento responsável por engajar as partes interessadas. Para isso é necessário identificá-las, classificá-las, priorizá-las e desenvolver estratégias para quebrar suas resistências e aumentar seu engajamento, além de executar essas estratégias e monitorar as partes interessadas de modo a garantir seu engajamento em todo o projeto e com escopo do projeto visando garantir o alinhamento dos resultados do inicial até o final.

  1. Grupo de Processos

Os processos de gerenciamento de projetos correspondem às etapas de: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento. Definir os objetivos, reduzir as alterações no escopo e executar as ações no prazo e com o orçamento previstos estão entre as principais dificuldades que os gestores encontram ao um projeto. Os grupos apresentados pelo PMBOK tornam essa missão mais detalhada e, consequentemente, acertada e prática.

Descrevendo cada um desses Processos, temos, basicamente, que saber o seguinte: 

Iniciação: Os processos executados para um novo projeto ou uma nova fase inicial, através de detalhamento para aprovação.

Planejamento: Definição do escopo do projeto, definir os objetivos e a linha de ação do projeto.

Execução: Executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para realizar as especificações do projeto.

Monitoramento e Controle: Para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar as áreas que serão necessárias mudanças no projeto e iniciar as novas mudanças.

Encerramento: Os processos executados para finalizar todas as atividades de todos os Grupos de Processos e realizar o encerramento do projeto.

Esses cinco Grupos têm dependências claras, e, em geral, são executados em cada Projeto e interagem dentro de cada Fase.

  1. Ciclo de Vida

    O ciclo de vida de um projeto corresponde a um conjunto de fases ou processos, os nomes dessas fases e as suas quantidades serão definidos pela área responsável da aplicação do projeto. Diferentes setores de empresas tendem a utilizar ciclos de vida semelhantes para gerenciar seus projetos.

O ciclo de vida de um projeto corresponde a todas as fases pelos quais ele deve passar para chegar ao resultado final e esperado. Os projetos costumam apresentar certo grau de incerteza, dessa forma, é feita a divisão em fases, procurando melhorar o controle e facilitar o monitoramento. É por isso que os ciclos de vida de projetos têm fases com nomes e subprodutos distintos, isto é, variam entre si.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (55.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com