TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  18/3/2023  •  Artigo  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

BACHARELADO EM GESTÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS

AULA 05: GERENCIAMENTO DE PROJETOS

TUTORA: PALMINA ALDA FERREIRA DE SOUSA

PORTFÓLIO V

Nos dias de hoje é cada vez mais fácil perceber que o gerenciamento de projetos é um tema que vem crescendo a cada dia e o domínio dessa arte vem se tornando cada vez mais necessário no mercado de trabalho. E para suprir as necessidades desse rápido crescimento podemos ver o quanto o MS Project se destaca, sendo um software de gerenciamento de projetos mais utilizado em todo o mundo.

O Microsoft Project é o software de maior aceitação mundial para Gerenciamento de Projetos por sua facilidade de utilização e versatilidade de aplicação. A utilização do MS Project é fundamental para garantir o sucesso do planejamento e execução dos projetos. Através de sua aplicação, gestores conseguem gerenciar recursos, o programa proporciona facilidades aos líderes como: calendários detalhados, distribuidores automáticos de tarefas e visualização de dados em múltiplos ângulos, entre outras vantagens, além de avaliar orçamentos, criar cronogramas, medir o desempenho, analisar oportunidades e avaliar riscos. Com a correta utilização deste software, podemos ter o controle total de cada projeto e ficarmos preparados para tomar decisões estratégicas. Ele que permite o responsável pelo planejamento, execução ou controle de uma série de atividades que se relacionam, trabalhar alinhado à utilização de recursos, custos, cronograma e as demais áreas do PMBOK ou o Guia mundial de boas práticas em gerenciamento de projetos.

Todavia, tão importante quanto saber o que é MS Project, é saber sua importância. Ele é um software de gerenciamento de projetos e atua em diferentes etapas da gestão. Porém, as esferas em que ele é mais diretamente relacionado são nas missões de planejamento e controle, tornando-se fundamental para garantir o sucesso do planejamento e execução de projetos. Através de sua aplicação, gestores conseguem gerenciar recursos, avaliar orçamentos, criar cronogramas, medir o desempenho, analisar oportunidades e avaliar riscos e, com a correta utilização deste software, é possível ter o  controle total sobre projetos e ficar preparado para tomar decisões estratégicas. Através do seu uso, também pode idealizar e programar atividades, controlar prazos, estabelecer custos, designar recursos e qualificar o grau de importância de um projeto como um todo.

Para tomadas de decisões em situações emergenciais, o MS Project apoia o gestor na busca de respostas rápidas para perguntas frequentes nestes momentos, onde as dúvidas mais comuns são: como saberei os prazos de cada tarefa? Quais serão os gastos? Quais tarefas preciso executar?

Por fim, são essas respostas que o MS Project auxilia o gestor para buscar soluções de forma assertiva e prática, por meio de gráficos e dados precisos sobre todos os processos e etapas de um projeto, além de desenvolver relatórios e  trilhas de atividades.

REFERÊNCIAS: https://www.laboneconsultoria.com.br

https://solar.virtual.ufc.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com