TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 7

              [pic 1]

ADMINISTRAÇÃO

Gestão de Projetos

Tutor EAD: Roberta M. C. Chaves

Professor EAD: Renato Torres

               

Pelotas/RS 2015.

SÚMARIO

1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................................3

2. EMPRESA RECEPTORA DO PROJETO.......................................................................4

3. GESTÃO DE PROJETOS ..................................................................................................4

4. VISITA A EMPRESA..........................................................................................................5

5. O ESCOPO DO PROJETO.................................................................................................5

6. DEFININDO TAREFAS.....................................................................................................7

7. CONCLUSÃO.......................................................................................................................9

8. REFERÊNCIAS..................................................................................................................10

  1. INTRODUÇÃO.

Para que se possa definir Gestão de Projetos, é preciso saber claramente o que é e para que serve um Projeto; Trata-se de termo bastante amplo e pode ser aplicado em várias situações. Mas no nosso caso, em ambientes corporativos, existe uma definição bem específica o PMBOK (Project Management BodyofKnowledge), é um guia elaborado pela instituição mais renomada do mundo na área, o PMI (Project Management Institute). Nesse guia, a palavra projeto está definida da seguinte forma: “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único e exclusivo”.

Já a Gestão de Projetos é a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso. Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto envolve todas as etapas do início ao fim, com planejamento, execução e controle das atividades.

É por isso que essa prática está ganhando força nas empresas brasileiras – com um certo atraso em relação às estrangeiras, diga-se de passagem. A gestão de projetos é uma realidade em economias desenvolvidas desde os anos 1990. Mas com os bons índices brasileiros recentes e o boom de investimentos alavancados pela realização de grandes eventos esportivos no país, as empresas daqui começaram a correr atrás de um maior planejamento e organização de seus projetos para não ficarem no prejuízo.

Projetos viabilizam mudanças nas empresas. E mudanças para melhor. O ambiente de negócios é altamente competitivo. Quem quer se destacar da concorrência precisa inovar. Lançar novos produtos, criar novos processos, entender as necessidades de seus públicos. Como se organizar, minimizar riscos, otimizar recursos e satisfazer clientes? Com a gestão de projetos!

  1. EMPRESA RECEPTORA DO PROJETO.

A empresa escolhida para receber a proposta do projeto, foi a Denise & Ribeiro Ltda., uma micro empresa e a mesma possui o nome fantasia de Nara Modas; fundada no ano de 25 de abril de 2000, na cidade de Arroio Grande/RS.

Nara Modas atua no ramo de serviços, na área de vendas como prestadora de serviço de vendas em local próprio. Atualmente a empresa conta com o apoio de sete colaboradores, distribuídos da seguinte forma:

  • Dois Sócios;
  • Três vendedores;
  • Um caixa;
  • Um serviços gerais.

A loja possui serviços de vendas de produtos, são eles: vestuário, cama, mesa e banho. Fundada por dois sócios, a empresa foi se consolidando, adquirindo clientela fixa e fidelidade da mesma abrangendo, tornando-se referência no ramo em Arroio Grande.

Os proprietários analisaram o mercado e identificaram uma oportunidade excelente de investimento, pois a cidade não contava com muitos serviços no ramo e possuía carência de atendimento. Aproveitando esta brecha, decidiu-se que o atendimento ao público e a qualidade na mercadoria seria prioridade na Empresa.

  1. GESTÃO DE PROJETOS.

O PMI (Project Management Institute), em português, Instituto de Administração de projetos. O PMI retrata o tema como um esforço para a criação de um produto ou serviço, que possui início e término bem definidos por datas, e que de forma eficaz, apresente um resultado diferente do anterior ao início do projeto.

O gerenciamento de projetos é composto por alguns processos como: Iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.   A gestão de projeto exige ações muito específicas, mesmo porque, segue algumas rotinas comuns para o gerenciamento, manutenção, controle de integração, tempo de início e fim, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições. Logo, é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas em projetos com o objetivo de atingir ou até mesmo exceder às necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas do projeto.

O gerente de projeto trabalha para manter o progresso e a interação mútua progressiva dos diversos participantes do empreendimento, de modo a reduzir o risco de fracasso do projeto, esse indivíduo raramente participa diretamente nas atividades que produzem o resultado final, a este individuo cabe a Gerencia do Projeto.

  1. VISITA A EMPRESA.

Realizou-se uma reunião com um dos sócios da empresa, com a finalidade de identificar carências na mesma para o desenvolvimento de um projeto. Foi possível perceber que a empresa não possui muito conhecimento na área de gestão de projetos.

Observou-se que a empresa possui interesse e preocupação com os seus colaboradores, já que a mesma busca a qualidade no atendimento, faz questão de oferecer um ambiente motivacional, de realização profissional, foco em resultados, saúde e bem-estar.

Logo, sugeriu-se que o Projeto implementado fosse de valorização do colaborador, a proposta agradou a empresa e foi permitida a realização do mesmo.

  1. O ESCOPO DO PROJETO

Projeto de valorização do colaborador.

Data de início do projeto: 10/02/2015

Data de término do projeto: 10/06/2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (188.4 Kb)   docx (84 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com