TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

FIZO – FACULDADES INTEGRADAS DA ZONA OESTE

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO GESTÃO DE PROJETOS

Osasco

2015

 

           Professor:

Projetos Contemporâneos (modernos) e Projetos Antigos

Os projetos modernos apresentam-se em muitas formas e tamanhos, tem curta duração, média ou longa duração, estruturas simples ou complexas. Já a maioria dos projetos antigos era relacionado a poder, religião, construção de grandes monumentos, não havia preocupação com custo e prazo.

Projetos e Processos

Projeto é uma iniciativa, uma ideia, que tem que ser colocada em pratica de alguma forma, seja no produto que gera, seja no cliente do projeto, na localização, nas pessoas envolvidas, ou em outro fator. Isto diferencia projetos de operações regulares de uma empresa - produção em série de margarinas é uma operação da empresa, ou seja, um processo de produção, mas por outro lado, a criação de um móvel sob encomenda é um projeto.

                                     De um gerente de projetos

Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso. Um gerente de projetos tem que dar instruções regulares sobre o escopo do projeto, deixar claro quanto aos resultados, coordenar e liderar de forma eficaz, cuidar das interferências burocráticas ou políticas, proporcionar as melhores condições de trabalho, provisionar os recursos necessários do projeto, delegar as atividades para atingir os melhores resultados. O gerente de projetos envolve-se desde do início até o final, passando pelas etapas de planejamento, execução, atividades de controle e entrega do projeto finalizado, o gerente é o centro de tudo.

          Dos cinco grupos de processos que compõe o ciclo de vida de um projeto

  1. Definir o ambiente para o sucesso: Escolher o melhor local, que sofra a menor influência possível da hierarquia, valores e comportamentos.
  2. Contextualizar a questão adequadamente: Buscar a visão mais próxima do problema possível, sempre se atendo aos fatos.
  3. Gerar alternativas: Utilizar processos criativos e participativos para geração de alternativas para decisão que será tomada.
  4. Avaliar as alternativas: Pesar cada uma das alternativas anteriores em critérios bem definidos. Esses critérios podem ser quantitativos e qualitativos.
  5. Escolher a melhor alternativa: Por meio de debates, coloca-se as melhores alternativas e se determina a melhor delas. É de fundamental importância registrar a decisão e comunica-la a todos envolvidos.

O que é uma análise swot em projetos?

É uma análise que ajuda a visualizar melhor o ambiente, mostrando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com