TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.441 Palavras (14 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Prof.ª  Ma. Renata M. G. Dalpiaz

Disciplina: Gestão de Projetos

Curso: Administração

Período: 7°

Tutor: Marco Aurélio

Desafio de Aprendizagem

Renata Amaral Silva – RA 376383

                                              Montes Claros - MG

Março/2014

Objetivo

O objetivo do trabalho consiste em identificar possíveis dificuldades ou falhas nos processos onde a informatização possa solucionar tal problema ou agilizar o processo de forma a contribuir para a empresa na otimização do atendimento ao cliente.

Empresa objeto de pesquisa – Supermercado Porto Brasil Ltda

       Com uma visão empreendedora o Sr. José Antônio Lima Campos transformou um sonho em realidade com o surgimento da empresa Porto Brasil Ltda., é uma empresa com área aproximada de 300m2, localizada a Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 93 A – Bairro São Judas Tadeu/Montes Claros – Minas Gerais. Composta por 12 funcionários estão no mercado a mais 15 anos, sua atividade comercial consiste em vendas de um grande mix de produtos, com predominância em alimentos diversificados, desde cereais, enlatados, bebidas, açougue, fornecimento de gás e água mineral, bem como fornecimento de pães, bolos e ainda itens de perfumaria, limpeza, papelaria e utilidades domésticas.

Política de Qualidade

  • Foco no cliente

Colocar as expectativas dos clientes externos e internos no ponto central de sua atuação. O sucesso é medido através da satisfação dos clientes com os produtos fornecidos.

  • Desenvolvimento e participação dos empregados

A qualidade e êxito dos produtos são de responsabilidade de todos, os colaboradores são qualificados no atendimento ao cliente e possuem autonomia e seu envolvimento é estimulado através da participação ativa.

  • Orientação para resultados

Para a empresa o desempenho da qualidade superior ao da concorrência é a chave para obter os excelentes resultados, considerando os interesses dos clientes, colaboradores e fornecedores.

Gestão de Projetos

Gestão é o ato de gerir, gerenciar e administrar pode-se perceber a gestão de projetos como uma administração específica. Essa especificidade não é diferente de outras, porém, é importante lembrar que a gestão de projeto tem o seu tempo de execução definido e que contrariamente difere de outras operações e/ou gestões permanentes da empresa. A gestão de projeto exige ações muito específicas, mesmo porque, segue algumas rotinas comuns para o gerenciamento, manutenção, controle de integração, tempo de início e fim, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições. Podemos defini-la como um desafio que exige habilidades e técnicas para alcançar um aglomerado de objetivos pré-concebidos.  Todavia, os projetos dependem de gerenciamento específico e de acordo com as operações contínuas de cada empresa. Portanto, observa-se que para a gestão de projetos são exigidas diversas disciplinas de gerenciamento, bem como a escolha do padrão ideal para gerenciar o projeto pretendido. Cada projeto apresenta um conjunto de desafios, para os quais são necessários procedimentos formais de gerenciamento. Com isso, entende-se que, o gestor de projeto necessita dominar os ambientes da organização, bem como estar atualizado com o campo de atuação do projeto e ter qualificações em Gestão de Projeto, Gestão de Negócios e Técnica.

Escopo do Projeto

Assim, foi realizada uma pesquisa de campo, cujo objetivo foi gerar resultados reais, sendo utilizados como informações para elaboração de um plano de melhoria. O qual pode ser utilizado pela empresa para auxiliar a gestão da qualidade dos serviços prestados.

1. Necessidades e diretrizes

Com o trabalho que estamos realizando pretendemos informatizar o supermercado Porto Brasil Ltda.

.

1.1 Objetivos:

Geral:

Desenvolver o software SoftMix, especifico para gerenciamento do supermercado, evitando  e corrigindo possíveis falhas  e proporcionando melhor funcionamento da empresa. Hoje a empresa enfrenta várias dificuldades, pois ela não tem nenhum sistema para controle, onde tudo é feito manualmente através de anotações em papel, o que gera vários problemas como:

  • Grande volume em papel.
  •  Atraso nas entregas.
  • Demora na soma das mercadorias no ato da venda ao cliente o que acaba deixando atendimento ineficiente.
  • Controle defasado do estoque onde na maioria das vezes esta ocorrendo a falta de alguns produtos. E não é feito um controle dos produtos mais vendidos, os produtos acabam sendo pedidos aleatórios.

1.2 Requisitos funcionais

O sistema tem como objetivo facilitar e agilizar o processo de venda da empresa, bem como trazer melhoras no atendimento aos clientes. Tem como abrangência inicial os setores de estoque, vendas, cadastro de clientes e fornecedores. O projeto tem a preocupação de programar o sistema sem que precise haver muitas mudanças na empresa, sendo que as vendas continuam a serem feitas da mesma forma, substituindo-se, é claro, as anotações em papel, pelo controle feito no computador. Será preciso certo investimento em equipamentos, usando ao menos três máquinas (uma no setor de atendimento, uma no estoque e outra no setor financeiro), ligadas em rede, permitindo ampliação desta rede. A empresa por ser um supermercado, trabalha com muitas classificações de produtos, mas estes dados serão usados apenas nos cadastros e consultas, sendo que a nossa preocupação é a de apenas armazená-los corretamente. Nosso cliente espera uma rápida implantação do sistema (2 a 3 meses), havendo uma expectativa de maior agilidade e facilidade nos processos de atendimento.Também faremos uma avaliação da qualidade do software visando descobrir até que ponto nosso software atende aos objetivos previamente identificados. Uma identificação e organização das informações obtidas também são necessárias para que seja possível identificar falhas e aperfeiçoar o processo de análise. Paralelamente deverão ser criados um parecer e um termo de compromisso. Após essas etapas reuniremos os dados e faremos uma apresentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (197.4 Kb)   docx (66.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com