TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA –

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – GESTÃO DE PROJETOS

PROF. RENATO TORRES


APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Empresa Ficticia LTDA é uma empresa especializada na produção de resinas acrílicas para as mais diversas indústrias químicas do Brasil e exterior. Desde 1985, a Empresa Ficticia se propôs a fazer um atendimento personalizado capaz de atender toda a demanda dos clientes, baseado na comercialização de produtos de alta qualidade.

Seu parque industrial está localizado estrategicamente na cidade de Roseira, em São Paulo, na Rodovia Washington Luiz, permitindo atender com agilidade empresas brasileiras em todo território nacional. Suas atividades também estão projetadas para a exportação, fator este que os mantém frente aos negócios na era da globalização.

Iniciou suas atividades em 1985 vendendo catalisadores especiais para a indústria de tintas, basicamente ÁCIDO XILENO SULFÔNICO e p-TOLUENO SULFÔNICO.

Hoje a empresa conta com noventa e oito funcionários e produz produtos químicos que são base na fabricação de adesivos, couro, domissanitários, espessantes, flexografia, impermeabilizantes, papel, serigrafia têxtil, têxtil, tintas e vernizes.

DEFINIÇÃO SOBRE GESTÃO DE PROJETOS

O que é Gestão de projetos

A primeira coisa que temos que entender é: o que é um PROJETO? De acordo com o PMI (Project Management Institute), a instituição mais renomada no mundo quando se trata desse assunto, PROJETO "é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único e exclusivo”.

Um projeto difere de uma operação por ser temporário, ou seja, possui começo, meio e fim. Por sua vez, a operação é algo contínuo.

Um projeto pode ser a construção de uma casa, o desenvolvimento de um software, a criação de um móvel sob medida, a implantação de uma nova linha de produção na fábrica, escrever um livro, realizar uma viagem e por aí vai.

Sendo assim, GESTÃO DE PROJETOS seria a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso.

Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto envolve todas as etapas do início ao fim, com planejamento, execução e controle das atividades.

A gestão de projetos é uma realidade em economias desenvolvidas desde os anos 1990. Mas com os bons índices brasileiros recentes, as empresas começaram a correr atrás de um maior planejamento e organização de seus projetos para não ficarem no prejuízo.

APRESENTAÇÃO DO ESCOPO DO PROJETO

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DO SETOR DE LOGÍSTICA

Para atender a demanda das vendas dos produtos químicos da Empresa Ficticia Ltda, é necessário um Projeto de Implementação de um setor de Logística.

Até o momento todo o transporte de produtos se dá com apenas uma transportadora contratada, que serve com carretas, caminhões truck e caminhões tanque.

A empresa possui um caminhão Ford Cargo com capacidade de 14 toneladas, mas encontra-se parado.

Esse projeto visa instalar um setor específico para cuidar de todo transporte, tanto com o caminhão "da casa" como a contratada, e abrindo oportunidade para outros fretes autônomos.

O setor de logística ficará encarregado de cotar preços, planejar itinerários e pagar os motoristas.

TAREFAS E PESSOAS ENVOLVIDAS

Tabela de envolvidos no projeto

Profissional     

Orçamentos

Construção

Implantar Sistema

Total (h)

Gte de projetos

36

0

0

36

Resp. Construção

0

72

0

72

Resp. Logística

0

0

16

16

Total

124

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (114.3 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com