TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  8/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO[pic 1]

Unidade-Brigadeiro

Gestão de Projetos

Atividades Práticas Supervisionadas

Professor: Fabio Aguiar

Nome:                                                         Ra:

Jéssia Passos Lima                                        1299162795

Márcia Edleuza da Silva                                2838287585

Rosângela         Conti Bigal                             4200076866

Sílvia Fernandes Liberato                                 3721682592

São Paulo, Abril de 2015.

Introdução:

A intenção deste trabalho é demonstrar todas as etapas do desenvolvimento de um projeto para criação e acompanhamento do mesmo, inclusive facilitar o entendimento de cada etapa do desenvolvimento do mesmo.

Todo projeto para que seja bem sucedido, precisa obter todas as condições previstas, como apresentaremos neste, mais adiante, os respectivos custos para desenvolvimento e implantação do mesmo e o cronograma de desenvolvimento e implantação, pois assim poderemos abordar todas as fazes e prevermos todas as condições, sabendo em que momento estamos e quanto será investido.

Etapa 1

Passo 1 :A Natureza de um Projeto e Desenvolvimento do Conceito

O que é um Projeto?

Projeto é a elaboração de um plano para a realização de algo, é um conjunto de atividades temporárias destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado único, que pode ser a geração de um produto, obtenção ou retenção de um cliente entre outros fatores.

Segundo Xavier, (2005, p.5), e de acordo com a norma ISO 10.006, projeto é: “Um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitosespecíficos, incluindo limitações de tempo e recursos”, portanto não podemos confundir um projeto com as operações regulares da instituição, pois uma operação regular, por exemplo, é a rotina da instituição, ou seja, a sua produção (em massa, por lotes, por produtos e etc.) já a produção sob encomenda passa a ser um projeto.

 Todo projeto é composto por três restrições: tempo, custo e qualidade.Maximiano (2002, p.26), define projeto como “um empreendimento temporário de atividade com início, meio e fim programados...”, pois não podemos montar uma atividade desta complexidade sem estipular prazos e metas, vale ressaltar que todo projeto deve ter objetivos claros, pois no instante em que eles forem atingidos o projeto será dado como finalizado.

O que é Gerenciar um Projeto?  

Gerenciar um projeto é o ato de gerenciar, coordenar, administrar, escolher e aplicar as técnicas de: conhecimentos e habilidades para a execução deste projeto de forma que se obtenha sucesso.

Ralph Keeling diz que “Quando um projeto é bem estruturado e se desenvolve tranquilamente, seus desafios podem ser estimulantes e prazerosos. Mas sendo mal definido ou mal gerenciado pode se tornar um pesadelo para todos os envolvidos”

 O ato de Gerenciar um projeto envolve todas as questões desde sua inicialização e a sua finalização, pois bem sabemos que esse processo, pois cinco etapas: Iniciar; Planejar; Controlar; Executar e Finalizar. Este processo é conhecido como Técnicas Modernas de Gerenciamento de Projetos.Ao realizar a aplicação destas técnicas aumentamos significativamente as probabilidades do projeto ser finalizado com êxodo dentro do prazo determinado sem aumentar sua margem de custo.

O gerenciamento de Projetos é composto por nove áreas que foram organizados pelo PMI- seguindo o conceito utilizado pelo PMI – Project Management Institute, que é um dos institutos mais conceituados no mundo no assunto. Sendo elas:

  • Gerenciamento da Integração
  • Gerenciamento de Escopo
  • Gerenciamento de Custos
  • Gerenciamento de Qualidade
  • Gerenciamento da Aquisição
  • Gerenciamento de Recursos Humanos
  • Gerenciamento das Comunicações
  • Gerenciamento de Risco
  • Gerenciamento de Tempo

Podemos contar também com algumas ferramentas para nos auxiliar na elaboração de projetos, as mais conhecidas e sofisticadas são os softwares da Microsoft Project, os pacotes daempresa Primavera, Timecontrol, ABT, e claro que além das ferramentas e necessário um conhecimento teórico, conceitual, que extrapole os limites do software.

Vale lembrar que gestor de projetos precisa saber lidar com as pessoas que estão ao seu redor, pois para gerir um projeto não utilizamos somente essas ferramentas, contamos com equipes, clientes, financiadores, fornecedores e entre outros ao qual não podemos controlar com um “clique” e sim com uma conversa ou negociação.

Enfim o gerenciamento de projetos traz um foco único delineado pelos objetivos, recursos e a programação de cada projeto.

Passo 2:

INFORMAÇÕES INICIAIS DO PROJETO

1. Dados de Identificação
1.1 – Titulo do projeto: Microempresa de produtos artesanais, voltada à elaboração de peças decorativas à base de biscuit, para ornamentação de festas e eventos, onde o diferencial são os produtos personalizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (153 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com