TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 7

Santa Terezinha – Anhanguera                                          Administração 6º

                 ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA                                                                          

                                                                                Professora: Ana Angélica

                                                                          Alunas: Alyne Reis R.A:

                                                                          Deyse Pires R.A:

                                                                                 Denise Dália R.A: 5669130239

                                             

Taguatinga 19 de Maio de 2015

                                          Introdução

A principal razão que nos levou a fazer essa pesquisa foi buscar compreender melhor, como se faz uma pesquisa de mercado, conexão com os clientes-previsão e mensuração da demanda e macroambiente, aqui podemos esclarecer como podemos manter uma conexão melhor com o cliente, e como é feita a previsão e mensuração da demanda e macroambiente.

MERCADO E CONEXÃO COM O CLIENTE

O caminho para o sucesso está na confiança com os seus consumidores devem ter em sua marca. É comum ouvir que o sucesso nos negócios é proporcional à boa reputação que uma empresa conquista em meio aos seus clientes, colegas e investidores. Bons negócios nascem com ideias inovadoras e um bom planejamento. Entretanto, para que a sua empresa decole de vez, também é necessário conquistar a clientela. Esse é um dos principais desafios da fase inicial de um empreendimento, já que o público costuma apresentar certa resistência em contratar prestadoras de serviços que ainda não possuem referências no mercado e opta pelas empresas que já estão estabilizadas a mais tempo e já possuem uma boa reputação. Segue abaixo três dicas para transmitir credibilidade ao seu cliente.

  • Seja sincero: Ser sincero em sua proposta e manter a imagem construída são uma maneira de chamar a atenção e fidelizar o seu cliente, pois  clientes satisfeitos podem render mais vendas do que um cliente que teve uma má experiência e nunca mais irá adquirir um produto semelhante ou recomendar a loja.
  • Saiba da sua área: é essencial estar sempre pesquisando e buscando novas informações sobre o seu segmento, devendo sempre buscar um canal de comunicação com seu cliente e expor as novidades, apresentando alternativas viáveis.
  • Demonstrar suas avaliações: Procure mostrar ao seu cliente uma maneira bem sinalizada com resultados, deixando sua homepage, o selo de certificações de qualidade recebidas e até mesmo o Reclame Aqui, de maneira a mostrar que a empresa está preocupada em oferecer soluções rápidas e eficientes.

Previsão e Mensuração da demanda

Os empreendimentos realizados em pesquisas de marketing têm como um dos principais objetivos, poder fazer uma previsão e medir a demanda, podendo a partir daí quantificar os investimentos necessários, sua capacidade produtiva, a necessidade de mão-de-obra, suas vendas futuras. Ou seja, terá a partir daí informações que serão utilizadas no planejamento estratégico da empresa.

De acordo com a necessidade específica da empresa, se faz uma mensuração da demanda do mercado.

Exemplos:

  • Para fins de pedido de matéria-prima;
  • Para contratação e treinamento de mão-de-obra;
  • Para decidir forma de distribuição;
  • Para planejar sua linha de produção etc.

Lembrando que mercado é o conjunto de todos os compradores, efetivos e potenciais, de uma oferta ao mercado. Que podemos dividir em quatro tipos, que são eles;

  • Mercado potencial: é o conjunto de consumidores que demonstram um nível de interesse suficiente por uma oferta ao mercado. Os consumidores potenciais devem possuir renda suficiente e ter acesso à oferta.

  • Mercado disponível: é o conjunto de consumidores que possuem renda, interesse e acesso a determinada oferta.
  • Mercado-alvo: é a parte do mercado disponível que a empresa decide buscar.
  • Mercado penetrado ou mercado atendido: é o conjunto de consumidores que estão comprando o produto da empresa.

As mensurações da demanda de mercado

Quando se faz a Mensuração de Demanda de um dado Mercado, devem-se considerar os componentes desse mercado. Talvez seja errado analisar a demanda do Mercado Total, pois nem sempre a empresa tem competência suficiente para atendê-lo.  É o volume total que seria comprado por um grupo de consumidores definido, num período de tempo definido, em uma área definida, em um ambiente mercadológico definido, sob um programa de marketing.

Quando se fala de Demanda de Mercado, entende-se que ela não é um número puro, mas uma função; função que depende de varias coisas.

A mensuração de demanda ainda consiste na atividade de transformar concepções qualitativas de mercado e em estimativas quantitativas de demanda. Para mensurar uma demanda, devemos considerar três aspectos: produto, local e tempo. Sendo que estes ainda podem ser divididos em diferentes níveis (KOTLER, 1996):

Sendo eles:

  • Níveis de produto: Item, classe e linha de produto, vendas de empresa, vendas de indústria e vendas nacionais;

  • Níveis de local: Cliente, território, região, país e mundo;
  • Níveis de tempo: Curto prazo, médio prazo e longo prazo.

Através da combinação dos diferentes aspectos de mensuração, chegamos ao total de 90 tipos de mensuração, cada um com um propósito específico. De acordo com a estratégia empresarial serão utilizados diferentes tipos de mensuração, para diferentes demandas. Há diversos termos e conceitos relacionados a demanda, porém os principais conceitos de mensuração são a demanda de mercado e a demanda da empresa, cada um ainda subdividido em funções de demanda, potencial e previsão(KOTLER, 1996).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com