TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  23/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6


[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Administração

Tamires Regiane Karen Pereira Pinto Souza – RA 6302189443 – Administração

ATPS – Gestão de Projetos

Professora a distância:

Tutor a distância:

Belo Horizonte

2015

Introdução

Com objetivo de analisar promover o projeto da empresa Agrolim Ecosistema de consultoria, a entidade presta de serviço para terceiros, com o manejo áreas de extrativismo de frutos do cerrado e pequenos pomares de frutos tradicionais e hortaliças de forma agroecológica.

É importante ressaltar  ponto se pode exigir dos outros a implantação da qualidade em serviços quando a empresa não tem condições de proporcionar as ferramentas de trabalho adequada aos seus funcionários.Esta obra vias atender as necessidades da empresa, visando proporcionar ferramentas viáveis para atingir um patamar considerável no mundo dos negócios. 

1.0 Dados da Empresa


Razão Social: AGROLIM ECOSISTEMAS LTDA - ME.

Nome de Fantasia: Agrolim Ecosistemas

CNPJ: 11.698.994/0001-88

Inscrição Estadual: Isento

Endereço: Avenida Getulio Vargas nº 38 – Centro

Cidade: Congonhas/MG

CEP:36.415-000


1.0 Apresentação da Empresa 


A empresa AGROLIM ECOSISTEMAS LTDA - ME  é do ramo do agronegócio. Que tem por objetivo a prestação de serviço para terceiros, com o manejo áreas de extrativismo de frutos do cerrado e pequenos pomares de frutos tradicionais e hortaliças de forma agroecológica .

A empresa foi fundada em 04 de julho de 2010, sob a denominação AGROLIM ECOSISTEMAS LTDA - ME. Avenida Getulio Vargas nº 38 – Centro município de Congonhas/MG. 
A sociedade se fazia em partes iguais pelos Sr. Marcos Aurélio Matos com 60% e Sr. Flávio Sotoriva 40%.

A primeira alteração ocorreu em 17 de setembro 2012 sendo que a sociedade foi transferida para o Sra. Ana Elisa Martins com 27% Marcus Aurélio Matos 60%  e Sr. Flávio Sotoriva com 13% .

Em 20 de agosto de 2000 ocorreu a primeira alteração contratual para que fosse alterado o capital social da empresa

Atualmente a empresa de pequeno porte, é administrada pelo sócio gerente Marcos Aurélio Matos, constituída por  seis funcionários, um gerente administrativo.

Os produtos que a empresa Agrolim Ecosistemas fornece:

  • Serviços de assistência técnica e consultoria em hortaliça;
  •  Consultoria para elaboração de diagnóstico do potencial de produção da sociobiodiversidade;
  • Consultoria para elaboração de diagnóstico socioambiental.

1.1 Dados da Empresa


Razão Social: AGROLIM ECOSISTEMAS LTDA - ME.

Nome de Fantasia: Agrolim Ecosistemas

CNPJ: 11.698.994/0001-88

Inscrição Estadual: Isento

Endereço: Avenida Getulio Vargas nº 38 – Centro

Cidade: Congonhas/MG

CEP:36.415-000

2.0  O que é gestão de projetos?

A Gestão de Projetos, Administração de Projetos ou Gerência de Projetos é um desafio que exige habilidades técnicas para alcançar um aglomerado de objetivos pré-concebidos. Os recursos e a prática podem ser entendidos com mais clareza através de seus processos e componentes. Como disciplina, a administração de projetos surgiu em alguns segmentos com aplicações diferentes.

As empresas estão se organizando e investindo na implantação de uma gerência de gestão de projetos numa escala e velocidade impressionante. A atualidade demonstra o aumento pela procura de gerentes de projetos, fato facilmente comprovado por meio dos anúncios de vagas na Internet, disponibilizados por meio dos diversos Sites de anúncios de empregos, seleção e recrutamento de profissionais. Da mesma forma, as últimas 6 décadas serviram como o palco de surgimento e identificação de muitas necessidades, fazendo surgir diversas técnicas e ferramentas para atender essa incitação na área de gestão de projetos. A realidade é que essa área está se popularizando. Todavia, os projetos dependem de gerenciamento específico e de acordo com as operações contínuas de cada empresa. O mundo apresenta mudanças numa velocidade nunca antes vivenciada e as organizações necessitam atualizar os seus produtos e serviços na onda dessa velocidade para se manterem no mercado por meio de inovações constantes. 

A palavra “Projeto” em si possui a seguinte origem conforme o Dicionário Aurélio: [Do latim. projectu, 'lançado para diante'.] “1. Idéia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro; plano, intento, desígnio; 2. Empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema; 3. Redação ou esboço preparatório ou provisório de um texto; 4. Esboço ou risco de obra a se realizar; plano; 5. Plano geral de edificação.” O próprio autor exemplifica: “Projeto de Lei; Projeto de resolução; Projeto gráfico; Projeto Paisagístico...” 

A literatura sobre o assunto é abundante e muitas são as definições existentes, no entanto, pode-se construir uma explicação razoável para o entendimento conceitual do tema, sem que com isso promova-se ou tenha-se a palavra final sobre o que são projetos; e sim mais uma contribuição sobre a questão. A série “Cardápio de Projetos do Programa Salto para o Futuro, da TV Escola”, cujo texto original foi adaptado do texto Gestão de Projetos, presente no livro Gestão da Escola, apresenta de forma clara alguns conceitos que ajudarão o entendimento e servirão de base para nossa intenção. “Projeto é intenção; pretensão; sonho; doutrina; filosofia; diretriz; idéia; concepção de produto ou serviço; esboço ou proposta; desenho para orientar construção; é empreendimento com investimento; é atividade organizada com o objetivo de resolver um problema; é um tipo de organização temporária, criada para realizar uma atividade finita.” 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (196.6 Kb)   docx (56.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com