TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Qualidade e Controle de Processos

Por:   •  18/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 4

GESTÃO DA QUALIDADE E CONTROLE DE PROCESSOS

Bloco 1

Amanda Kerklaan

O controle de qualidade como conhecemos, como um sistema administrativo e fazendo parte das metas e objetivos organizacionais, surgiu nos Estados Unidos a partir da 1900 com nomes importantes como Taylor, Shewhart, Maslow, Deming, Hezberg e entre outros.

Apesar de não terem ou desejarem um “prazo de duração” é mais do que comum organizações acabarem.  Dellaretti Filho e Drummond (1994) disseram que a única forma de garantir a sobrevivência das organizações é seguir os atributos da qualidade, que são: moral, qualidade intrínseca, entrega e custo.

A moral representa o espírito do trabalhador, a qualidade intrpinseca à qualidade dos produtos e serviços, a entrega o cumprimento do “acordo” da organização com o cliente (o produto deve ser entregue na hora e lugar correto e com a quantidade correta), o custo representa tanto o custo de produção quando o custo que recai sobre os consumidores, e a segurança é entendido como a segurança interna do processo produtivo como a segurança externa.

Já o  Brasil até a década de 40 era um país fundamentalmente agrícola, não tendo passado pelas etapas da evolução da qualidade como os EUA.  

A indústria automobilística brasileira desempenhou um papel fundamental na formação de uma cultura da qualidade na indústria brasileira sendo um dos primeiros focos industriais do país, onde passamos de importadores para indústria. Essa cultura que foi integrada a outros setores, principalmente para as indústrias de bens de consumo, que a preocupação com a qualidade surgiu da necessidade de aprimorar a produtividade e aumentar a competitividade das organizações.

O famoso ciclo PDCA (plan, do, checkl e act) de Deming foi adaptado no nosso país por Falconi para o Masp (metodologia de análise e solução de problemas) realizou e realiza mudanças orientadas à melhoria contínua e ao controle de qualidade total.

O PDCA com suas fases cíclicas (planejar, fazer, verificar e agir) identifica novos pontos de melhora ou acerto a cada ciclo realizado, levando assim à melhoria contínua. Já o Masp o emprega para realizar a análise de problemas e validar sua solução proposta.

O Masp então possui sete fases são elas: identificação do problema, observação, análise para descobrir causas, plano de ação, ação para eliminar causas, verificação da eficácia da ação e a  padronização. A correta aplicação do Masp leva à solução de problemas e a sistematização dos resultados, poupando e recursos e provendo um diferencial competitivo em relação ao mercado, pode também ser aplicado em todos os setores da organização onde é identificados funções como planejamento, controle e direção

Nas empresas contemporâneas a qualidade se tornou um fator essencial para a competitivide e crescimento das organizações, tornando algumas ferramentas essenciais para a rotina de trabalho e ao processo produtivo.

Uma delas é os 5 Ss, ou cinco sensos, é uma ferramenta que eleva a capacidade de discernimento e efetiva a ordem organizacional.

Os cinco sensos são: senso de descarte ou liberação de áreas, senso de organização, senso de limpeza, senso de padrão e senso de disciplina. Os sensos oferecem aos trabalhadores ferramentas importantes para o desempenho útil e produtivo no ambiente de trabalho, se tornando indispensável a organização como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com