TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade E Processos

Trabalho Universitário: Gestão Da Qualidade E Processos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho FGV

Turma: GE 30

Prof: Luiz Carlos Becker Jr.

Disciplina: Gestão da Qualidade e Processos

Aluno: Fabiano Salles Soares

CARACTERÍSTICAS NORMAS ISO 9000

As ISSO´s possuem um papel muito importante no mundo globalizado, devido ao seu reconhecimento internacional no que diz respeito às relações contratuais entre organizações, melhoria para sociedade e indivíduos, criando uma linguagem comum em termos de sistema de gestão, de produção e de especificação de bens e serviços.

Algumas características das normas ISSO 9000:

Certificação

As organizações adequam seus sistemas de gestão da qualidade as normas de referencia, com o objetivo de atestar publicamente, de forma registrada, que o seus sistemas estão em conformidade com os requisitos especificados, sejam requisitos nacionais ou internacionais, passando mais credibilidade e segurança ao mercado.

Envolve a alta administração

Todos na empresa têm que estar envolvido com o processo de certificação e adequação do sistema de qualidade junto com a alta administração, sendo que ela assegura que os objetivos da qualidade, incluindo aqueles necessários para atender os requisitos do produto sejam estabelecidos nas funções e nos níveis pertinentes da organização.

Sistema Formalizado

O sistema da qualidade uma organização é baseado em um manual da qualidade e de procedimentos que orientam como executar determinadas tarefas, detalhando os processo e as reponsabilidades a eles associados.

A ISO 9000 obriga que as atividades pertencentes ao Sistema da Qualidade sejam documentadas como forma de sedimentá-lo em bases sólidas e passíveis de verificação. Este aspecto é extremamente importante para fins de uma auditoria de certificação por uma entidade ou por um Cliente.

Sistema é realimentado

A ISO 9000 exige que o Sistema da Qualidade se aperfeiçoe constantemente através de ações corretivas sobre problemas detectados pelo próprio Sistema (p.ex. Auditorias Aplicação de Fundamentos e Critérios de Excelência reconhecidos e utilizados mundialmente.

CARACTERÍSTICAS PNQ

O PNQ é o prêmio nacional da qualidade, sendo sua missão associada à divulgação dos fundamentos da excelência em gestão para o aumento de competividade das organizações e do Brasil.

As organizações devem ir à busca da excelência na gestão e devem se empenhar para atender todos os critérios de excelência, realizando ações compatíveis com os itens de avaliação vinculados a esses critérios.

Tais critérios mostram o que uma organização deve fazer para obter sucesso na busca pela excelência no desempenho. Mesmo não concorrendo ao PNQ, qualquer organização pode buscar definir suas próprias estratégias e processos de gestão com base nos critérios de excelência.

O modelo do PNQ é flexível e adaptável a qualquer ramo de atividade. Além disso, os critérios poderão ser adotados por organizações que pretendem fazer uma auto-avaliação e medir seu desempenho em relação aos clientes, pessoas, fornecedores, produtos e processos, possibilitando a identificação dos seus pontos fortes e das principais oportunidades de melhorias.

Outra importante característica do PNQ é o conjunto de Fundamentos da Excelência que permeiam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com