TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de RH

Por:   •  10/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 7

Gestão de Recursos Humanos II

Plano de Negócio

Definição da empresa: Supermercado Lins

Ramo da atividade: Revenda de produtos em matriz

Missão: Fornecer produtos de qualidade, que possuam certificação para melhor atender as necessidades e desejos do consumidor, tendo como ponto primordial a motivação e valorização do funcionário como parte da equipe.

Visão: Ser um centro de distribuição que possua um diferencial das demais redes de supermercados. Tendo como objetivo alcançar o reconhecimento como o melhor distribuidor varejista da região de Palhoça.

Valores:

Organograma:

[pic 1]

ATRIBUIÇÕES DA UNIDADE

As atribuições da unidade, estão voltadas para 5 principais atividades dentro de uma gestão coerente de recursos humanos, que são, o recrutamento, admissão, treinamento, compensação de funcionários e desligamento.

  • Recrutamento

O recrutamento é o primeiro processo dentro de uma contratação. É nesta etapa que deve ser identificado o perfil de cada candidato para a ou as determinadas vagas. Sempre optando pelo que melhor se encaixou nas descrições da vaga e que mais se destacou nos quesitos de interesse em fazer parte da equipe. E perceber também se o mesmo possui as especificações ou disponibilidades que a vaga exige, tendo em vista que precisa-se de alguém que supra das melhores formas as necessidades da empresa para tal função.

  • Admissão

A admissão é a finalização do processo de recrutamento, nela a empresa assume a responsabilidade de contratação do funcionário, bem como esclarecer eventuais e possíveis dúvidas sobre o cargo e seus benefícios monetários e não monetários. Nesta etapa, faz-se o cadastro do candidato como um novo integrante da equipe, bem como o recolhimento da carteira de trabalho e demais documentos necessários para a finalização deste processo.

  • Treinamento

O treinamento nesse processo de gestão de recursos humanos trará ao funcionário todos os conceitos e funções que o mesmo precisa adquirir para dar início as suas atividades. Precisa ser dedicado nesta etapa, tempo e materiais suficientes para a capacitação.

  • Compensação de Funcionários

       A compensação, em que o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, deve observar o limite máximo de dez horas diárias. Além disso, sempre que o empregado alterar seu horário de trabalho, a empresa deverá celebrar novo acordo de compensação de horas, porque o anterior perde a validade, mesmo que o seu prazo seja indeterminado.

  • Desligamento

       A demissão implica em um vazio na equipe e na ausência de um profissional desenvolvendo determinada atividade. Na posição do gestor, é necessário fazer um plano de como será o futuro sem determinado funcionário. O líder precisa procurar estudar os pontos mais frágeis de sua equipe e, com base nestas fragilidades, deve procurar estrutura para que eventuais saídas de colaboradores não atrapalhem muito os processos. Porém, isso se torna bastante complicado em empresas onde não existem métodos de trabalhos definidos, processos bem elaborados e equipes muito enxutas.

ATRIBUIÇÕES DO GESTOR - RH

       O gestor de RH precisa saber “vender” bem a organização contratante e selecionar, com mais assertividade, os melhores canais para veicular a vaga.

  • Treinamento e Desenvolvimento

       Depois de selecionar o candidato, a organização precisa receber e ambientar o profissional em sua estrutura. Isso significa que o gestor de RH terá que apresentar toda a empresa e os colegas de trabalho para esse novo colaborador, ou seja, é um momento onde o novo funcionário conhece toda história, estrutura, os principais nomes/coordenadores, setores, ramais e cuidados dentro da empresa.

  • Remuneração e benefícios

       Quando um novo funcionário está prestes a ser contratado em uma empresa, é preciso que os contratantes calculem previamente os gastos necessários para manter esse profissional na organização. Essas tarefas são atribuídas ao gestor de RH, mais precisamente do Auxiliar de Folha de Pagamento ou Gerente de Administração Pessoal. São eles que realizam a gestão da remuneração do colaborador, assim como seus benefícios e gratificações. Além de trabalhar diretamente com os números, o profissional responsável por remuneração e benefícios precisa constantemente lidar com fornecedores e sindicatos para garantir que todos os colaboradores recebam o que é seu por direito.

  • Cargos e salários

       O profissional responsável por desenvolvimento de carreira precisa conhecer a política interna da organização quanto a aumentos e promoções.  principal objetivo do plano de carreiras é reter os talentos presentes na organização. Por isso, o Gestor de RH precisa planejar de acordo com os interesses da empresa e do profissional, a melhor maneira de fazê-lo ascender dentro da empresa. Esse processo, além de motivar os colaboradores, diminui o número de desligamentos e aumenta a rotatividade dos funcionários dentro da própria empresa.

POLITICA DE RH

       As políticas de Recursos Humanos são guias para ação. Servem para promover a resolução dos problemas que acabam ocorrendo com frequência no mundo organizacional. Para evitar conflitos dentro deste ambiente, é preciso estabelecer práticas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, tendo como finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção das metas da organização.

No entanto, as polícias de Recursos Humanos de uma empresa podem variar de acordo com a sua cultura organizacional. Para que o objetivo da empresa tenha possibilidade de ser atingido de forma eficiente, é preciso estabelecer uma competente e eficaz política de RH. Isso requer investimentos e recomposição integral de conhecimento organizacional tanto operacional quanto gerencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (177.6 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com