TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.767 Palavras (12 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇAO

A empresa estudada no projeto multidisciplinar – PIM VIII,  Serviço Social do Comercio – SESC, fundada no Estado do Espirito Santo em 1947, com o intuito de  melhorar a qualidade de vida do trabalhador do comercio de bens, serviços, turismo. Ela também atende uma parcela da comunidade através dos seus programas de educação, saúde, lazer, cultura e assistência. O departamento regional do SESC no Espirito Santo conta com uma rede de instalações físicas pela capital e interior do Estado. Sendo situada assim a empresa em estudo no Municio de Aracruz, Rodovia ES – km 35 Norte s/n, Santa Cruz. Neste projeto iremos exemplificar como se pode aplicar os conhecimentos estudados como, técnica de negociação, planejamento estratégico e sistemas para operações de recursos humanos , aplicando tais técnicas no contexto geral da organização, estudando novos métodos de aperfeiçoamento e deste modo apresentando um plano de melhoria a empresa.  

2.0 TECNICAS DE NEGOCIAÇAO

A negociação está em todos os aspectos da vida, e não poderia ser diferente no ambiente corporativo. No relacionamento com clientes, colaboradores, supervisores, fornecedores e investidores, é preciso negociar para concretizar nossos objetivos pessoais e profissionais, e para que nossas diferenças sejam conciliadas. Negociar é a arte de buscar acordos, na presença de interesses comuns e posições divergentes. Ou seja, negociação é o encontro de duas ou mais partes com algum objetivo em comum, que, na ausência de conflitos de interesses, buscam acordos nas posições conflitantes, considerando aquilo que seja suportável pelas partes. (BASSO Carlos, 2016, CR Basso – blog)

Ao inserir a empresa objeto em estudo no contexto do tema abordado vale ressaltar a importância da negociação. Sendo a empresa em questão, uma empresa grande, com varias estruturas, a empresa apresenta negociações com fornecedores, e consumidores dos produtos oferecidos.

Quando se trata em negociação com ao cliente, considera-se que toda negociação é feita através do colaborador responsável pelo setor. Dependendo da importância da negociação a mesma é transferida ao setor administrativo e o mesmo fara as tomadas de decisões baseando-se em como o mercado externo esta reagindo, declarando sempre sua posição em relação a negociação, oferendo algum tipo de vantagem seja em descontos ou prestações de serviços extras.

Não pode se deixar de salientar que quanto as negociações também se inclui nesse quesito as negociações trabalhistas, ocorridas dentro da própria empresa em relação aos trabalhadores, visto que a empresa preza por participar e manter acordos coletivos realizados entre os coordenadores dos departamentos e os empregadores, sempre procurando o que seja melhor para ambas as partes.

De acordo com Herb cohen, a ciência da negociação se baseia em três pilares: conhecimento, tempo e poder. O conhecimento para se entender profundamente do que esta falando, com quem esta falando, suas necessidades e motivações. Tempo relativo as oportunidades, e o poder, demonstrado através de influencias, convicções nas decisões, no domínio do assunto. Não é simples dominar os três pilares, mas conhece-los e buscar aplica-los é essencial para alcançar grandes negociações. (BASSO Carlos, 2016, CR Basso – blog)

S. Kozicki, autor do livro Negociação Criativa, define quatro know-hows essenciais para os grandes negociadores (1998, apud MARTINELLI; GHISI, 2012, p. 112): criatividade, versatilidade, motivação e habilidade para não se envolver pessoalmente durante a negociação, o que ele chama de “manter-se afastado''.

A negociação é uma troca de valores. Estamos sempre aprimorando as nossas qualidades para nos tornarmos bons negociadores.

2.1 ADMINISTRACAO DE CONFLITOS NAS NEGOCIACOES

Varios fatores podem influenciar o surgimento de conflitos, não deixando de lado às questões relacionadas ao trabalho. Os mais comuns são as diferenças individuais, os diferentes níveis de competências, as visoes diferentes, etc. Para a empresa o conflito em alguns momentos e determinados níveis não são necessariamente negativos; a maneira de se lidar com eles é que pode gerar reações boas ou ruins.  

Segundo a direção da empresa ao longo dos anos foram identificadas as seguintes fontes de conflito:, desejo de êxito econômico, expectativas não atendidas, diferenças culturais e individuais, divergência de meta, etc. Administração de conflitos adotado pela empresa consiste em: Comunicação, sem diálogo não há comunicação nem solução para os problemas; e a maioria dos erros, omissões, irritações, atrasos e confusoes são causados por uma comunicação inadequada ou a falta dela. Saber ouvir, demonstrar interesse pela pessoa que fala e pelo assunto; ouvir ativamente, pois metas e intenções não compreendidas levam sempre a um trabalho sem sucesso; ser afirmativo e demonstrar respeito. Saber perguntar, ouvir atentamente é muito importante para que se seja assertivo e cooperativo para pôr fim a conflitos. A empresa discute a natureza do problema e não dos sentimentos envolvidos e acredita que um conflito quando ocorre eventualmente proporciona também inovação, melhoria, vantagem competitiva e o debate de idéias, por isso o objetivo da empresa não é eliminar por completo os conflitos e sim desenvolver em seus administradores a capacidade de entender a origem dos conflitos e estabelecer estratégias para a solução dos mesmos sem que fiquem ressentimentos, ou um ambiente de trabalho ruim.

Ja no caso das negociaçoes externas, conclui-se que a empresa proucura estudar os fornecedores, os produtos, para evitar assim ao maximo qualquer tipo de divergencia.

2.2 TIPO DE NEGOCIADOR EVIDENCIADO NA EMPRESA

De acordo com os autores Behr e Lima (1998), as diferentes Teorias da Administração possuem uma visão de mundo e de homem distintas. Dessa forma, cada abordagem requer um estilo de administrador, de gestor e de líder. As habilidades de negociação podem ajudá-los a desempenhar suas atividades conforme a visão de homem e de mundo de cada teoria. Na Teoria Comportamentalista o “homem administrativo” é visto como um ser participativo. O estilo de gestão ideal é a democrática e participativa. (PESSOA Eliana, 2008, @artigos)

Na empresa estudada, em relaçao a negociaçao com os trabalhadores foi encontrada o estilo de negociador participativo. Aonde o gestor da empresa responsavel pelos colaboradores, estuda as melhorias de seus funcionarios, negocia, e busca ao maximo satisfazer ambas as partes.

2.3 O PROCESSO DE NEGOCIACAO

Para os colaboradores do SESC, o processo de negociaçao é um momento de tensao e pressao, por mais que possamos estar acostumados a negociar, as negociaçoes ocorres dos dois lados. É  um acordo onde atuam-se pensamentos diferentes e convergentes. Tem-se entao a criatividade que favorece a flexibilidade, e a conciliaçao de situaçoes opostas, encarando e conduzindo a negociaçao a favor de ambas as partes. Para um bom desenvolvimento de todos é necessario alem do conhecimento tecnico, a habilidade para solucionar problemas, relacionamento, lidar com a diversidade o que se encaixa na capacidade criativa, sendo pro-ativo e quebrando paradigmas pois muitas vezes vivemos num ambiente agitado e por vezes repetitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (231.2 Kb)   docx (158.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com