TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  8/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  13.267 Palavras (54 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 54

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE SOCIAIS E FILOSOFICAS

IV Ano do Curso de Licenciatura em HIPOGEP

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Aula I (17/07/2017)

Discussão das expectativas em relação às aulas práticas

• Regras do jogo

  • Assiduidade e pontualidade;
  • Profissionalismo;
  • Preparação das aulas;
  • Distribuição de folha de presenças.

• Organização de grupos de trabalho

• Critérios de avaliação

  •  Frequência (60%);
  • Trabalhos práticos (30%);
  • Assiduidade e participação nas aulas (10%)

GESTAO DE RECURSOS HUMANOS

ORGANIZAÇÃO (Conceito)

É uma combinação intencional de recursos (pessoas, dinheiro, tecnologia, material, etc.) para atingir um determinado objectivo;

É um sistema de recursos (pessoas, informações, conhecimento, espaço, tempo, dinheiro, instalações) que procura realizar objectivos.

Pode ser entendida como um sistema de actividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas. A cooperação para elas é essencial para a existência da organização. Uma organização somente existe quando: Há pessoas capazes de se comunicarem; dispostas a contribuírem com acção; a fim de cumprir um propósito comum.

GESTÃO 

CONCEITO

  • É um conjunto de tarefas que procuram garantir a afectação eficaz de todos os recursos disponibilizados pela organização, a fim de serem atingidos os objectivos pré determinados
  • Pode-se definir gestão como o processo de se conseguir obter resultados com o esforço dos outros. Pressupõe a existência de uma organização, isto é, várias pessoas que desenvolvem uma actividade em conjunto para melhor atingirem objectivos comuns; implica a afectação e o controlo de recursos financeiros e materiais;
  • É a implementação de políticas, procedimentos, regras, regulamentos, conforme definidos pela administração;
  • O trabalho envolvendo a combinação e direcção da utilização de recursos necessários para atingir objectivos específicos.

Gerir implica acima de tudo, decidir que objectivos a prosseguir e qual a sua hierarquia em termos da relevância; depois, que caminho a seguir para os atingir, isto é, que estratégias e tácticas a aplicar; como organizar os recursos humanos e materiais disponíveis; como dirigir os subordinados.

RCURSOS HUMANOS

Normalmente, designa-se recursos humanos ao conjunto de trabalhadores ou empregados que fazem parte de uma empresa ou instituição e que se caracterizam por desempenhar uma variada lista de tarefas específicas a cada sector.

São pessoas que ingressam, permanecem e participam na organização. Constitui o único recurso vivo e dinâmico da organização, alias, recurso que decide manipular os demais recursos, que são inertes e estáticos, (Chiavento 2006).

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS[1]

  • Gestão de Recursos Humanos é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, selecção, treinamento, recompensas, e avaliação do desempenho.
  • Gestão de Pessoas é o conjunto integrado de atividades de especialistas e de gestores - como agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas - no sentido de proporcionar competências e competitividade à organização;
  • Função Administrativa devotada à aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados e ou função na organização que está relacionada com a provisão, treinamento, desenvolvimento e manutenção dos empregados.
  • Para Doney at all (2000), Gestão de Recursos Humanos é o processo que tem em vista  o alcance dos objectivos da organização através da capacitação, retenção, desenvolvimento, despedimento e utilização adequada dos Recursos Humanos que estejam à disposição da organização.
  • Pode ser entendida como parte integrante da organização que se ocupa das pessoas que nela participam e desempenham determinados papéis e das suas relações, a fim de concretizar os objectivos organizacionais que individualmente jamais concretizariam

EVOLUÇÃO DE GESTÃO RECURSOS HUMANOS

O século XX trouxe grandes mudanças e transformações que influenciaram poderosamente as organizações, a administração e o comportamento. É o século que pode ser definido como o das burocracias ou das fábricas. Neste sendo, pode-se visualizar ao longo de século XX como três eras organizacionais distintas[2]: A Era da industrialização Clássica, a Era da industrialização Neoclássica e Era da Informação.

  1. Era da Industrialização (1900 e 1950) – é ao período que envolveu a primeira metade do século XX, ou seja, estendeu-se ate meados de 1950. A maior característica foi a intensificação da industrialização a nível mundial e o surgimento dos países desenvolvidos ou industrializados; as empresas passaram adoptar a estrutura organizacional burocrática, caracterizada pela forma piramidal e centralizador, com ênfase na departamentalização funcional e centralização na tomada de decisões no topo da hierarquia e no estabelecimento de regras e regulamentos internos para disciplinar e padronizar o comportamento das pessoas, sem capacidade para mudança e inovação.

Na industrialização clássica surgem os antigos Departamentos do Pessoal (DP) responsáveis pela admissão por meio de contrato individual, anotação em carteira de trabalho, contagem das horas trabalhadas para efeito de pagamento, aplicação de medidas disciplinares pelo não cumprimento do contrato, contagem de férias etc. e, logo mais, os Departamento de relações industriais (DRI). Estes assumem o mesmo papel, acrescentando outras tarefas como relacionamento da organização com sindicatos e a coordenação interna com os demais departamentos; as pessoas são consideradas apêndices as maquinas e meras fornecedoras de esforço físico e muscular – pessoas como mão-de-obra. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (92.5 Kb)   pdf (782.7 Kb)   docx (311.8 Kb)  
Continuar por mais 53 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com