TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  2/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE UNIP

JOÃO CARLOS JOSÉ LÚCIA

RA 1912968

HORUS

PIM III

 

OLÍMPIA

2020

UNIVERSIDADE UNIP

JOÃO CARLOS JOSÉ LÚCIA

RA 1912968

HORUS

PIM III

Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade Unip

Orientador: Katie Graciano

 

OLÍMPIA

2020

RESUMO

Neste trabalho será apresentado o gerenciamento de pessoas, onde vamos entender um pouco mais como o ciclo motivacional e as barreiras motivacionais, são impostas dentro da empresa, também será apresentada a estatística aplicada, onde nos aprofundaremos nos métodos estatísticos e as causas de turno ver e para encerrar, veremos um pouco de contabilidade, no qual será apresentado um balanço patrimonial da empresa, juntamente com seus prós e contras.

Palavras-chave: gerenciamento – turnover – motivacional

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 05

2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS...................................................................... 06

2.1 Ciclo motivacional............................................................................................. 06

2.2 Barreiras para motivação..................................................................................07

3. ESTATISTICA APLICADA................................................................................... 08

3.1 Fases do método estatístico............................................................................ 08

3.2 Turnover ou Rotatividade de Pessoal............................................................. 09

4. CONTABILIDADE................................................................................................. 12

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS OU CONCLUSÃO................................................... 13

1. INTRODUÇÃO

        As organizações do trabalho, ao longo dos tempos, foram evoluindo quanto ao valor empregado ao seu pessoal. Antes estes eram considerados apenas como recursos, ao lado de tantos outros que fazem parte das organizações, dessa forma eram vistos como servis e passivos. Atualmente a realidade não é a mesma. Todas as mudanças sofridas pelas empresas as levaram em uma única direção: o reconhecimento do ser humano.

O ponto central da área de Gestão de Pessoas é a noção de que a valorização das pessoas é uma questão estratégica para o sucesso das empresas na modernidade.

A Gestão de pessoas dentro de uma organização procura gerenciar e orientar as relações humanas no trabalho e nesse intuito possui diversas atribuições, todas voltadas para a relevância do fator humano, visto ser este o maior capital das organizações. De nada adianta dispor de todos os recursos materiais e financeiros, se as pessoas que os utilizam não estão adequadamente preparadas, com condições de produzir o que a empresa espera.

O grande foco da empresa Rio Verde é ajudar o brasileiro a investir melhor, utilizando artigos e vídeos de fácil entendimento e acesso.

2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS

O gerenciamento de pessoas é uma area diretamente relacionado a política da empresa, por isso, podemos dizer que ela sofre interferência da cultura que existe na empresa, da estrutura organizacional, do ramo da empresa, dos procedimentos internos, ou seja, é uma área delicada ao que acontece externa e, principalmente, internamente na empresa.

2.1 CICLO MOTIVACIONAL

            Chiavenato (2004) descreve o ciclo motivacional como um círculo virtuoso que tem origem em uma necessidade, uma força dinâmica e perseverante que estimula o comportamento. Ela corta o estado de equilíbrio de um organismo afastando-o de seu caminho, determinando uma nova dinâmica. A imagem mostra que haverá uma situação de tensão a partir da necessidade e o organismo só vai retornar ao estado de equilíbrio quando a necessidade for satisfeita.

[pic 1]

                                  Fonte: Indagação

2.2 BARREIRAS PARA MOTIVAÇÃO

           Uma vez que nem sempre a necessidade pode acabar em satisfação, existem três dificuldades que podem substituir de forma negativa a satisfação, de acordo com Maximiano (2000):

  • Frustração: ser vencido por um adversário em uma competição, não se lembrar das respostas das questões de uma prova, não ter capacidade e fundamentos necessários para ser aprovado em um teste, perder a hora.
  • Confronto provocado por atitudes simultâneas incompatíveis: decisões incompatíveis, como a preferência entre família e trabalho, ou entre trabalho e estudo.
  • Ansiedade decorrente da ameaça ao bem-estar ou estabilidade pessoal: em geral, decorrente de competição, tensão exercida pelo próprio trabalho, pelos chefes, ou más condições, como salário baixo.

           Na empresa analisada existem barreiras para motivação. Muitos colaboradores se sentem desmotivados, pois a empresa não pensa em seu bem-estar ou em dar uma estabilidade pessoal. Muitos se sentem pressionados com a concorrência dentro de seu próprio setor, como se fossem obrigados a estar em constante competição com seus próprios colegas de trabalho inves de se juntarem e trabalharem em equipe, para que tenham um melhor resultado. O salário também é uma pauta bastante ressaltada na empresa, pois se queixam de ter uma remuneração que não está à altura de seus esforços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (316.7 Kb)   docx (224.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com