TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  18/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]APROXIMAÇÃO AO AMBIENTE PROFISSIONAL IV

ATIVIDADE II – ESTUDO DE CASO I – Metalúrgica Mesarisa

NOME DO ALUNO

Evandro Tavares do Espírito Santo.

CURSO

Gestão de Recursos Humanos.

ATIVIDADE

Estudo de Caso: Metalúrgica Mesarisa

Alberto Oliveira, o gerente de RH, apresentou suas ideias ao presidente da Metalúrgica Santa Rita S.A. (Mesarisa) em função das mudanças que estão ocorrendo no mundo dos negócios. Mostrou ao executivo principal da empresa que a área de T&D está fazendo o máximo possível para manter um elevado nível de treinamento e qualificação do pessoal. Ocorre que esses esforços são pequenos demais para suprir as enormes necessidades de competências que a empresa requer. Torna-se necessário um esquema integrado de educação corporativa capaz de fornecer mais do que simplesmente treinamento para o preenchimento de funções atuais dos funcionários da empresa. Oliveira defende uma dupla posição: a primeira é de que o treinamento provê a empresa de habilidades individuais em relação à tarefa atual e estas se tornam rapidamente obsoletas devido às mudanças e transformações que ocorrem. A segunda posição é de que a empresa precisa ser suficientemente antecipatória e não apenas reativa em relação às suas necessidades de competências essenciais que são indispensáveis à sua competitividade e sustentabilidade. É necessária uma gestão que envolva o conhecimento corporativo e as competências essenciais, permitindo aumentar o capital humano e, consequentemente, o capital intelectual da Mesarisa.

Fonte: Texto extraído do livro Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Idalberto Chiavenato (2010, p. 155 – Caso nº 4)

  1. Se estivesse no lugar de Oliveira, como você montaria e apresentaria um plano de educação corporativa para a empresa e como você o justificaria em termos de custos e benefícios?

É necessária uma gestão que envolva o conhecimento corporativo e as competências essenciais, permitindo aumentar o capital humano e conseqüentemente, o capital intelectual de Mesarisa.

  1. Caso utilize, cite outras fontes de pesquisa bibliográfica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (217.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com