TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  18/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.456 Palavras (14 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

A finalidade deste projeto integrado multidisciplinar é abordar como podemos colocar em prática os assuntos pertinentes à área de recursos humanos que foram ministradas ao longo deste semestre no curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Universidade Paulista, módulo EAD, campo Osasco – SP sobre as disciplinas de Economia e Mercado, Empreendedorismo, Criatividade e Inovação e Matemática Aplicada. Este trabalho tem como objetivo demonstrar através da pesquisa sobre a empresa objeto de estudo, como o conhecimento adquirido pode ser identificado e ou aplicado em um ambiente real. O texto foi elaborado com o conhecimento adquirido nas aulas, por meio das matérias ministradas nós módulos do curso

PALAVRAS-CHAVES: Marketing, Contabilidade, Interpessoais.

INTRODUÇÃO

O Projeto Integrado Multidisciplinar tem como finalidade, proporcionar meios para que os alunos do segundo semestre do curso Tecnólogo de Gestão de Recursos Humanos, aumentem e desenvolvam de forma prática, os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas de Fundamentos de Marketing, Contabilidade e Dinâmica das Relações Interpessoais. É através do estudo de dados da organização escolhida como foco, que eles poderão aplicar suas percepções e conclusões após levantamento de características e práticas existentes através de pesquisa qualitativa, abordando os itens específicos apontados por cada disciplina estudadas.

          O PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar) tem ainda a função de inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos aprendidos nas disciplinas, para forma prática que proporcionará uma visão ampla das dificuldades existentes na implementação, na execução e na avaliação dos modelos administrativos.

          Esse projeto tem como objeto de estudo a empresa Magazine Luiza S/A. Uma empresa nacional criada na cidade de Franca/SP como uma pequena loja chamada de “A Cristaleira” e que hoje está posicionada como uma das grandes líderes do varejo no Brasil com 736 loja em 16 Estados. Teve como fundadores o casal Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato.

 Capítulo 1. Análise mercadológica da empresa Magazine Luiza S/A

  1.  Descrição organizacional da empresa

Razão Social: MAGAZINE LUIZA S/A 

Nome Fantasia: MAGAZINE LUIZA S/A

CNPJ: 47.960.950/0591-00

Tipo: Mercado e Consumo  

Fundação: 16 de novembro de 1957

Fundadores: Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato

Presidente: Luiza Helena Trajano

Porte: Grande Porte (Mais de 1000 Funcionários)

Market Share:  25% (4tr20)        

  1. Breve histórico da empresa

Atualmente uma das empresas líderes do varejo no Brasil, com 736 lojas em 16 Estados, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. A empresa Magazine Luiza teve seu início de forma tímida e despretensiosa. Com o objetivo apenas de prover emprego para a família, o casal Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato criaram a pequena loja em Franca/SP que chamaram de “A Cristaleira”.

O casal conseguiu bem passar seu espírito empreendedor para a família e logo o que parecia pouco promissor passou a crescer e prover frutos através do estruturado crescimento alavancado por uma sólida visão de futuro.

Em 1974 é inaugurada a primeira loja de departamento de Grande Porte e logo após em 1976 decidiram fazer sua primeira aquisição com a compra das Lojas Mercantil que já possuía filiais em diversas outras cidades da região. Esse pode se dizer que foi o começo do todo o processo que levou ao que a empresa se tornou hoje.

Em 1983 a empresa já se expandia para fora do estado de São Paulo, chegando ao estado de Minas Gerais, em diversas cidades do Triangulo Mineiro. Ocorreu logo em 1986 a criação do Centro de Distribuição em Ribeirão Preto, algo que era necessário para sustentar crescimento acelerado.

Em 1991, com o intuito de acelerar o crescimento, a empresa abriu espaço para a entrada da Holding LTD com uma participação societária e Luiza Helena Trajano sobrinha da fundadora, assumiu a presidência. Logo em 1992 a empresa de forma inovadora começou com as chamadas “Lojas Virtuais” onde as vendas eram feitas por meio de terminais multimídias.

Em 1996 a expansão chegou à região Sul e Centro-Oeste nos estados de Paraná e Mato Grosso do Sul. No ano 2000 a experiência com as “Lojas Virtuais” propiciou a entrada no nicho de e-commerce (as vendas pela internet) lançando o canal “magazineluiza.com.br”.

Os anos posteriores foram marcados por várias aquisições no ramo de comércio varejista bem como a entrada em áreas paralelas como a de Seguros, tornando-se a única empresa do ramo a possuir uma seguradora própria com o apoio de Investidores que apostaram na força e solidez da empresa.

Em 2011 houve a oferta pública de ações (IPO) abrindo de vez a oportunidade de investimentos cada vez maiores e trazendo a base para a expansão rápida por aquisições e de forma orgânica.

Atualmente a empresa opera 1.113 lojas físicas, distribuídas por 819 cidades, de 21 estados, e que vêm rapidamente se transformando em centros avançados de distribuição dos produtos da empresa. Para abastecer esses pontos, cinco novos centros de distribuição foram abertos em 2019, totalizando 17 CDs localizados em diferentes regiões do país. A logística conta com a Malha Luiza, composta por cerca de 2 500 caminhoneiros e com a Logbee, empresa de tecnologia logística responsável pela distribuição em grandes centros, como São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Goiânia, Recife e Campinas.

[pic 1]

Figura 1 – Dispersão de Lojas nas regiões do Brasil

  1.  O ambiente de marketing da empresa

Hoje composta por duas frentes distintas, a área de Marketing da empresa Magazine Luiza é dirigida por Ana Paula Rodrigues como diretora de Marketing e Rafael Montalvão como diretor de Marketing E-commerce, ambos na trabalham na empresa há pelo menos 15 anos.

Apesar de distintos os times trabalham em conjunto buscando sinergia nas ações que envolvem a manutenção da Marca e em grandes campanhas como a Black Friday.

Com foco em aquisição de clientes, entrada em novos mercados, campanhas de performance e desenvolvimento da frente de mídia, o desafio é sempre inovar. É preciso sempre buscar iniciativas inéditas que gerem valor para o negócio e deem relevância para a marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (353.3 Kb)   docx (218.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com