TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Sistemas de Informação

Por:   •  28/4/2023  •  Bibliografia  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 4

Processos Gerenciais em Pequenas e Médias Empresas

Desafio | Qual a sua compreensão sobre os tipos de sistemas de informação?

Nome completo dos participantes (em ordem alfabética):

João Paulo Madeira de Carvalho

Data de entrega:

10/04/2023

1 ObjetivoReflexão articulando a teoria com a prática (conteúdo da entrevista):

Existem diversos tipos de sistemas de informação aplicáveis na área da engenharia civil, mas podemos destacar dois deles:

  1. Sistema de Informação Geográfica (SIG)

O SIG é um sistema que utiliza a tecnologia de georreferenciamento para coletar, armazenar, manipular, analisar e apresentar dados geográficos. Ele permite a visualização de informações em mapas, possibilitando uma melhor compreensão do ambiente geográfico e a tomada de decisão mais precisa.

Segundo Laudon e Laudon (2016), o SIG é usado para criar mapas, realizar análises de locação, planejar rotas, entre outras aplicações que envolvem dados geográficos. Ele é muito útil para a gestão de obras civis, pois permite a visualização da área de construção em relação ao entorno, bem como a identificação de possíveis interferências ou restrições no local.

  1. Sistema de Gerenciamento de Projetos (SGP)

O SGP é um sistema que auxilia na gestão de projetos, permitindo o controle de cronogramas, orçamentos, recursos e atividades relacionadas à execução da obra. Ele é utilizado para monitorar o progresso do projeto e garantir que os prazos e custos sejam cumpridos.

De acordo com Saccol (2011), o SGP é voltado para a gestão de projetos complexos e pode ser utilizado por diversos profissionais envolvidos na obra, como engenheiros, arquitetos, gerentes de obra, entre outros. Ele possui recursos para o planejamento, monitoramento e controle de atividades, permitindo a identificação de possíveis desvios e a tomada de ações corretivas.

O objetivo do SGP é garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo e orçamento estabelecidos, sem comprometer a qualidade da obra. Ele é uma ferramenta indispensável para o sucesso de qualquer empreendimento de engenharia civil.

2 Referências teóricas consultadas:

Dornelas, J. C. A; Empreendedorismo Transformando Ideias em Negócios, Rio de Janeiro:Campus, (2019) 209 p.

Hisirich, R.D; M.P; Shepherd, D.A., Empreendedorismo. 9 ed. Mc Graw-Hill, (2014).

Oliveira, J.A; Rocha, A Gestão de estoques em pequenas e médias empresas: um estudo de caso em uma empresa do setor alimentício. Rev. de Gestão,v. 26, n.3 (2019) 225-235 p.

Porter, M. E. Competitive advantage creating and sustaining superior performance. New York: Free Press (1985).

Silva, A. B. F., & Serra, F. A. R. Administração Estratégica Conceitos, Roteiro prático e Casos. São Paulo: Atlas, (2015). 53 p.

Tavares, M. C. A., & Ribeiro, D. M. Gestão Empresarial: uma abordagem prática. São Paulo: Atlas.(2017).63 p, parágrafo 2.

3 Roteiro de entrevista:

1. Qual é o seu papel na elaboração e implementação do planejamento estratégico da PME?

2. Como você avalia a importância do planejamento estratégico para um PME?

3. Como você lida com a incerteza e os desafios que surgem durante o processo de planejamento estratégico?

Entrevista com gestor:

O entrevistado foi o Sr. Aides José, gestor da empresa Montenge Engenharia, que é uma PME do setor de tecnologia.

Entrevistador: Olá Sr. Aides José, obrigado por me receber. Antes de começarmos, gostaria que você falasse um pouco sobre sua formação e experiência profissional.

Sr. Aides José: Olá, sou formado em administração e atuo no setor de tecnologia há mais de 15 anos. Fui gerente de projetos em grandes empresas antes de abrir a Montenge Engenharia.

Entrevistador: Muito interessante. Agora, poderia me explicar qual é o seu papel na elaboração e implementação do planejamento estratégico da PME?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (147.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com