TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional

Por:   •  31/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional

As questões relativas ao valor do trabalho são uma constante em nossa cultura. De acordo com G. Friedmann (KANAANE, 2007 apud BITTENCOURT, 2013, p. 15), o trabalho assume diferentes facetas, variando desde:

• o aspecto técnico – implica questões referentes ao lugar de trabalho e adaptação fisiológica e sociológica do trabalhador;

• o aspecto fisiológico – o grau de adaptação entre homem e lugar de trabalho- meio físico - e o problema da fadiga;

• o aspecto moral – pois se trata de atividade social humana, considerando especialmente as aptidões, as motivações, o grau de consciência, as satisfações e a relação íntima entre atividade de trabalho e personalidade;

• o aspecto social – as questões específicas do ambiente de trabalho e os fatores externos;

• os aspectos econômicos - o fator de produção de riqueza.

O documentário “Carne e osso”, com direção de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, problematiza a situação de trabalho em um tipo de organização, mais especificamente, em frigoríficos no Brasil, mostrando a dura rotina de quem lá trabalha, evidenciando os danos físicos e psicológicos nesse ambiente de trabalho.

Para resolver a presente Avaliação, assista a esse documentário. Você pode acessá-lo por meio do link indicado a seguir.

Ficha Técnica

Título: Carne e osso - documentário

Direção: Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros

Tempo: 53’

Link:https://www.youtube.com/watch?v=imKw_sbfaf0

Diante do exposto em nossos estudos e no documentário “Carne e osso”, responda às questões que seguem.

a) Liste as principais queixas manifestadas pelos trabalhadores e respectivas medidas adotadas pelas empresas. (1,0 ponto).

R: Excesso de carga horária, ambiente perigoso e insalubre, stress físico e mental, fadiga, pressão psicológica devido uma conduta febril de competitividade em busca de metas de produção. Segundo o documentário, a União Brasileira de avicultura afirmou que sempre se preocupou com a saúde e a segurança do trabalhador, investindo em EPI´s, treinamento, ginástica laboral e paradas periódicas, resultando assim na queda constante da frequência e na gravidade dos acidentes de trabalho e nos afastamentos por doença. A entidade também informou que representantes das indústrias participaram junto com sindicatos de trabalhadores, ministério do trabalho e procuradoria do trabalho nos debates que deram origem à norma regulamentadora 36.

b) Identifique os direitos infringidos dos trabalhadores entrevistados. (1,5 pontos)

R: Falta de reajuste salarial no período legal.

Não adesão de uma política eficaz de segurança do trabalho,

Excesso de jornada de trabalho X tempo exíguo para ginástica laboral,

Atendimento médico ineficaz no ambiente de trabalho.

c) Analise a qualidade de vida presente nesse ambiente de trabalho, mediante os quesitos apontados na disciplina. (2,5 pontos)

R: Segundo a concepção da medição de níveis de qualidade de vida no trabalho (QVT), nota-se a perceptível falta de equilíbrio psíquico, físico e social dos empregados, dentro do contexto organizacional resultando numa baixa qualidade de vida.

Caracterizado pelas más condições de trabalho, tais como: elevada jornada de trabalho num ambiente físico perigoso e insalubre causando fadiga, estresse físico e mental, doenças ocupacionais, ferimentos graves, suprimindo premissas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com