TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão hospitalar e logística reversa

Por:   •  5/12/2017  •  Ensaio  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Campus São Cristóvão

Departamento de Administração

                   

Curso: Graduação em Administração

Disciplina: Pesquisa em Administração

Período: 7º

Professora: Ludmilla Meyer Montenegro

Proposta de Pesquisa Individual

Nome do aluno (a): Cláudia Regina de Araujo Rocha

Nota: __________

Tema:

Gestão hospitalar e logística reversa

Problema:

Qual a importância da gestão hospitalar utilizar a logística reversa para a diminuição de gastos e conservação do meio ambiente?

Objetivo Geral:

Compreender a importância da gestão hospitalar e a logística reversa dos resíduos hospitalares de um hospital na cidade de Aracaju.

Objetivos Específicos:

  • Explicar a importância da logística reversa na gestão hospitalar;
  • Identificar as estratégias de gestão e logística utilizadas na rede hospitalar;
  • Verificar os benefícios para a utilização da logística reversa para os materiais hospitalares;
  • Identificar as formas de descartes dos materiais hospitalares;

Justificativa:

Entender que existe diferença entre logística reversa e logística convencional. A Logística Convencional consiste em os produtos serem puxados para o sistema; já a Logística Reversa consiste em puxar e empurrar os produtos para o sistema. É desta forma que alguns países limitam a quantidade de descartes, pois eles conseguem transforma em produtos secundários.

Proposta Teórica*:

  1. ANVISA (2004)

É através da normativa ANVISA na qual os resíduos são definidos como sólidos e semissólidos resultantes das atividades doméstica, hospitalares, industriais, comerciais, etc. Deste modo, que podemos identificar os riscos tanto para a saúde quando para o meio ambiente; onde ANVISA explicar quais os tipos de resíduos sólidos.

A ANVISA cita que:

        “Os resíduos classe I, denominados como perigosos, são aqueles que, em função de suas propriedades físicas, químicas ou biológicas, podem apresentar riscos à saúde e ao meio ambiente. São caracterizados por possuírem uma ou mais das seguintes propriedades: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenecidade. Os resíduos classe II denominados não perigosos são subdivididos em duas classes: classe II-A e classe II-B. Os resíduos classe II-A - não inertes podem ter as seguintes propriedades: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. Os resíduos classe II-B - inertes não apresentam nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, com exceção dos aspectos cor, turbidez, dureza e sabor. ”

  1. Logística reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambiental (GUARNIERI, 2011)

A Logística Reversa está baseada no reaproveitamento e retirada das sobras de produtos tanto dentro das empresas quanto no descarte dos produtos após o uso dos consumidores. Existem alguns pontos de vista sobre esse tipo de logística. Alguns tem a visão ecológica, onde as empresas pensam como será feito o descarte dos produtos após o uso, sem criar danos para o meio ambiente onde são conhecidos como Logística Verde. Outros tem a visão mais estratégica, onde se preocupa em criar um confiança com os clientes que em muitos casos criam responsabilidades de realizar trocas pós consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com