TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização, Mercados Potenciais e Blocos Econômicos

Por:   •  2/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE-Globalização, Mercados Potenciais e Blocos Econômicos

Nome dos Participantes: DIEGO JOSÉ DOS SANTOS CRUZ

Questões:

1.Defina globalização.

Globalização é uma tendência crescente de unificação de todos os povos e países da Terra, tornando-os interdependentes tanto em termos culturais quanto socioeconômicos.

2.Comente sobre as Consequências positivas e negativas da globalização para a sociedade. Qual sua opinião sobre esses aspectos.

Com a globalização a sociedade tende a absorver culturas distintas. Por exemplo, a comemoração de halloween (típico dos países do norte) em São Paulo. Isso é uma consequência negativa, uma vez que aquela sociedade perde suas características e sua cultura local.

Em contraposição, a globalização democratiza conhecimento, tecnologia, inovação, como foi o caso da vacina do convid-19 que usou da interdependência das nações para cria-la.

3.Comente sobre as consequências da globalização dos mercados para as empresas?

Como consequências podemos destacar

A globalização nos mercados aumenta a concorrência para as empresas, uma vez que a globalização aproxima as pessoas aos negócios e cria uma interdependência. Isso ainda faz com que os consumidores fiquem mais exigentes comparando com os padrões internacionais.

4.Liberdade econômica aumenta o crescimento de renda? Justifique.

Sim, liberdade econômica aumenta o crescimento de renda uma vez que a globalização melhora o padrão de vida, possibilita o uso de recursos de maneira mais eficiente, além de melhorar o acesso a tecnologias, produtos e serviços.

5.Classifique os países com base no desenvolvimento econômico?

Há os países altamente industrializados com alta renda per capita e infraestrutura bem desenvolvida, como a Austrália, Canadá, Japão que são classificadas como economias avançadas. As economias em desenvolvimento são comportadas por países com industrialização limitada, economias estagnadas e que possuem baixa renda per capita, como países de baixa da África, América Latina e Ásia. E por fim, um subgrupo de países que conseguiram alcançaram uma industrialização substancial, porém, com um crescimento econômico marcante. Assim como nós, a Rússia, Índia, China e outros.

6.O que torna os mercados emergentes atraentes?

Um dos motivos para os mercados emergentes serem tão voláteis são as influências políticas no cenário econômico. Os países emergentes podem trazer boas oportunidades de juros e crescimento. Mas é importante que você considere o seu perfil de investidor e os riscos da estratégia. De qualquer modo, vale a pena conhecer os mercados emergentes e as possibilidades de diversificação que eles oferecem.

7.Como estimar o potencial dos mercados emergentes?

É possível estimar analisando a renda per capita, o tamanho da classe alvo, o crescimento da renda.

8.Quais são os desafios de se fazer negócios em mercados emergentes?

Os desafios são: Burocracia, estabilidade política, corrupção, qualificação de parceiros.

9.Quais os possíveis níveis de integração regional entre as nações? Explique.

Área de livre comércio: Com objetivo de gradualmente eliminar barreiras dentro do se bloco mantendo uma política comercial internacional com países de fora do bloco, este acordo é o mais comum e simples. Exemplo: Nafta.

União aduaneira: Assemelha-se ao livre comércio, porém os membros harmonizam suas políticas comerciais junto à aqueles que não são membros por meio de tarifas comuns e barreiras não tarifárias sobre as importações de países não membros. Por exemplo: Mercosul (principalmente Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com