TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvendo Habilidades Gerenciais Diagnosticando a Comunicação inefetiva.

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA:

Desenvolvendo Habilidades Gerenciais

Diagnosticando a Comunicação inefetiva.

Pense na última vez que você teve uma comunicação muito ineficiente com outra pessoa – alguém com quem você trabalha, um colega de classe, um amigo, um membro de sua família. Descreva resumidamente o incidente.

A situação ocorreu em casa com uma funcionária que era secretária do lar. Devido ao pouco tempo para passar as tarefas todos os dias em que ela trabalhava. Falava com ela que era para fazer o de sempre, lavar, passar, arrumar, limpar, cozinhar, enfim atividades rotineiras de sua função. Perguntei se tinha alguma dúvida e a mesma disse que não, pois já tinha experiência. Porém nem sempre as coisas eram devidamente feitas, ou nem mesmo eram feitas.

Então, responda às seguintes questões:

1. Por que sua comunicação foi ineficiente neste incidente?

R.: Devido obviamente a falta de tempo para o detalhamento das atividades que ela deveria fazer ao longo do dia e consequentemente ao longo da semana. E também por falta de questionamento da funcionária já que ela não havia entendido bem quais eram as suas atrinuições.

2. Que etapas do processo de comunicação foram particularmente problemáticas e por quê?

R.: A etapa de passar a mensagem, conseguir detalhar, exemplificar, passando todas as informações no conteúdo da mensagem necessárias para a realização das tarefas. E também uma falta de iniciativa de buscar o esclarecimento, por receio talvez, não houve questionamento. Pois assim o receptor teria entendido a mensagem, e talvez minimizasse o problema.

3. Você acha que diferenças em estilos linguísticos afetaram adversamente a comunicação ocorrida? Por quê?

R.: Sim. Pois a mensagem foi passada rápida, direta, mas sem seu conteúdo total necessário para que fosse entendido como esperado.

4. Como você teria lidado com essa situação de modo diferente para que a comunicação fosse efetiva?

R.: Verificando o problema, pensei a respeito de como a situação tinha ocorrido e entendi que houve erro e principalmente pelo fato de não conseguir expor tudo o que gostaria. Percebendo isso e para tentar resolver o problema fiz tudo o que deveria ter feito no primeiro momento, dediquei tempo para tal tarefa. Separei um horário do dia para poder passar as informações devidas. Porém antes disso criei uma lista com tarefas diárias que acho necessária, o que não impede que seja feito outras coisas que surgirem e não estiverem ali listadas. Como são muitas informações a serem passadas, entendi a necessidade de ter sempre um tempo destinado a esclarecer as dúvidas, indicar o jeito mais eficiente de fazer a atividade, orientar quando a organização do tempo. E mantendo a todo o momento uma mensagem clara, objetiva, direta, mas sem deixar de ser eficiente e passar as informações necessárias para que a mensagem seja recebida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com