TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTORICO E SURGIMENTO DE EMPRESA

Por:   •  10/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.454 Palavras (30 Páginas)  •  878 Visualizações

Página 1 de 30

FACULDADE NOROESTE

HISTORICO E SURGIMENTO DE EMPRESA

        GOIANIA–GO

           2016/1

THIAGO RODRIGUES DE BESSA

WEBRA COELHO MAGALHAS

HISTORICO E SURGIMENTO DE EMPRESA

Estudo de caso, em um breve histórico de empresas de pequeno porte,  do  Curso de Administração, da Faculdade Noroeste, sob a orientação do professor Marcio André.

        GOIANIA-GO

                                        2016

INTRODUÇÃO

O trabalho tem por objetivo apresentar  quatro ferramentas básicas da qualidade como: Diagrama Ishikawa, Diagrama de Pareto, Diagrama PDCA e Diagrama Kanban. Abordando suas definições, onde surgiram, modelos práticos de cada tema, as empresas que utilizam estas ferramentas atualmente e qual a importância de cada umas delas dentro da organização.

O Diagrama Ishikawa aborda analise de possíveis causas de um problema auxiliando na estruturação (Espinha de peixe), onde auxiliara nos possíveis caminhos a se percorrer para encontrar uma solução.

Já o Diagrama de Pareto, é uma ferramenta representada por meio de gráficos de barras, a fim de solucionar os problemas com maior participação em uma determinada área, julgando quais as ocorrências com maior relevância a serem solucionadas.

Diagrama PDCA está relacionado com a melhoria contínua dos processos internos da empresa, a sigla inglesa significa Planejar, Executar, Verificar e Agir.

Diagrama Kanban busca viabilizar a quantidade exata de materiais em estoque também chamado de “Just in Time”, com o principal objetivo de controlar a produção e estoque.


  1. DIAGRAMA ISHIKAWA (ESPINHA DE PEIXE)

O diagrama de Ishikawa também conhecido como Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa-e-Efeito, foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa que proporcionou significativas contribuições para a Administração.

Através desse diagrama é possível explorar as causas de um determinado problema, onde todos os possíveis motivos são colocados no diagrama, sendo feita uma estrutura de ideias que são expostas pelo grupo, geralmente chamamos de brainstorming (tempestade de ideias) onde todos do grupo expressão sua opinião com o propósito de encontrar as possíveis causas.

Para que o diagrama seja elaborado é preciso identificar o que está acontecendo, onde começou o problema, como iniciou e o porquê? Essas são questões que auxiliam na elaboração do diagrama que podem ser usadas por diversas organizações para soluções de diversos conflitos, é importante colocar no diagrama a importância de cada informação pois fica mais fácil de identificar quais causas serão atacadas primeiro a fim de alcançar resultados.

Os diagramas de causa- e- efeito, introduzidos por Kaoru Ishikawa, também são conhecidos como diagramas de espinha de peixe, devido à sua forma. Eles buscam identificar todas as possíveis causas potenciais para a reincidência de um defeito ou uma falha. Primeiramente, são identificadas as causas principais. Então, para cada causa, pergunta-se “Por quê? ” até que a causa-raiz da categoria seja identificada [...]. (Davis, Aquilano, Chase, 2007, p. 163).

Entretanto o diagrama auxilia na identificação de causas, ele não dá uma resposta de imediato e sim um rumo a ser seguido para encontrar possíveis soluções de acordo com as causas expostas.

O diagrama de causa e efeito mostra apenas as possíveis causas de uma determinada ocorrência. Estas possíveis causas representam hipóteses que precisam ser analisadas e testadas uma a uma, a fim de comprovar sua veracidade e determinar o grau de influência ou impacto sobre a situação em análise[...]. (Peinado, Graeml, 2007, p.550).

Outra definição também e utilizada para definir o diagrama de Causa-e-efeito.

“Diagrama  causa-e-efeito. Algumas vezes chamado de diagrama “espinha de peixe” Diagrama de Ishikawa, o diagrama causa-e-efeito é uma ferramenta muito útil na identificação de causas primárias. (Tony Arnold, 1999, p. 434).

  1. PASSO A PASSO DIAGRAMA DE ISHIKAWA

Para construir um diagrama de Ishikawa e preciso seguir alguns passos importantes. Segundo Hitoshi Kume, (1993) as etapas são as seguintes:

Etapa 1- Identificar as características importantes da qualidade.

Etapa 2- Escolher uma das características ou problema, fazer um desenho baseado em uma espinha de peixe e associar as espinhas grandes as principais causas do problema, aquelas que realmente vão afetar a característica da qualidade.

Etapa 3- Escrever os possíveis problemas que possam afetar as causas principais (primárias) e depois os problemas que afetam as causas secundárias.

Etapa 4- Fazer uma análise de causa-e-efeito, para determinar a importância de cada variável que pareça ter um efeito significativo na característica da qualidade.

Etapa 5- Registrar qualquer informação importante, que possa ser analisada de forma a tentar resolver o problema.

De acordo com Tony Arnold (1999), o passo a passo é:

  1. Encontrar o problema e falar sobre ele em poucas palavras.
  2. Identificar as principais causas do problema que podem ser divididos em seis categorias, sendo elas: Materiais, Maquinas, Pessoas, Métodos, Mensurações e ambiente.
  3. Identificar todas as causas possíveis, fazendo um brainstorming.
  4. Identificar as causas mais prováveis de se trabalhar uma solução.

Com esse passo a passo é possível identificar quais são os problemas mais recorrentes em uma determinada situação, quais são as possibilidades de melhorias a se fazer para sanar o problema, pois as causas possíveis são exemplificadas através do diagrama antes de chegar na causa principal oferecendo a sim a quem utiliza o diagrama uma visão melhor da situação que está sendo abordada.

  1. QUALIDADE

Kaoru Ishikawa também foi também um especialista em qualidade, onde desenvolveu várias técnicas para manter o controle da qualidade, usando também o diagrama de causa-e-efeito para auxiliar nesse processo.

“Ishikawa foi o criador dos círculos da qualidade, ou círculos de controle da qualidade, uma das formas de colocar em prática a concepção japonesa da qualidade total” [...]. (Maximiano, 2004, p. 82).

4- BRAINSTORMING

        Brainstorming é a técnica mais conhecida de geração de ideias, criada por Osborn, em 1938. Identificada como "tempestade cerebral".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.8 Kb)   pdf (862.8 Kb)   docx (769.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com