TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico da empresa Oficina Zezinho

Pesquisas Acadêmicas: Histórico da empresa Oficina Zezinho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.323 Palavras (10 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 CONHECENDO A EMPRESA M&L COMÉRCIO E MANUTENÇÃO DE MOTORES

2.1 Histórico da empresa

2.2 Detalhamento do negócio

2.3 Área geográfica de atuação

2.4 Mix de produtos/Serviços

2.5 Aspectos Estratégicos

2.5.1 Missão

2.5.2 Visão

2.5.3 Valores

2.6.2 Identificando os concorrentes

3 ENTREVISTA COM OS GESTORES DA EMPRESA M&L COMÉRCIO E MANUTENÇÃO DE MOTORES

3.1 Planejamento

3.1.1 Aspectos de mentalidade dos colaboradores em relação ao planejamento

3.1.3 Aspectos de processo do planejamento estratégico

3 . 1 . 4 Aspectos de avaliação da concorrência, dos empregados e do auto-diagnóstico da empresa

INTRODUÇÃO

Esse trabalho refere-se a um levantamento de informações – histórico, detalhamento do ramo da empresa, mercado fornecedor, mercado concorrente etc - sobre a empresa M&L Comércio e Manutenção de Motores, que será obtido com a aplicação de um conjunto de perguntas dirigidas a um ou mais executivos (diretor ou gerente) e colaboradores dessa empresa.

Essas informações serão compiladas, analisadas e interpretadas de modo a permitir a elaboração de um descritivo que posicione a empresa estudada dentro do arcabouço teórico transmitido pelas disciplinas correspondentes ao tema.

Como fechamento do trabalho, será feito um conjunto de sugestões de melhorias que possibilitaria, caso fosse aplicado, uma adaptação aos modelos teóricos atualmente considerados mais eficazes.

2 CONHECENDO A EMPRESA M&L COMÉRCIO E MANUTENÇÃO DE MOTORES

2 . 1 Histórico da empresa

A empresa Oficina Zezinho, cuja razão social é M&L Comércio e Manutenção de Motores Elétricos Ltda., situada na Rua Capitão Gustavo, numeração 3.815, foi fundada em julho de 1984 por Zezinho Lopes - 59 anos (idade de 33 anos na época da fundação da empresa) e 2º grau completo - que mesmo sem ter tido um retorno de lucro rápido e facilidade para pagar muitos funcionários para ajudá-lo na época, conseguiu, com esse empreendimento, incentivar os demais irmãos para seguir o mesmo ramo de atividade. Teve como forte referência o seu primeiro e único patrão, que permitiu a sua entrada na empresa como aprendiz e ainda o ensinou todas as técnicas básicas para o conhecimento de motores elétricos, que foram aprimoradas com o “suor” de cada dia do serviço.

A empresa surgiu pela necessidade de, o até então proprietário Zezinho, conquistar uma estabilidade financeira para sustentar os três filhos e realizar os sonhos em conjunto que tinha com a família, contando também com a ajuda da esposa Lucia Maria Lopes para ajudar nessa fase de fundação da empresa. Uma empresa que está presente no mercado há mais de 20 anos, e tem a sua posição consolidada no setor de conserto de motores e manutenção de elevadores. A localidade do empreendimento é na própria residência do casal, local de fácil acesso para os clientes.

Ao longo do tempo, as dificuldades que mais surgiram foi a de conseguir pessoas capacitadas para trabalhar no ramo de motores elétricos, resultando em sobrecarga de trabalho para o próprio proprietário-gerente Zezinho. Mas com isso aprendeu a capacitar menores aprendizes, como foi feito com ele no passado, para no futuro ajudá-lo a dividir as tarefas que eram feitas no dia-a-dia dentro da empresa.

2 . 2 Detalhamento do negócio

A empresa M&L Comércio e Manutenção de Motores oferece serviços na área de manutenção e conserto de motores, bombas, ferramentas elétricas e eletrodomésticos. Visa através desses serviços à modernização das atividades de manutenção e conserto dos aparelhos, com o compromisso de qualidade e produtividade.

Garante também o funcionamento dos serviços por ela fornecidos, desde que o aparelho seja utilizado de acordo com as instruções e limites permitidos, comprometendo-se a trocar, sem o cliente nada ter que desembolsar, em face de defeito técnico ou anormalidade comprovada no próprio aparelho.

2 . 3 Área geográfica de atuação

Segundo Chiavenato (2003) nicho de mercado é uma característica do explorador bem sucedido, é a sua capacidade de segmentar o mercado de forma criativa, buscando identificar nichos novos e potenciais, mas ainda não detectados pelos concorrentes principais.

Pensando em segmentar o mercado de forma inteligente e abrangente, a empresa M&L Comércio e Manutenção de Motores resolveu atuar em áreas em que os prédios e apartamentos sejam de maior proporção, como os bairros de Fátima, Aldeota e Beira Mar. Mas não deixando de se preocupar com o público alvo dos demais bairros também e do próprio Joaquim Távora, bairro-sede da empresa. A empresa atua também em Mossoró, Caucaia e Pecém.

2 . 4 Mix de produtos/serviços

Mix de Produtos/Serviços é o conjunto de todos os produtos, itens e serviços que uma empresa põe a venda e a disposição do cliente. O mix de produtos da empresa M&L consiste em: orçamento das ferramentas elétricas, eletrodoméstico e motores elétricos; conserto das ferramentas elétricas, eletrodomésticos e motores elétricos; manutenções dos motores elétricos; retirada de motores dos locais pedidos; vendas de rolamentos.

2 . 5 Aspectos estratégicos

Segundo Chiavenato (2003), a estratégia precisa ser formulada e depois entendida por todos os membros da organização, e essa formulação é um conjunto de decisões que molda o caminho escolhido para chegar ao objetivo.

2 . 5 . 1 Missão

A missão deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem. O enunciado da missão é uma declaração concisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com