TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História de Big Data

Por:   •  14/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Big data

A história de big data

  A utilização e a necessidade do big data apesar de parecer relativamente novo, o seu uso vem desde quando a contabilidade foi introduzida a sete mil anos atrás na Mesopotâmia para registrar o crescimento de colheitas e rebanhos. A primeira máquina para coletar dados surgiu na década de 40 e foi desenvolvida na Inglaterra para decifrar os códigos nazistas durante a segunda guerra mundial. O dispositivo foi criado para procurar padrões de mensagens interceptadas a uma taxa de cinco mil caracteres por segundo, reduzindo assim a tarefa de semanas para poucas horas. No ano de 1945, John von Neumann publicou um artigo sobre o EDVAC (Computador Eletrônico Variável Discreto Eletrônico), a primeira discussão sobre armazenamento de programas e lançou a base da arquitetura dos computadores de hoje.

[pic 1]

Foto: EDVAC: Electronic Discrete Variable Automatic Computer

  Em outubro de 2000, Peter Lyman e Hal R. publicaram o primeiro estudo abrangente em termos de armazenamento de computador, a quantidade total de informações novas e originas criado no mundo anualmente e armazenados em quatro mídias: papel, filme, óptico (CDs e DVDs) e magnético. Em 2005 cunhou o termo big data pela primeira vez. Na época referia-se a um grande conjunto de dados que é quase impossível gerenciar e processar usando ferramentas tradicionais. Nesse mesmo ano o Hadoop foi criado pelo Yahoo com objetivo de indexar toda a World Wide Web e, atualmente o Hadoop de código abeto é usado por muitas organizações para processar grandes quantidades de dados.

  Apesar da evolução do big data, sua utilidade só está no começo. A computação em nuvem expandiu ainda mais suas possibilidades, oferecendo uma estabilidade verdadeiramente elástica para testar um subconjunto de dados.

Como funciona o Big data

 Empresas começaram a enxergar a importância do controle de dados, o cruzamento e análise desses dados seria o chamado de Big Data Analytics. Existem inúmeras formas de atrelar o big data ao trabalho, na prática.

  • Na indústria: o big data permite configurar alertas em casos de falhas nas máquinas em tempo real.
  • Redes sociais: pode analisar menções de palavras chaves da empresa, com o intuito de saber o que as pessoas estão falando sobre ações e produtos.
  • Hábitos de compras: os dados permitem que as empresas criem promoções baseados nos dados de pesquisas e personalizações dos clientes.
  • Recursos humanos: consegue também várias informações relacionadas à assiduidade e produtividade dos funcionários.
  • Área financeira: Ele detecta comportamentos fraudulentos e minimiza os riscos aos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (240.2 Kb)   docx (183.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com